Bíblia de Estudo Online Diego Nascimento

1 Samuel 11 Estudo: A Indignação de Saul

Em 1 Samuel 11, lemos acerca dos primeiros frutos do governo de Saul, no livramento glorioso de Jabes-Gileade das mãos dos amonitas.

No entanto, os israelitas não deviam inferir desse acontecimento que fizeram bem ao pedir um rei (Deus poderia e os teria livrado sem um rei), mas deviam admirar a bondade de Deus, pelo fato de não tê-los rejeitado quando o rejeitaram.

Também deviam reconhecer a sua sabedoria na escolha do homem, que, se não estivesse apto, Ele o tornaria apto, quanto à grande responsabilidade para a qual foi chamado, e o capacitaria, para ser digno da coroa por meio dos seus serviços públicos, antes de ser colocada sobre sua cabeça pela aprovação pública.

Lemos aqui a respeito:

1. Da medida extrema a que a cidade de Jabes-Gileade, do outro lado do Jordão, foi sujeita pelos amonitas (w. 1-8).

2. A prontidão de Saul em auxiliá-los. Com isso, ele se tornou notável (w. 4-10).

3. O sucesso do seu esforço, por meio do qual Deus o distinguiu (w. 11).

4. A brandura de Saul aos que se opunham a ele (w. 12,13).

5. A confirmação pública e reconhecimento de sua eleição ao governo (w. 14,15).

(Henry, Matthew, Comentário de Josué a Ester)

Esboço de 1 Samuel 11:

1 Samuel 11.1 – 4: A ameaça dos Amonitas

1 Samuel 11.5 – 11: A indignação de Saul

1 Samuel 11.12 – 15: A misericórdia de Saul

 

1 Samuel 11.1 – 4: A ameaça dos Amonitas

1 O amonita Naás avançou contra a cidade de Jabes-Gileade e a cercou. E os homens de Jabes lhe disseram: “Faça um tratado conosco, e nos sujeitaremos a você”.

2 Contudo, Naás, o amonita, respondeu: “Só farei um tratado com vocês sob a condição de que eu arranque o olho direito de cada um de vocês e assim humilhe todo o Israel”.

3 As autoridades de Jabes lhe disseram: “Dê-nos sete dias para que possamos enviar mensageiros a todo o Israel; se ninguém vier nos socorrer, nós nos renderemos”.

4 Quando os mensageiros chegaram a Gibeá, cidade de Saul, e relataram essas coisas ao povo, todos choraram em alta voz.

1 Samuel 11.5 – 11: A indignação de Saul

5 Naquele momento, Saul estava trazendo o gado do campo e perguntou: “O que há com o povo? Por que estão chorando?” Então lhe contaram o que os homens de Jabes tinham dito.

6 Quando Saul ouviu isso, o Espírito de Deus apoderou-se dele, e ele ficou furioso.

7 Apanhou dois bois, cortou-os em pedaços e, por meio dos mensageiros, enviou os pedaços a todo o Israel, proclamando: “Isto é o que acontecerá aos bois de quem não seguir Saul e Samuel”. Então o temor do Senhor caiu sobre o povo, e eles vieram unânimes.

8 Quando Saul os reuniu em Bezeque, havia trezentos mil homens de Israel e trinta mil de Judá.

9 E disseram aos mensageiros de Jabes: “Digam aos homens de Jabes-Gileade: “Amanhã, na hora mais quente do dia, haverá libertação para vocês””. Quando relataram isso aos habitantes de Jabes, eles se alegraram.

10 Então, os homens de Jabes disseram aos amonitas: “Ama­nhã nós nos renderemos a vocês, e poderão fazer conosco o que quiserem”.

11 No dia seguinte, Saul dividiu seus soldados em três grupos; entraram no acampamento amonita na alta madrugada e os mataram até a hora mais quente do dia. Aqueles que sobreviveram se dispersaram de tal modo que não ficaram dois juntos.

1 Samuel 11.12 – 15: A misericórdia de Saul

12 Então o povo disse a Samuel: “Quem foi que perguntou: “Será que Saul vai reinar sobre nós?” Traze-nos esses homens, e nós os mataremos”.

13 Saul, porém, disse: “Hoje ninguém será morto, pois neste dia o Senhor trouxe libertação a Israel”.

14 Então Samuel disse ao povo: “Venham, vamos a Gilgal e reafirmemos ali o reino”.

15 Assim, todo o povo foi a Gilgal e proclamou Saul como rei na presença do Senhor. Ali ofereceram sacrifícios de comunhão ao Senhor, e Saul e todos os israelitas tiveram momentos de grande alegria.

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, e estudante de Teologia. Seu amor por Jesus e pela Bíblia o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. vanessa de Santana dias da Silva disse:

    Eu queria muito apreder a Bíblia saber esplanada os vesícula. E até mesmo é futuramente pregar

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
});