Em 1 Coríntios 4, Paulo apresenta a Igreja e os ministros do Evangelho, como servos de Jesus. Ele argumenta que não devemos fazer distinção entre um servo de Cristo e outro, isto porque todos são servos de Deus.
Apresentando a ele e a Apolo como exemplo, o apóstolo faz uma lista detalhada das adversidades enfrentadas por eles na pregação.
Esboço de 1 Coríntios 4:
4.1 – 5: Servos de Jesus Cristo
4.6 – 15: As adversidades do ministério
4.16 – 21: A visita de Timóteo
“O que se requer é que sejam fiéis”
Um dos maiores desafios dos ministros cristãos sem dúvida é permanecer fiel, como a Escritura exige que sejamos e, 1 Coríntios 4:1-5.
Começar sendo fiel é fácil, difícil é permanecer fiel, no longo prazo.
Mas é exatamente sobre isso que o Espírito Santo está conversando conosco neste texto: “Que sejamos fiéis!”
Paulo cita uma série de adversidades enfrentadas por ele e por Apolo no desenvolvimento do ministério.
Além disso, ele abre o coração e fala sobre os diferentes estilos de vida que os ministros fiéis, vivem, e como vivem os cristãos coríntios.
Fica claro que a vida de um ministro fiel não é nada fácil, ao contrário do que muitos pensam, é desafiador, arriscado, é realmente perigoso.
Todavia, o vocacionado não encontra prazer em outra coisa, senão, em anunciar o Evangelho de Jesus e atrair pessoas a Cristo.
Porém, se requer de nós fidelidade enquanto cumprimos a missão. Não podemos servir a Jesus com as nossas exigências, precisamos deixar tudo diante dele.
Nosso ego, sonhos, anseios, como diz a canção: “Tudo entregarei, tudo entregarei, sim, por Ti Jesus bendito, tudo deixarei.
O desafio do ministro não é começar fiel, mas permanecer, pois, ao longo da jornada não serão poucos os atrativos que se aproximarão com na tentativa de nos seduzir para longe da vontade de Deus.
Paulo descreve sua realidade enquanto serve aos coríntios: “fome, sede, necessidades de roupas, vítima de brutalidades, sem lugar para morar, muito trabalho para sustentar a si mesmo no ministério, dentre outras coisas.
Ou seja, a fidelidade não nos é exigida em um contexto favorável, mas especialmente quando ele não for.
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.
muito bom a reflexao deste texto bi
blico pastor ,que Deus continue te abençoado mais e mais em nome de jesus !
Que revelação incrível!
O Senhor o abençoe Pastor este estudo gói de esclarecimento para mim.
Muito bom o comentário do capitulo e o estudo. De forma resumida, nos traz grandes verdades que podem ser absorvidas de maneira prática. Obrigada!