1 Samuel - Bíblia de Estudo Online

Até onde pode ser determinado, Davi era um jovem de no máximo 20 anos quando foi forçado a deixar o palácio de Saul e sua própria casa por causa da implacável determinação de Saul em destruí-lo (1 Samuel 20).

Dirigido para a área selvagem de Judá, o lugar lógico por causa de sua familiaridade com ele desde a infância, Davi viveu como “Robin Hood” por quase 10 anos.

Este período de tempo é contado a partir do fato de que Davi tinha 30 anos quando começou a governar Judá em Hebrom (2 Samuel 5:4), sua ascensão ocorrendo imediatamente após a morte de Saul (2 Sm 2: 10-11).

Davi havia passado um ano e quatro meses entre os filisteus, pouco antes disso (1 Sm 27:7) e, como sugerido, tinha apenas cerca de 20 anos quando foi exilado de Saul. Os eventos dos capítulos 21–26 devem representar apenas uma fração da atividade de Davi durante esse período.

Mas Deus estava ensinando a Davi muitas coisas naqueles dias, lições que ele ainda compartilha com todos os que leem seus salmos, que encontram seu ambiente neste período turbulento de sua vida (ver, por exemplo, Pss. 18; 34; 52; 54; 56–57). 

Todas essas coisas estavam certamente trabalhando juntas para preparar Davi para ser o tipo de líder que glorificaria a Deus e inspiraria Seu povo. (1)

Esboço de 1 Samuel 21:

21.1 – 9: Davi mente para Aimeleque

21.10 – 15: Davi finge ser louco

1 Samuel 21.1 – 9: Davi mente para Aimeleque

1 Davi foi falar com o sacerdote Aimeleque, em Nobe. Aimeleque tremia de medo quando se encontrou com ele, e perguntou: “Por que você está sozinho? Ninguém veio com você?”

2 Respondeu Davi: O rei me encarregou de uma certa missão e me disse: “Ninguém deve saber coisa alguma sobre sua missão e sobre as suas instruções”. E eu ordenei aos meus soldados que se encontrassem comigo num certo lugar.

3 Agora, então, o que você pode oferecer-me? Dê-me cinco pães ou algo que tiver.

4 O sacerdote, contudo, respondeu a Davi: “Não tenho pão comum; somente pão consagrado; se os soldados não tiveram relações com mulheres recentemente, podem comê-lo”.

5 Davi respondeu: “Certamente que não, pois esse é o nosso costume sempre que saímos em campanha. Não tocamos em mulher. Esses homens mantêm o corpo puro mesmo em missões comuns. Quanto mais hoje!”

6 Então, o sacerdote lhe deu os pães consagrados, visto que não havia outro além do pão da Presença, que era retirado de diante do Senhor e substituído por pão quente no dia em que era tirado.

7 Aconteceu que um dos servos de Saul estava ali naquele dia, cumprindo seus deveres diante do ­Senhor; era o edomita Doegue, chefe dos pastores de Saul.

8 Davi perguntou a Aimeleque: “Você tem uma lança ou uma espada aqui? Não trouxe minha espada nem qualquer outra arma, pois o rei exigiu urgência”.

9 O sacerdote respondeu: “A espada de Golias, o filisteu que você matou no vale de Elá, está enrolada num pano atrás do colete sacerdotal. Se quiser, pegue-a; não há nenhuma outra espada”. Davi disse: “Não há outra melhor; dê-me essa espada”.

1 Samuel 21.10 – 15: Davi finge ser louco

10 Naquele dia, Davi fugiu de Saul e foi procurar Aquis, rei de Gate.

11 Todavia os conselheiros de Aquis lhe disseram: “Não é este Davi, o rei da terra de Israel? Não é aquele acerca de quem cantavam em suas danças: “Saul abateu seus milhares, e Davi suas dezenas de milhares”?”

12 Davi levou a sério aquelas palavras e ficou com muito medo de Aquis, rei de Gate.

13 Por isso, na presença deles fingiu que estava louco; enquanto esteve com eles, agiu como um louco, riscando as portas da cidade e deixando escorrer saliva pela barba.

14 Aquis disse a seus conselheiros: Vejam este homem! Ele está louco! Por que trazê-lo aqui?

15 Será que me faltam loucos para que vocês o tragam para agir como doido na minha frente? O que ele veio fazer no meu palácio?

 

Referências:

Merrill, E. H. (1985). 1 Samuel. In J. F. Walvoord & R. B. Zuck (Orgs.), The Bible Knowledge Commentary: An Exposition of the Scriptures (Vol. 1, p. 450). Wheaton, IL: Victor Books.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here