Em 1 Coríntios 11, Paulo orienta os cristãos da sua época com relação ao uso do véu. Essas regras não devem ser aplicadas em nossos dias, visto que era um problema específico para a época de Paulo.
Ele está tentando resolver a questão da divisão na igreja e para isso ele aborda também o tema da santa ceia do Senhor.
Os cristãos de Corinto estavam desonrados este momento com seu comportamento carnal, isso faz com que Paulo se pronuncie e os repreenda.
Ele denuncia o caráter carnal deles e os orienta a fazerem um autoexame antes de participarem da Ceia do Senhor.
Esboço de 1 Coríntios 11:
11.1 – 10: Conselhos sobre o uso do véu para os dias de Paulo
11.11,12: Homens e mulheres dependem um do outro
11.13 – 16: Recomendações sobre o cabelo nos dias de Paulo
11.17 -19: Divisões na igreja
11.20–30: A ceia do Senhor
11.31 – 34: Devemos examinar a nós mesmos
“O cuidado de examinar a nós mesmos”
Participar da Ceia do Senhor ainda é um desafio para todo cristão, pois é um dos poucos sacramentos deixados pelo Senhor Jesus, e o único que traz consigo a exortação de que devemos fazer um autoexame antes de participarmos.
Neste sentido, o apóstolo Paulo nos adverte que se cada um julgasse a si mesmo, isto é, tivesse consciência de sua condição diante do Senhor Jesus, não haveria necessidade de recebermos juízo por parte de Deus.
A exortação de Paulo é para que o nosso coração esteja continuamente descoberto diante do Senhor Deus.
Porque isso não é um hábito para muitos de nós, então somos disciplinados.
O termo utilizado em 1 Coríntios 11:31 para falar sobre autoexame é diakrino e significa: separar, fazer distinção, discriminar, aprender por meio de diferenças.
Ou seja, por meio de tempo de qualidade com Deus devemos colocar nosso coração na presença dele, em arrependimento, contrição e fé.
Que o Espírito Santo nos ajude a discernir a vontade de Deus para nossas vidas, de forma que sejamos achados irrepreensíveis diante dele.
Caro irmão em Cristo: por qual motivo só o uso do véu não deve ser aplicado em nossos dias se os demais conselhos e recomendações são aplicados? Grato,
Porque não é uma vergonha para a mulher, em nossa cultura andar sem véu. Na deles, era.