Bíblia de Estudo Online Diego Nascimento

1 Reis Estudo: Primeiro Livro dos Reis de Israel

No livro de 1 Reis, vemos uma exposição com observações práticas muitas histórias são livros sobre reis e seus reinados, às quais os negócios dos seus reinos são reduzidos. Isto é um fragmento de honra que ordinariamente tem sido prestada às cabeças coroadas.

A Sagrada Escritura é a história do Reino de Deus entre os homens, sob as diversas administrações que teve. Entretanto, lá, o Rei é um, e seu nome único.

A história particular que agora se encontra diante de nós refere-se aos assuntos dos reinos de Judá e de Israel, porém com especial consideração ao reino de Deus no meio deles.

Pois ainda trata-se de uma história sagrada, muito mais instrutiva e não menos interessante do que quaisquer histórias de reis da terra, em relação às quais (àquelas que possuem qualquer exatidão) ela precede em relação ao tempo.

Pois, embora houvesse reis em Edom antes que houvesse qualquer rei em Israel (Gênesis 36.31) (estrangeiros, naquele estágio, tiveram a precedência), a história dos reis de Israel vive, e viverá.

Na Escritura Sagrada, até o fim do mundo, enquanto a dos reis de Edom há muito jaz no esquecimento, porque a honra que vem de Deus é durável, enquanto a honra do mundo assemelha-se a um cogumelo, que cresce em uma noite e em uma noite perece.

A Bíblia começou com a história de patriarcas, profetas e juizes, homens cuja convivência com o céu foi mais imediata, convivência cujo registro fortalece a nossa fé.

Mas não é tão facilmente ajustada à nossa situação, já que não esperamos tanto visões, mas a história subsequente de acontecimentos semelhantes aos nossos sob a direção da providência comum.

E aqui também, embora não encontremos muitos tipos e figuras do Messias, vemos grande expectativa a respeito dele; pois não apenas profetas, mas reis desejaram ver os grandes mistérios do evangelho (Lucas 10.24).

1 Reis e Os Livros de Samuel

Os dois livros de Samuel são introduções aos dois livros dos Reis, ao relatarem a origem da instituição real com Saul e da família real com Davi.

Esses dois livros nos dão um relato sobre Salomão, o sucessor de Davi, sobre a divisão do seu reino e sobre a sucessão de vários reis, tanto de Judá quanto de Israel, com um resumo da história deles até o cativeiro.

E como do livro de Gênesis podemos coletar excelentes regras de economia, para a boa administração de famílias, também desses livros podemos coletar regras de política, para dirigir as coisas públicas.

Nesses livros há uma atenção especial à casa e à linhagem de Davi, das quais veio Cristo. Alguns dos filhos de Davi seguiram seu exemplo, outros não.

Assim, o caráter dos reis de Judá pode ser dado brevemente: Davi, o piedoso; Salomão, o sábio; Roboão, o tolo; Abias, o valente; Asa, o justo; Josafá, o religioso; Jeorão, o ímpio; Acazias, o profano; Joás, o apóstata; Amazias, o precipitado; Uzias, o poderoso; Jotão, o pacífico; Acaz, o idólatra; Ezequias, o reformador; Manassés, o arrependido; Amom, o obscuro; Josias, o bondoso; Jeoacaz, Jeoaquim, Joaquim e Zedequias, todos ímpios, e assim trouxeram rapidamente a ruína, tanto a si mesmos quanto ao seu reino.

O número de bons e maus é aproximadamente o mesmo, mas os reinados dos bons geralmente foram longos e os dos maus, curtos, consideração esta que faria o estado de Israel não completamente mau naquele período como parece a princípio.

Conteúdo de 1 Reis

Neste primeiro livro nós temos a morte de Davi (capítulos 1 e 2). O glorioso reinado de Salomão e a construção do templo (capítulos 3-10), mas também o obscurecimento dele (capítulo 11).

A divisão dos reinos com Roboão e seu reinado, e o de Jeroboão (capítulos 12-14). Os reinados de Abias e Asa em Judá, Baasa e Onri em Israel (capítulos 15-16).

Os milagres de Elias (capítulos 17-19). O sucesso de Acabe contra Ben-Hadade, sua impiedade e queda (capítulos 20-22). E em toda essa história mostra-se que reis, embora deuses para nós, para Deus são homens, mortais e passíveis de julgamento. (Henry, Matthew, Comentário de Josué a Ester)

Capítulos de 1 Reis:

Capítulo 1: Salomão é Ungido Rei

Capítulo 2: Início do Reinado de Salomão

Capítulo 3: A Oração de Salomão e a Resposta de Deus

Capítulo 4: A Majestade de Salomão

Capítulo 5: A Amizade Entre Hirão e Salomão

Capítulo 6: A Construção do Templo

Capítulo 7: Construções Pessoais de Salomão

Capítulo 8: O Pedido de Salomão a Deus

Capítulo 9: Deus Responde a Salomão

Capítulo 10: O Esplendor de Salomão

Capítulo 11: O Desvio de Salomão

Capítulo 12: A Divisão do Reino

Capítulo 13: O Endurecimento de Jeroboão

Capítulo 14: Profecia Contra Jeroboão

Capítulo 15: Reinado de Abias, Asa, Nadabe e Baasa

Capítulo 16: Começa o Reinado de Acabe

Capítulo 17: O Ministério do Profeta Elias

Capítulo 18: O Verdadeiro Deus

Capítulo 19: Deus Fala com Elias e o Anima

Capítulo 20: Acabe Derrota Bem-Hadade

Capítulo 21: Acabe e a Vinha de Nabote

Capítulo 22: Micaías Profetiza Contra Acabe

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, e estudante de Teologia. Seu amor por Jesus e pela Bíblia o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
});

O jesuseabiblia.com tem uma nova Política de Privacidade e Cookies Saiba mais.