Bíblia de Estudo Online Diego Nascimento

1 Reis 13 Estudo: O Endurecimento de Jeroboão

1 Reis 13 Estudo: O Endurecimento de Jeroboão

Em 1 Reis 13 temos o relato de como estava a liderança do reino do norte, por Jeroboão. Ele seguia a idolatria e estava oferecendo sacrifícios a bezerros de ouro que ele mesmo construiu, em Betel.

Enquanto ele faz isso, um homem de Deus, cujo nome não é revelado, o encontra junto ao altar e profetiza, imediatamente o altar se fendeu e toda a cinza é derramada.

Indignado, Jeroboão tenta segurar o profeta para contê-lo, mas sofre uma paralisia na mão, que em seguida fica seca. Assustado ele roga ao profeta que ore para que sua mão seja curada, e tendo o profeta feito isso, a mão logo foi sarada.

Após isso, o homem de Deus é convidado pelo rei para uma jantar, mas recusa ao convite. Depois é convidado por “um profeta velho” para repousar em sua casa.

Ele não aceitou a princípio, pois havia recebido do Senhor Deus a instrução de que não deveria  voltar a Betel ou comer lá, mas o “profeta velho” mesmo tendo ouvido sua motivação o convenceu a voltar.

Aconteceu que após comer e beber na casa do profeta velho, estando de volta pelo caminho, o homem de Deus foi morto por um leão.

Devemos seguir rigorosamente a instrução do Senhor e não dar ouvidos as vozes que lhe são contrárias, mesmo que a contrariedade venha por pessoas mais velhas e experientes que nós.

A voz de Deus deve ser a única absoluta em nossa vida, aquela que nos dirige em todas as coisas.  

Esboço de 1 Reis 13:

13.1 – 10: Advertência a Jeroboão

13.11 – 22: Profeta Novo x Profeta Velho

13.23 – 32: A morte do Homem de Deus

13.33,34: O endurecimento de Jeroboão

 

1 Reis 13.1 – 10: Advertência a Jeroboão

1 Por ordem do Senhor um homem de Deus foi de Judá a Betel, quando Jeroboão estava em pé junto ao altar para queimar incenso.

2 Ele clamou contra o altar, segundo a ordem do Senhor: “Ó altar, ó altar! Assim diz o Senhor: “Um filho nascerá na família de Davi e se chamará Josias. Sobre você ele sacrificará os sacerdotes dos altares idólatras que agora queimam incenso aqui, e ossos humanos serão queimados sobre você””.

3 Naquele mesmo dia o homem de Deus deu um sinal: “Este é o sinal que o Senhor declarou: O altar se fenderá, e as cinzas que estão sobre ele se derramarão”.

4 Quando o rei Jeroboão ouviu o que o homem de Deus proclamava contra o altar de Betel, apontou para ele e ordenou: “Prendam-no!” Mas o braço que ele tinha estendido ficou paralisado, e não voltava ao normal.

5 Além disso, o altar se fendeu, e as suas cinzas se derramaram, conforme o sinal dado pelo homem de Deus por ordem do Senhor.

6 Então o rei disse ao homem de Deus: “Interceda junto ao Senhor, o seu Deus, e ore por mim para que meu braço se recupere”. O homem de Deus intercedeu junto ao Senhor, e o braço do rei recuperou-se e voltou ao normal.

7 O rei disse ao homem de Deus: “Venha à minha casa e coma algo, e eu o recompensarei”.

8 Mas o homem de Deus respondeu ao rei: Mesmo que me desse a metade dos seus bens, eu não iria com você, nem comeria, nem beberia nada neste lugar.

9 Pois recebi estas ordens pela palavra do Senhor: “Não coma pão nem beba água nem volte pelo mesmo caminho por onde foi”.

10 Por isso, quando ele voltou, não foi pelo caminho por onde tinha vindo a Betel.

1 Reis 13.11 – 22: Profeta Novo x Profeta Velho

11 Ora, havia um certo profeta, já idoso, que morava em Betel. Seus filhos lhe contaram tudo o que o homem de Deus havia feito naquele dia e também o que ele dissera ao rei.

Faça parte da nossa comunidade online e tenha acesso a conteúdo exclusivo.

12 O pai lhes perguntou: “Por qual caminho ele foi?” E os seus filhos lhe mostraram por onde tinha ido o homem de Deus que viera de Judá.

13 Então disse aos filhos: “Selem o jumento para mim”. E, depois de selarem o jumento, ele montou

14 e cavalgou à procura do homem de Deus, até que o encontrou sentado embaixo da Grande Árvore. E lhe perguntou: “Você é o homem de Deus que veio de Judá?” “Sou”, respondeu.

15 Então o profeta lhe disse: “Venha à minha casa comer alguma coisa”.

16 O homem de Deus disse: Não posso ir com você, nem posso comer pão ou beber água neste lugar.

17 A palavra do Senhor deu-me esta ordem: “Não coma pão nem beba água lá, nem volte pelo mesmo caminho por onde você foi”.

18 O profeta idoso respondeu: “Eu também sou profeta como você. E um anjo me disse por ordem do Senhor: “Faça-o voltar com você para a sua casa para que coma pão e beba água””. Mas ele estava mentindo.

19 E o homem de Deus voltou com ele e foi comer e beber em sua casa.

20 Enquanto ainda estavam sentados à mesa, a palavra do Senhor veio ao profeta idoso que o havia feito voltar

21 e ele bradou ao homem de Deus que tinha vindo de Judá: Assim diz o Senhor: “Você desafiou a palavra do Senhor e não obedeceu à ordem que o Senhor, o seu Deus, lhe deu.

22 Você voltou e comeu pão e bebeu água no lugar onde ele lhe falou que não comesse nem bebesse. Por isso o seu corpo não será sepultado no túmulo dos seus antepassados”.

1 Reis 13.23 – 32: A morte do Homem de Deus

23 Quando o homem de Deus acabou de comer e beber, o profeta idoso selou seu jumento para ele.

24 No caminho, um leão o atacou e o matou, e o seu corpo ficou estendido no chão, ao lado do leão e do jumento.

25 Algumas pessoas que passaram viram o cadáver estendido ali, com o leão ao lado, e foram dar a notícia na cidade onde o profeta idoso vivia.

26 Quando este soube disso, exclamou: “É o homem de Deus que desafiou a palavra do Senhor! O Senhor o entregou ao leão, que o feriu e o matou, conforme a palavra do Senhoro tinha advertido”.

27 O profeta disse aos seus filhos: “Selem o jumento para mim”, e eles o fizeram.

28 Ele foi e encontrou o cadáver caído no caminho, com o jumento e o leão ao seu lado. O leão não tinha comido o corpo nem ferido o jumento.

29 O profeta apanhou o corpo do homem de Deus, colocou-o sobre o jumento, e o levou de volta para Betel, a fim de chorar por ele e sepultá-lo.

30 Ele o pôs no seu próprio túmulo, e se lamentaram por ele, cada um exclamando: “Ah, meu irmão!”

31 Depois de sepultá-lo, disse aos seus filhos: Quando eu morrer, enterrem-me no túmulo onde está sepultado o homem de Deus; ponham os meus ossos ao lado dos ossos dele.

32 Pois a mensagem que declarou por ordem do Senhor contra o altar de Betel e contra todos os altares idólatras das cidades de Samaria certamente se cumprirá.

1 Reis 13.33,34: O endurecimento de Jeroboão

33 Mesmo depois disso Jeroboão não mudou o seu mau procedimento, mas continuou a nomear dentre o povo sacerdotes para os altares idólatras. Ele consagrava para esses altares todo aquele que quisesse tornar-se sacerdote.

34 Esse foi o pecado da família de Jeroboão, que levou à sua queda e à sua eliminação da face da terra.

Sobre o autor | Website

ME SIGA NO INSTAGRAM: @diegonascimento316 INSCREVA-SE em meu Canal do YouTube: https://www.youtube.com/jesuseabibliaoficial

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

2 Comentários

  1. Ailene disse:

    Fiquei me questionando sobre o fim que levou esse profeta novo. Foi enganado por um outro profeta. A palavra de deus no diz”maldito homem que confia no homem”. Deus já havia dado as orientações que ele precisava seguir. Independente de qualquer que seja aquele que tiver uma palavra contra a do Senhor, devemos antes ouvir a voz de Deus.

  2. Anna Souza disse:

    Quem diria um homem de Deus ser enganado por um profeta que estava no seu final de carreira . Digamos que seja um profeta gagá. É por isso que a bíblia nos ensina a não nos conformar com esse mundo’… Mas sim renovar-nos na comunhão com Deus, e o Espírito Santo. Caso contrário
    seremos iguais a todos. Misericórdia Senhor !

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
});