1 Reis - Bíblia de Estudo Online

Os livros de 1 Reis e 2 reis foram escritos para registrar a história, mas, mais importante, para ensinar as lições da história. A principal preocupação histórica do autor era preservar um registro dos reis de Israel e de Judá. A ênfase neste registro está nas ações reais e também nas ações dos profetas escolhidos que carregam no período em que eles ministraram.

Mais importante, o autor procurou avaliar a monarquia pelo padrão da Lei mosaica. Além de traçar o declínio dos Reinos do Norte e do Sul, ele apontou as razões de seu declínio em geral e o destino de cada rei em particular.

Ele pode ter pretendido ensinar aos exilados na Babilônia as razões de sua situação para que eles aprendessem com seu passado. Em particular, a fidelidade de Deus à Sua aliança (abençoar os obedientes e punir os desobedientes) e os males da idolatria recebem forte ênfase.

Segundo Crônicas, é claro, registra a história de quase o mesmo período que 1 e 2 Reis. (Primeiro Crônicas inclui as genealogias que levam a Davi [capítulos 1-9], a morte de Saul [capítulo 10] e o reino e morte de Davi [capítulos 11–29].) Os propósitos e ênfases dessas duas histórias diferem significativamente.

Os reis de Judá eram de maior interesse para o autor de Crônicas, enquanto ambos os monarcas israelitas e judeus ocupavam o interesse do autor de 1 e 2 Reis. Os livros de 1 e 2 Crônicas enfatizam especialmente os elementos sacerdotais da história da nação, como o templo e a adoração, enquanto que os Reis 1 e 2 dão atenção aos elementos reais e proféticos.

Em 2 Crônicas, os reis de Judá depois de Davi são avaliados em referência a Davi e à adoração de Javé; em 1 e 2 Reis os governantes de ambos os reinos são avaliados em referência à Lei Mosaica. (1)

Capítulos de 1 Reis:

Capítulo 1: Salomão é Ungido Rei

Capítulo 2: Início do Reinado de Salomão

Capítulo 3: A Oração de Salomão e a Resposta de Deus

Capítulo 4: A Majestade de Salomão

Capítulo 5: A Amizade Entre Hirão e Salomão

Capítulo 6: A Construção do Templo

Capítulo 7: Construções Pessoais de Salomão

Capítulo 8: O Pedido de Salomão a Deus

Capítulo 9: Deus Responde a Salomão

Capítulo 10: O Esplendor de Salomão

Capítulo 11: O Desvio de Salomão

Capítulo 12: A Divisão do Reino

Capítulo 13: O Endurecimento de Jeroboão

Capítulo 14: Profecia Contra Jeroboão

Capítulo 15: Reinado de Abias, Asa, Nadabe e Baasa

Capítulo 16: Começa o Reinado de Acabe

Capítulo 17: O Ministério do Profeta Elias

Capítulo 18: O Verdadeiro Deus

Capítulo 19: Deus Fala com Elias e o Anima

Capítulo 20: Acabe Derrota Bem-Hadade

Capítulo 21: Acabe e a Vinha de Nabote

Capítulo 22: Micaías Profetiza Contra Acabe

 

Referências:

Constable, T. L. (1985). 1 Kings. In J. F. Walvoord & R. B. Zuck (Orgs.), The Bible Knowledge Commentary: An Exposition of the Scriptures (Vol. 1, p. 484). Wheaton, IL: Victor Books.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here