1 Coríntios - Bíblia de Estudo Online

Em 1 Coríntios 3, Paulo inicia seu ensino falando sobre os cristãos carnais da igreja de Corinto. Ele mostra que não importa o quão espiritual eles sejam, tudo se perde porque há inveja e divisões entre eles.

Ele continua falando sobre a divisão e partidarismo, e diz que se eles dizem “Eu sou de Paulo”, e outro: “Eu sou de Apolo”, são mundanos.

Isso porque os ministros semeiam e regam, mas apenas Deus pode dar o crescimento. Paulo mostra que o crescimento da igreja só acontece porque Jesus Cristo é o alicerce.

A sabedoria do mundo não é mais eficaz que a direção do Espírito de Deus. Portanto, o que parece loucura para o mundo é sabedoria de Deus para nós, os que cremos.

Esboço de 1 Coríntios 3:

3.1 – 5: Cristãos carnais

3.6 – 10: É Deus quem dá o crescimento

3.11 – 15: O alicerce é Jesus Cristo

3.16 – 23: O santuário de Deus e a sabedoria do mundo

 

Cristãos carnais

Há muitas situações na carreira cristã, em que nos queixamos do “silêncio de Deus”, que o Senhor não fala, nos abandonou, enfim, contudo o que está acontecendo conosco, é que estamos agindo como carnais e insensíveis ao Espírito de Deus.

Há circunstâncias que exigem maturidade espiritual, e por não conseguir nos passar as instruções necessárias, o Senhor nos vê padecer.

No caso da Igreja de Coríntios, o grande foco dessa carnalidade, era a divisão na Igreja. É muito importante que tenhamos uma fé sadia, firmada em Cristo. Podemos e devemos ter e amar nossos mentores, mas o fundamento da nossa fé deve ser o Senhor Jesus.

Eles estavam agindo com paixão denominacional – “Eu sou de Paulo”, “Eu sou de Apolo” – ao saber que eles estavam dizendo isso, o apóstolo declara que eles são mundanos, carnais e não espirituais (1 Coríntios 3.1 – 5).

Devemos ter muito cuidado com a paixão denominacional. Já vi e ouvi muitos cristãos de certa denominação dizer que um outro cristão de denominação diferente, não é filho de Deus.

Atitudes, palavras e crenças desse tipo, são perigosas e carnais. Podemos discordar de modelos de fé, mas somente Deus tem o poder de dizer quem é ou não seu filho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here