Em 1 Coríntios 6, Paulo nos ensina como resolver questões que provoquem divergência entre os irmãos. Ele adverte que não devemos levar outro irmão em Cristo a justiça comum, mas procurar resolver na igreja como cristãos.
Em seguida, ele apresenta uma lista detalhada sobre as pessoas que não herdarão o Reino de Deus. Por isso, ele adverte que não devemos fazer tudo o que queremos, ao contrário as nossas atitudes devem ser guiadas pela Palavra de Deus.
Esboço de 1 Coríntios 6:
6.1 – 6: Como resolver questões entre os irmãos
6.7 – 10: Quem não herdará o Reino de Deus
6.11 – 17: Tudo é permitido, mas nem tudo convém
6.18 – 20: Devemos fugir da imoralidade sexual
“Julgue na Igreja”
A Igreja é exatamente como a nosso familiar nuclear: Há pessoas de quem gostamos e há pessoas de quem não gostamos, mesmo assim, somos família. Isso é irrevogável!
Para Paulo, não faz sentido que os irmãos estejam levando outros a juízo em tribunais comuns para resolver seus problemas.
O Espírito Santo move o apóstolo a escrever sobre isso em 1 Coríntios 6:1-6 e a instrução que ele dá, é para que isso se resolva primeiramente na Igreja.
“Não há entre vocês ninguém sábio?”, questiona Paulo (v.v 5).
É importante pensar sobre os muitos propósitos da Igreja.
Embora, particularmente ame estar na Igreja, sei que ela não tem como função principal, entreter ou fazer com que me sinta bem.
Nesse sentido, o propósito da Igreja é e sempre será, nos comunicar a vontade de Deus pela verdade, porque a Igreja é a coluna da verdade.
O que isso significa?
Que os cristãos coríntios não estavam cumprindo seu propósito como noiva de Jesus, pois seus problemas espirituais estavam sendo levados para tribunais comuns, para que juízes carnais os julgassem.
Dentre todos os cuidados que devemos ter com a nossa fé, esse é um deles.
É muito importante que exercitemos o discernimento espiritual para saber tomar boas decisões que glorifiquem a Deus e edifiquem a Igreja, mesmo que para isso seja necessário sofrer o dano.
Pastor a paz do Senhor, eu estava lendo 1Corintos 6 ,me tire uma duvida por favor bebê um.copp de vinho em casa é pecado ? Aguardo sua resposta e que Deus abençoe poderosamente em nome de Jesus Cristo.
Não Lucilene!
Você precisa ter cuidado com a embriaguez e prestar atenção se sua atitude escandaliza algum cristão, novo-convertido, principalmente.
Bom dia, a paz do Senhor Jesus, os estudos aqui eram tão elaborados, agora esta muito simplicado, era um maná do céu, ja que eu dou estudos no meu grupo do whatsapp todos os dias, e tinha como referência os seus estudos. Uma pena! Mas, tudo bem, Deus lhe abençoe.
Bom dia Rosângela!
A PAZ!
É uma pena que no corpo de Cristo existam pessoas como você. Que querem receber o melhor, ser abençoadas e ajudadas, mas que quando precisam interceder ou ajudar, não o fazem. Só há críticas.
Louvo a Deus porque ao contrário de você, outros leitores estão orando por mim.