1 Coríntios 6 Estudo: Divergência Entre os Irmãos

Em 1 Coríntios 6, Paulo nos ensina como resolver questões que provoquem divergência entre os irmãos. Ele adverte que não devemos levar outro irmão em Cristo a justiça comum, mas procurar resolver na igreja como cristãos.

Em seguida, ele apresenta uma lista detalhada sobre as pessoas que não herdarão o Reino de Deus. Por isso, ele adverte que não devemos fazer tudo o que queremos, ao contrário as nossas atitudes devem ser guiadas pela Palavra de Deus.

Esboço de 1 Coríntios 6:

6.1 – 6: Como resolver questões entre os irmãos

6.7 – 10: Quem não herdará o Reino de Deus

6.11 – 17: Tudo é permitido, mas nem tudo convém

6.18 – 20: Devemos fugir da imoralidade sexual

 

A discórdia entre os irmãos

O tópico do julgamento continuou quando Paulo mudou para outro desordem que afligia a igreja de Corinto. A mesma frouxidão ao lidar com o irmão imoral foi encontrada em casos de disputas pessoais entre membros, que a igreja se recusou a julgar. Foi ainda outra manifestação do espírito divisivo que atormentou a congregação.

Com a frase introdutória “Vocês não sabem”, Paulo apontou para certas verdades que deveriam ter evitado o problema em primeiro lugar.

A tristeza de Paulo

O desgosto de Paulo em relação a essa questão foi grande (1 Coríntios 6: 1), não só porque dividiu ainda mais a igreja, mas também porque impediu a obra de Deus entre os não-cristãos em Corinto (cf. 10.32).

Aqueles relacionados pela fé precisavam resolver suas disputas como irmãos, não adversários (cf. Gn 13: 7–9).

O primeiro dos seis “vocês não sabem”, neste capítulo (cf. vv. 3, 9, 15-16, 19) dizia respeito ao papel dos santos no julgamento (cf. João 5:22; Apocalipse 3:21). Paulo provavelmente ensinou essa doutrina em Corinto no curso de sua fundação da igreja ali, já que ele a citou como uma proposta indiscutível.

Julgando direito

Uma vez que eles iriam julgar seres sobrenaturais (os anjos caídos, 2 Pedro 2: 4; Judas 6), certamente eles deveriam lidar satisfatoriamente com assuntos mundanos.

A forma da palavra grega (kăthizete, nomear) pode ser uma declaração (indicativo) ou um comando (imper.). A NVI tomou isso como um comando, fazendo com que a frase difícil homens de pouca conta se refiram àqueles na igreja não muito altamente estimados por sua “sabedoria”; mas Paulo considerou-os mais que adequados para a tarefa (1 Coríntios 6:4) .

“Nomear” pode ser indicativo (e, portanto, uma questão; ver trans alternativa no marg.) Que parece mais provável em vista do verso 5. Se assim for, o particípio traduzido “homens de pouca importância” seria melhor traduzido “homens que não têm posição” na igreja, isto é, não-cristãos.

O triste refrão do versículo 1, ao qual Paulo se referiu ainda uma terceira vez no verso 6, foi assim novamente ouvido.

Os efeitos na obra de Deus

Sem dúvida, a declaração de 1 Coríntios 6:5-6, avermelhava alguns dos sábios rostos dos coríntios. Certamente, uma parte da preocupação de Paulo nessa questão era o efeito prejudicial que essa disputa legal teria sobre a causa do evangelho em Corinto (9:23). Tais processos certamente não glorificaram a Deus (10: 31-33).

Como sua ganância desonrava a Deus, Paulo concluiu que a questão importante estava perdida antes de o caso começar. Ele disse, portanto, que a perda mundana era preferível à perda espiritual que as ações judiciais produziam.

Assim, as ações judiciais coríntias pareciam não ter sido tanto uma questão de corrigir a injustiça ou ver a justiça servida como um meio de gratificação pessoal em detrimento de outros crentes (1 Coríntios 6:7–8). Ela estava relacionada as questões de interesses pessoais!

Não herdarão o reino

6: 9-10. O terceiro lembrete de Paulo (você não sabe… cf. vv. 2-3) foi provavelmente destinado a complementar o pensamento do versículo 4, mas também ilustrou a lacuna que existia entre a posição futura dos coríntios e sua prática atual.

Os ímpios não teriam participação no futuro reino de Deus, porque não tem participação em Cristo, o herdeiro (cf. Marcos 12: 7). Os ímpios seriam um dia julgados pelos santos (1 Coríntios 6:2) com base em suas obras (Apoc. 20:13), que os condenariam. No entanto, os santos não estavam agindo de forma diferente.

A palavra adikoi (“o ímpio”) em 1 Coríntios 6:9 foi usada no verso 1, lá traduzido “o ímpio”. No entanto, a forma verbal adikeita (“fazer errado”) foi usada no verso 8 para descrever os coríntios e seu comportamento.

Seu papel futuro deveria ter afetado radicalmente sua prática no presente (cf. 1 João 3:3). Se eles pensavam o contrário, Paulo advertiu, eles foram enganados (cf. 1 Co 5.11; Ap 21.7-8; 22.14-15).

A lista de ofensores era semelhante à anotada anteriormente (1 Co 5:10-11), que sem dúvida correspondia a problemas em Corinto e em outras grandes cidades (cf. Ef 5: 3-6).

A homossexualidade e a prostituição masculina, por exemplo, eram especialmente características da sociedade greco-romana. Platão louvou o amor homossexual no Simpósio (181B).

Nero, imperador na época em que Paulo escreveu esta carta, estava prestes a se casar com o menino Esporo (Suetônio, Vidas dos Césares, 6. 28), um incidente bizarro apenas em sua formalidade, já que 14 dos primeiros 15 imperadores romanos eram homossexuais ou bissexual.

Referências:

Lowery, D. K. (1985). 1 Corinthians. In J. F. Walvoord & R. B. Zuck (Orgs.), The Bible Knowledge Commentary: An Exposition of the Scriptures (Vol. 2, p. 515–516). Wheaton, IL: Victor Books.

2 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia, a paz do Senhor Jesus, os estudos aqui eram tão elaborados, agora esta muito simplicado, era um maná do céu, ja que eu dou estudos no meu grupo do whatsapp todos os dias, e tinha como referência os seus estudos. Uma pena! Mas, tudo bem, Deus lhe abençoe.

    • Bom dia Rosângela!

      A PAZ!

      É uma pena que no corpo de Cristo existam pessoas como você. Que querem receber o melhor, ser abençoadas e ajudadas, mas que quando precisam interceder ou ajudar, não o fazem. Só há críticas.

      Louvo a Deus porque ao contrário de você, outros leitores estão orando por mim.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here