Bíblia de Estudo Online Diego Nascimento

1 Pedro 3 Estudo: Conselhos para Homens e Mulheres

Em 1 Pedro 3, o apóstolo Pedro começa ensinando sobre como deve ser o comportamento das mulheres e o que elas devem valorizar para serem aceitas por Deus e cita o exemplo de relacionamento entre Sara e Abraão.

Da mesma forma, os maridos devem honrar suas mulheres, para que a bênção de Deus permaneça sobre o lar e suas orações não sejam interrompidas.

O cristão deve ter um comportamento excelente, ainda assim é possível que ele sofra com a injustiça. De qualquer forma, sofrer por fazer o que é justo diante de Deus é muito mais proveitoso do que sofrer por fazer o mal.

Neste ponto Pedro cita o exemplo de Jesus Cristo, que mesmo não tendo cometido pecado algum, foi injustamente julgado e crucificado no calvário. 

Esboço de 1 Pedro 3:

1 Pedro 3.1 – 6: Conselhos para as mulheres e homens

1 Pedro 3.8 – 12: Conselhos para manter a unidade

1 Pedro 3.13 – 17: É melhor sofrer por fazer o bem

1 Pedro 3.18 – 22: O exemplo de Jesus Cristo

 

O Dever das Mulheres

Do mesmo modo, mulheres, sujeitem-se a seus maridos, a fim de que, se alguns deles não obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavras, pelo procedimento de sua mulher, observando a conduta honesta e respeitosa de vocês. A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e jóias de ouro ou roupas finas. Pelo contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranquilo, o que é de grande valor para Deus. (1 Pedro 3:1-4)

Para que as matronas cristãs não pensassem que a sua conversão a Cristo e o seu interesse em todos os privilégios cristãos as isentavam da sujeição aos seus maridos pagãos ou judeus, o apóstolo aqui lhes declara em que consiste o dever das mulheres.

Em sujeição, ou numa submissão carinhosa à vontade, e em obediência à justa autoridade, de “…vosso próprio marido”, e essa conduta amável e prestativa seria o melhor caminho para conquistar os maridos desobedientes e incrédulos que rejeitavam a Palavra.

Ou que não tinham nenhuma outra oportunidade de observar a evidência da verdade dela a não ser o que viam no “…procedimento prudente, pacífico e exemplar de sua mulher”.

Disso aprenda que cada relação distinta tem seus deveres particulares, que os ministros devem pregar, e o povo deve entender. A sujeição alegre, e o respeito amoroso e reverente, são deveres das mulheres cristãs para com os seus maridos, sejam estes bons ou maus.

Estes deveres eram exigidos de Eva para com Adão antes da queda, e ainda são exigidos, embora muito mais difíceis de seguir do que eram antes (Gênesis 3.16; 1 Timóteo 2.11).

O Bom Testemunho

Embora o propósito do evangelho seja ganhar almas para Cristo Jesus, há muitos tão obstinados que não são ganhos pela palavra. Não há nada que tenha maior impacto, depois da palavra, para ganhar pessoas, do que um bom procedimento e cumprimento meticuloso dos deveres da pessoa.

A ausência de religião e a infidelidade não anulam os vínculos nem dispensam a pessoa dos deveres nas responsabilidades civis; a esposa precisa cumprir os seus deveres para com o seu marido, mesmo que ele não obedeça à palavra.

“…em temor”, ou reverência, para com seus maridos (Efésios 5.33). Em uma “…vida casta”, que os seus maridos incrédulos certamente vão observar atentamente.

Homens ímpios são observadores meticulosos da vida dos que professam a religião. A sua curiosidade, inveja e ciúme fazem com que observem de perto os caminhos e a vida das pessoas boas.

Uma vida casta, seguida do respeito devido e apropriado de cada um, é um excelente meio de ganhá-los para a fé e o evangelho e a obediência à Palavra. (Henry, Matthew, Comentário de Atos a Apocalipse)

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, e estudante de Teologia. Seu amor por Jesus e pela Bíblia o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. Gilmar Maria Rodrigues disse:

    Muito bem elaborado parabéns

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
});

O jesuseabiblia.com tem uma nova Política de Privacidade e Cookies Saiba mais.