1 Reis - Bíblia de Estudo Online

O livro de 1 Reis está basicamente divido em duas partes.  A primeira narra a sucessão de Davi e Salomão, e as instruções que Davi deu a seu filho sobre o que deveria fazer ao assumir o trono.

A primeira parte se estende do capítulo 1:1 ao 11:43. Aqui vemos o período mais prospera da história de Israel, em riqueza e influência, como jamais se viu. A nação só voltará a dias como esses, no milênio, onde Jesus reinará sobre toda a Terra.

Salomão começou seu reino muito íntimo de Deus, lhe dirigindo orações, oferecendo sacrifícios de maneira regular, consultando Sua vontade e pedindo Sua benção através das orações.

O Senhor lhe agraciou com sabedoria, Inteligência, conhecimento,  prosperidade e paz, como nenhum outro rei teve na história de Israel.

Ele se tornou palestrante bastante conhecido em todo o Oriente. Líderes de todo o mundo conhecido vinham a Israel para ouvi-lo.

Ele construiu o famoso “Templo de Salomão”, um lugar consagrado ao Senhor e motivo de grande orgulho para toda a nação, mas que ficou em ruínas 420 anos depois, quando Nabucodonosor atacou Judá.

O grande erro de Salomão foi se cercar de mulheres ímpias, que não temiam a Deus, e eram idolatras. Elas com sua beleza e sensualidade, influenciaram o rei a apartar-se do Senhor e a oferecer sacrifícios aos ídolos.

A Divisão do Reino

Antes de morrer, Salomão ouviu o decreto do Senhor, que devido a sua iniquidade, o reino seria dividido. O que de fato aconteceu, no reinado de Roboão seu filho e sucessor no trono.

Aqui se inicia a segunda parte do livro (12:1-22:53), que narra a história dos reis de Israel e Judá, e o procedimento de cada um deles.

Foi um período de muita idolatria e instabilidade, devido aos muitos reis que faziam o que era mau aos olhos do Senhor. Especialmente, os de Israel.

Além disso, vemos o relato do ministério de Elias, um dos profetas mais relevantes da Bíblia, e o poder de Deus que emanava de sua vida.

Em 1 Reis, a grande lição, é que uma vida longe de Deus só nos traz ruína, desordem, prejuízo e dor. Quanto mais longe de Deus, mas colheitas desastrosas na vida.

Que os exemplos deste livro sejam para nós, uma luz condutora, sobre o caminho que não devemos escolher: o de pecar contra o Senhor.

Capítulos de 1 Reis:

Capítulo 1: Salomão é Ungido Rei

Capítulo 2: Início do Reinado de Salomão

Capítulo 3: A Oração de Salomão e a Resposta de Deus

Capítulo 4: A Majestade de Salomão

Capítulo 5: A Amizade Entre Hirão e Salomão

Capítulo 6: A Construção do Templo

Capítulo 7: Construções Pessoais de Salomão

Capítulo 8: O Pedido de Salomão a Deus

Capítulo 9: Deus Responde a Salomão

Capítulo 10: O Esplendor de Salomão

Capítulo 11: O Desvio de Salomão

Capítulo 12: A Divisão do Reino

Capítulo 13: O Endurecimento de Jeroboão

Capítulo 14: Profecia Contra Jeroboão

Capítulo 15: Reinado de Abias, Asa, Nadabe e Baasa

Capítulo 16: Começa o Reinado de Acabe

Capítulo 17: O Ministério do Profeta Elias

Capítulo 18: O Verdadeiro Deus

Capítulo 19: Deus Fala com Elias e o Anima

Capítulo 20: Acabe Derrota Bem-Hadade

Capítulo 21: Acabe e a Vinha de Nabote

Capítulo 22: Micaías Profetiza Contra Acabe

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here