Bíblia de Estudo Online Diego Nascimento

1 Samuel 21 Estudo: A Fuga de Davi

Em 1 Samuel 21, vemos que Davi despediu-se tanto da corte de Saul quanto do seu acampamento militar e disse adeus ao seu segundo eu, o amado Jônatas.

E, daqui até o final desse livro, ele é considerado e tratado como fora da lei e declarado traidor. Observamos que ele muda constantemente de lugar, pela própria segurança, sendo perseguido por Saul.

Suas dificuldades são descritas de forma detalhada, tanto neste capítulo quanto no próximo, não somente para ser um padrão para os Salmos, mas para que seja, com outros profetas, um exemplo “de aflição e paciência” (Tiago 5.10) aos santos em todas as épocas, especialmente, que pudesse ser um tipo de Cristo.

Que mesmo sendo ungido para o reino, humilhou-se e foi, portanto, grandemente exaltado. Mas o exemplo do Jesus sofredor era um modelo sem mácula; já o de Davi, não era assim.

Testemunhe os relatos deste capítulo, em que encontramos Davi em sua fuga:

  1. Enganando a Aimeleque, o sacerdote, para obter dele os seus mantimentos e armas (v.v. 1-9).
  2. Enganando a Aquis, rei de Gate, fingindo estar louco (v.v. 10-15).

As dificuldades são merecidamente chamadas de tentações, porque muitos são seduzidos pelo pecado. (Henry, Matthew, Comentário de Josué a Ester)

Esboço de 1 Samuel 21:

1 Samuel 21.1 – 9: Davi mente para Aimeleque

1 Samuel 21.10 – 15: Davi finge ser louco

 

1 Samuel 21.1 – 9: Davi mente para Aimeleque

1 Davi foi falar com o sacerdote Aimeleque, em Nobe. Aimeleque tremia de medo quando se encontrou com ele, e perguntou: “Por que você está sozinho? Ninguém veio com você?”

2 Respondeu Davi: O rei me encarregou de uma certa missão e me disse: “Ninguém deve saber coisa alguma sobre sua missão e sobre as suas instruções”. E eu ordenei aos meus soldados que se encontrassem comigo num certo lugar.

3 Agora, então, o que você pode oferecer-me? Dê-me cinco pães ou algo que tiver.

4 O sacerdote, contudo, respondeu a Davi: “Não tenho pão comum; somente pão consagrado; se os soldados não tiveram relações com mulheres recentemente, podem comê-lo”.

5 Davi respondeu: “Certamente que não, pois esse é o nosso costume sempre que saímos em campanha. Não tocamos em mulher. Esses homens mantêm o corpo puro mesmo em missões comuns. Quanto mais hoje!”

6 Então, o sacerdote lhe deu os pães consagrados, visto que não havia outro além do pão da Presença, que era retirado de diante do Senhor e substituído por pão quente no dia em que era tirado.

7 Aconteceu que um dos servos de Saul estava ali naquele dia, cumprindo seus deveres diante do ­Senhor; era o edomita Doegue, chefe dos pastores de Saul.

8 Davi perguntou a Aimeleque: “Você tem uma lança ou uma espada aqui? Não trouxe minha espada nem qualquer outra arma, pois o rei exigiu urgência”.

9 O sacerdote respondeu: “A espada de Golias, o filisteu que você matou no vale de Elá, está enrolada num pano atrás do colete sacerdotal. Se quiser, pegue-a; não há nenhuma outra espada”. Davi disse: “Não há outra melhor; dê-me essa espada”.

1 Samuel 21.10 – 15: Davi finge ser louco

10 Naquele dia, Davi fugiu de Saul e foi procurar Aquis, rei de Gate.

11 Todavia os conselheiros de Aquis lhe disseram: “Não é este Davi, o rei da terra de Israel? Não é aquele acerca de quem cantavam em suas danças: “Saul abateu seus milhares, e Davi suas dezenas de milhares”?”

12 Davi levou a sério aquelas palavras e ficou com muito medo de Aquis, rei de Gate.

13 Por isso, na presença deles fingiu que estava louco; enquanto esteve com eles, agiu como um louco, riscando as portas da cidade e deixando escorrer saliva pela barba.

14 Aquis disse a seus conselheiros: Vejam este homem! Ele está louco! Por que trazê-lo aqui?

15 Será que me faltam loucos para que vocês o tragam para agir como doido na minha frente? O que ele veio fazer no meu palácio?

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, e estudante de Teologia. Seu amor por Jesus e pela Bíblia o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
});