Em 1 Crônicas 22, o escritor Esdras nos mostra como Davi soube transformar o erro do capítulo anterior em uma grande oportunidade. O desejo de construir o Templo do Senhor que estava “estacionado”, voltou com demonstração de atitude do rei.

O rei providencia uma grande quantidade de material e servidores para a obra. Além disso, ele chama seu filho Salomão e conversa com ele sobre a instrução do Senhor Deus, de que ele deveria construir o Templo.

Davi convoca todo o povo em uma reunião solene, apresenta Salomão e incentiva o povo a ajuda-lo na obra que é para o Senhor Deus de Israel.

Aprendemos com Davi que os nossos erros podemos ser também grandes oportunidades. Satanás o influenciou a fazer a contagem do povo e isso desagradou a Deus.

Mas passado o episódio, ele procurou fazer algo que deixou Deus muito feliz. Podemos ter a mesma atitude. Não é compensatória, mas mostra que realmente estamos arrependidos.

Esboço de 1 Crônicas 22:

1 Crônicas 22.1 – 5: Davi prepara a construção do Templo

1 Crônicas 22.6 – 13: Davi conversa com Salomão

1 Crônicas 22.14 – 19: As instruções de Davi

 

1 Crônicas 22.1 – 5: Davi prepara a construção do Templo

1 Então disse Davi: “Este é o lugar para o templo de Deus, o Senhor, e do altar de holocaustos para Israel”.

2 Davi deu ordens para que se reunissem os estrangeiros que viviam em Israel, e dentre eles designou cortadores de pedra para prepararem pedras lavradas para a construção do templo de Deus.

3 Ele providenciou grande quantidade de ferro para a fabricação de pregos e dobradiças para as portas, e mais bronze do que se podia pesar.

4 Também providenciou mais toras de cedro do que se podia contar, pois os sidônios e os tírios haviam trazido muito cedro para Davi.

5 Davi pensava: “Meu filho Salomão é jovem e inexperiente, e o templo que será construído para o Senhor deve ser extraordinariamente magnífico, famoso e cheio de esplendor à vista de todas as nações. Por isso deixarei tudo preparado para a construção”. Assim, Davi deixou tudo preparado antes de morrer.

1 Crônicas 22.6 – 13: Davi conversa com Salomão

6 Davi mandou chamar seu filho Salomão e ordenou que ele construísse um templo para o Senhor, o Deus de Israel,

7 dizendo: Meu filho, eu tinha no coração o propósito de construir um templo em honra ao nome do Senhor, o meu Deus.

8 Mas veio a mim esta palavra do Senhor: “Você matou muita gente e empreendeu muitas guerras. Por isso não construirá um templo em honra ao meu nome, pois derramou muito sangue na terra, diante de mim.

9 Mas você terá um filho que será um homem de paz, e eu farei com que ele tenha paz com todos os inimigos ao redor dele. Seu nome será Salomão, e eu darei paz e tranquilidade a Israel durante o reinado dele.

10 É ele que vai construir um templo em honra ao meu nome. Eu serei seu pai e ele será meu filho. E eu firmarei para sempre o trono do reinado dele sobre Israel”.

11 Agora, meu filho, que o Senhor seja com você, para que você consiga construir o templo do Senhor, o seu Deus, conforme ele disse que você faria.

12 Que o Senhor lhe dê prudência e entendimento para que você obedeça à lei do Senhor, o seu Deus, quando ele o puser como líder de Israel.

13 E você prosperará se for cuidadoso em obedecer aos decretos e às leis que o Senhor deu a Israel por meio de Moisés. Seja forte e corajoso! Não tenha medo nem se desanime!

1 Crônicas 22.14 – 19: As instruções de Davi

14 Com muito esforço providenciei para o templo do Senhor três mil e quinhentas toneladas de ouro, trinta e cinco mil toneladas de prata, e mais bronze e ferro do que se pode calcular, além de madeira e pedra. E você ainda poderá aumentar a quantidade desse material.

15 Você tem muitos trabalhadores: cortadores de pedras, pedreiros e carpinteiros, bem como especialistas em todo tipo de trabalho

16 em ouro, prata, bronze e ferro. Agora comece o trabalho, e que o Senhor esteja com você.

17 Então Davi ordenou a todos os líderes de Israel que ajudassem seu filho Salomão.

18 Disse ele: Certamente o Senhor, o seu Deus, está com vocês, e lhes concedeu paz. Pois ele entregou os habitantes dessa terra em minhas mãos, e ela foi submetida ao Senhor e ao seu povo.

19 Agora consagrem o coração e a alma para buscarem o Senhor, o seu Deus. Comecem a construir o santuário de Deus, o Senhor, para que vocês possam trazer a arca da aliança do Senhor e os utensílios sagrados que pertencem a Deus para dentro do templo que será construído em honra ao nome do Senhor.

1 COMENTÁRIO

  1. Oque significa. Trazer os untecios da casa de Deus ????Comecem a construir o santuário de Deus, o Senhor, para que vocês possam trazer a arca da aliança do Senhor e os utensílios sagrados que pertencem a Deus para dentro do templo que será construído em honra ao nome do Senhor.????

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here