1 Coríntios - Bíblia de Estudo Online

Em 1 Coríntios 6, Paulo nos ensina como resolver questões que provoquem divergência entre os irmãos. Ele adverte que não devemos levar outro irmão em Cristo a justiça comum, mas procurar resolver na igreja como cristãos.

Em seguida, ele apresenta uma lista detalhada sobre as pessoas que não herdarão o Reino de Deus. Por isso, ele adverte que não devemos fazer tudo o que queremos, ao contrário as nossas atitudes devem ser guiadas pela Palavra de Deus.

Esboço de 1 Coríntios 6:

6.1 – 6: Como resolver questões entre os irmãos

6.7 – 10: Quem não herdará o Reino de Deus

6.11 – 17: Tudo é permitido, mas nem tudo convém

6.18 – 20: Devemos fugir da imoralidade sexual

1 Coríntios 6.1 – 6: Como resolver questões entre os irmãos

1 Se algum de vocês tem queixa contra outro irmão, como ousa apresentar a causa para ser julgada pelos ímpios, em vez de levá-la aos santos?

2 Vocês não sabem que os santos hão de julgar o mundo? Se vocês hão de julgar o mundo, acaso não são capazes de julgar as causas de menor importância?

3 Vocês não sabem que haveremos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas desta vida!

4 Portanto, se vocês têm questões relativas às coisas desta vida, designem para juízes os que são da igreja, mesmo que sejam os menos importantes.

5 Digo isso para envergonhá-los. Acaso não há entre vocês alguém suficientemente sábio para julgar uma causa entre irmãos?

6 Mas, ao invés disso, um irmão vai ao tribunal contra outro irmão, e isso diante de descrentes!

1 Coríntios 6.7 – 10: Quem não herdará o Reino de Deus

7 O fato de haver litígios entre vocês já significa uma completa derrota. Por que não preferem sofrer a injustiça? Por que não preferem sofrer o prejuízo?

8 Em vez disso vocês mesmos causam injustiças e prejuízos, e isso contra irmãos!

9 Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos e,

10 nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus.

1 Coríntios 6.11 – 17: Tudo é permitido, mas nem tudo convém

11 Assim foram alguns de vocês. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus.

12 “Tudo me é permitido”, mas nem tudo convém. “Tudo me é permitido”, mas eu não deixarei que nada me domine.

13 “Os alimentos foram feitos para o estômago e o estômago para os alimentos”, mas Deus destruirá ambos. O corpo, porém, não é para a imoralidade, mas para o Senhor, e o Senhor para o corpo.

14 Por seu poder, Deus ressuscitou o Senhor e também nos ressuscitará.

15 Vocês não sabem que os seus corpos são membros de Cristo? Tomarei eu os membros de Cristo e os unirei a uma prostituta? De maneira nenhuma!

16 Vocês não sabem que aquele que se une a uma prostituta é um corpo com ela? Pois, como está escrito: “Os dois serão uma só carne”.

17 Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele.

1 Coríntios 6.18 – 20: Devemos fugir da imoralidade sexual

18 Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo.

19 Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?

20 Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo.

2 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia, a paz do Senhor Jesus, os estudos aqui eram tão elaborados, agora esta muito simplicado, era um maná do céu, ja que eu dou estudos no meu grupo do whatsapp todos os dias, e tinha como referência os seus estudos. Uma pena! Mas, tudo bem, Deus lhe abençoe.

    • Bom dia Rosângela!

      A PAZ!

      É uma pena que no corpo de Cristo existam pessoas como você. Que querem receber o melhor, ser abençoadas e ajudadas, mas que quando precisam interceder ou ajudar, não o fazem. Só há críticas.

      Louvo a Deus porque ao contrário de você, outros leitores estão orando por mim.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here