1 Coríntios 2 Estudo: A Mente de Cristo

Em 1 Coríntios 2, Paulo nos diz que a raiz da sua pregação não está na sabedoria humana ou na eloquência, mas sim no poder de Deus.

Isso com o propósito de que a fé dos corintos não fosse baseada no conhecimento humano. Paulo deseja que os crentes tenham um relacionamento espiritual com Deus, e não mera religiosidade.

A partir disso ele apresenta a distinção entre a sabedoria de Deus e o que Ele preparou para aqueles que o amam.

Paulo deixa clara a importância do Espírito Santo nesse relacionamento. É ele que nos faz compreender a vontade de Deus e nos ajuda a compreender os pensamentos de Deus.

Esboço de 1 Coríntios 2:

v.v 1 – 5: A pregação de Paulo e o poder de Deus

v.v 6 – 8: A sabedoria de Deus

v.v 9 – 11: O que Deus preparou para os que o amam

v.v 12 – 16: O discernimento do Espírito e a mente de Cristo

 

A pregação de Paulo e o poder de Deus

A grande intenção de Paulo ao apresentar o Evangelho de Jesus, não era impressionar os ouvintes pelo talento. Seu grande desejo era o de que Cristo marcasse a vida das pessoas, pelo poder do Espírito Santo.

Em muita humildade e dependência, o apóstolo não se portou como alguém que estava acima do povo ou era melhor do que ele, com submissão a Deus, Paulo procurava sempre voltar toda a atenção para Jesus e estar aberto para ser canal do poder de Deus na vida das pessoas.

Hoje, estamos cercados de tecnologia e conhecimento, mas precisamos tomar o cuidado de não permitir, que todas estas coisas substituam o poder de Deus, tornando a Igreja um local de reunião comunitária, apenas (1 Coríntios 2.1–5) .

A sabedoria de Deus

Muitos estudiosos de todas as áreas dizem não acreditar em Deus e que nós somos fruto do acaso. O começo de tudo, para estas pessoas é o BigBang que aconteceu inexplicavelmente e criou o Universo, o sistema solar, a Terra, a vida e a evolução desta.

As nossas escolas e universidades, defendem esse argumento como conhecimento e evolução da humanidade. Mas para a Bíblia, isso é loucura!

O poder da pregação cristã se revela na explicação clara da Bíblia Sagrada, esta que por mais antiga que seja, é mais atual e sábia que o conhecimento mundano deste século.

Paulo nos mostra que a sabedoria de Deus é muito superior ao conhecimento humano e por mais que nos esforcemos, o Senhor sempre nos surpreenderá (1 Coríntios 2.6– 8).

O que Deus preparou para os que o amam

Aos que confiam em seu poder, Deus tem prometido surpreendê-los no final. Preparando para os santos, as coisas que jamais o olho viu e o conhecimento humano imaginou, o Senhor guia o seu povo por meio de uma esperança viva, garantida na ressurreição de Jesus Cristo.

Estas verdades são ministradas aos corações dos crentes por meio do Espírito Santo, que conhece a mente de Deus e faz a mediação do relacionamento entre o ser humano e a Divindade.

Em Deus há grandes coisas preparadas para aqueles que creem e suportam em fidelidade as aflições desta vida (1 Coríntios 2.9 – 11).

O discernimento do Espírito e a mente de Cristo

O Espírito Santo habita no coração do remido. Enquanto que o ímpio é atormentado pelo espírito humano e mundano, cheio de preocupações e dores, o Espírito do Senhor conforta os corações dos salvos com promessa e consolação diária.

É difícil para o descrente entender estas coisas, afirma Paulo, porque elas só podem ser compreendidas mediante a capacitação do Espírito. Dessa forma, o apóstolo mostra porque as verdades de Deus são consideradas como loucura pelos descrentes, porque somente os espirituais podem compreendê-las.

A espiritualidade sadia, está muito além da forma como nos vestimos. A verdadeira espiritualidade é demonstrada no governo de Deus em nossa vida e na forma como compreendemos as questões espirituais, em como a mente de Cristo dirige a nossa vida (1 Coríntios 2.12 – 16).

2 COMENTÁRIOS

  1. IRMÃO DIEGO DEUS SEJE LOUVADO PELA SUA VIDA, ARTIGOS COMO ESSE NOS AJUDAM A CRESCER NO INTENDIMENTO DA PALAVRA DO SENHOR E AUMENTAR O DESEJO BUSCA CADA VEZ MAIS, DEUS ABENÇOE SUA VIDA CADA VEZ MAIS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here