1 Coríntios - Bíblia de Estudo Online

Em 1 Coríntios 13, Paulo escreve um dos capítulos mais importantes da bíblia sagrada, e parte da literatura mundial. O apóstolo o dedica para falar sobre o amor. Paulo diz que não importa quais sejam suas virtudes ou talentos, nenhum deles se compara em importância ao amor.

Paulo concluí este capítulo mostrando que há três colunas no nosso relacionamento com Deus: a fé, a esperança e o amor. No entanto, o maior deles é o amor.

Esboço de 1 Coríntios 13:

13.1 – 8: A importância do amor

13.9 – 13: A fé, a esperança e o amor

 

1 Coríntios 13.1 – 8: A importância do amor

1 Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine.

2 Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, se não tiver amor, nada serei.

3 Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me valerá.

4 O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.

5 Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.

6 O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.

7 Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

8 O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará.

1 Coríntios 13.9 – 13: A fé, a esperança e o amor

9 Pois em parte conhecemos e em parte profetizamos;

10 quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá.

11 Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino.

12 Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido.

13 Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor.

6 COMENTÁRIOS

  1. De muito proveito o ensino do capítulo 13 de 1 Coríntios, gostei da maneira como foi colocada as palavras sobre dons e enfatizando sobre as colunas do nosso relacionamento com Deus, fé, esperança e amor.

  2. PORQUE HOJE EM DIA SE FALA TANTO EM BENÇÃOS MATERIAIS E AS COISAS ESPIRITUAIS ESTÃO DE LADO SÓ SE OUVE FALAR EM DINHEIRO OFERTAS QUEM NÃO DÁ NÃO É BEM VISTO MUITOS AMALDIÇOA O QUE O SENHOR JÁ ABENÇOOU ATÉ QUANDO ISSO VAI DURAR QUANDO É QUE IRAM PREGAR O VERDADEIRO EVANGELHO GENUÍNO PORQUE O NÃO PREGAR FALAR SOBRE SALVAÇÃO QUE FOI PARA ISSO QUE O SENHOR JESUS VEIO PORQUE NÃO SE FALA MAIS SOBRE O AMOR AO PRÓXIMO QUE É O SEGUNDO MANDAMENTO IMPORTANTE QUE O SENHOR NOS ENSINOU SERÁ QUE EU ESTROU SENDO DURO DE MAIS OU SERÁ PORQUE EU SOU DOS TEMPOS ANTIGOS QUE SE PREGAVA A VERDADEIRA PALAVRA TONHA VISITAS NOS LARES EVANGELIZAÇÃO NAS RUAS PRAÇAS COMUNIDADES MEU SENHOR DEUS ME PERDOE MAS ESTÁ TUDO ERRADO POR ISSO AS IGREJAS ESTÃO CADA DIA MAIS VAZIAS MUITAS ALMAS PERDIDAS AFASTADAS DO CAMINHO DO SENHOR POR CAUSA DESSAS HERESIAS ME PERDOE MAIS ONDE ANDAM ESSES PASTORES QUE NÃO VÃO EM BUSCA DESSAS OVELHAS ASSIM COMO FEZ O SENHOR AO CONTAR AS OVELHAS NOS APRISCO E VOLTOU A BUSCAR AQUELA QUE SE DESVIOU

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here