1 Samuel - Bíblia de Estudo Online

Na véspera da batalha, os filisteus haviam se reunido em Afeque, justamente onde haviam derrotado Israel e capturado a arca cerca de 90 anos antes (4:10-11). Israel assumiu posições na primavera de Jezreel, no flanco do Monte Gilboa, a cerca de 64 quilômetros a nordeste de Afeque (1 Samuel 29).

Entre as tropas de Aquis, senhor de Gate, estavam Davi e seus homens. Embora Aquis tivesse confiança implícita em Davi (29:3) e argumentasse com os outros líderes que deveria ter permissão para lutar contra Saul, ele foi derrotado (vv. 6–7, 9).

Compreensivelmente, os outros comandantes temiam que, no calor da batalha, ele desertasse para Israel (v. 4). Davi, oferecendo um fraco protesto (v. 8), mas obviamente muito aliviado, foi dispensado e voltou para Ziclague. (1)

Esboço de 1 Samuel 29:

29.1 – 5: Davi é proibido de lutar ao lado dos Filisteus

29.6 – 11: Dispensado por Aquis

1 Samuel 29.1 – 5: Davi é proibido de lutar ao lado dos Filisteus

1 Os filisteus reuniram todas as suas tropas em Afeque, e Israel acampou junto à fonte de Jezreel.

2 Enquanto os governantes filisteus avançavam com seus grupos de cem e de mil, Davi e seus homens iam na retaguarda com Aquis.

3 Os comandantes dos filisteus perguntaram: “O que estes hebreus fazem aqui?” Aquis respondeu: “Este é Davi, que era oficial de Saul, rei de Israel. Ele já está comigo há mais de um ano e, desde o dia em que deixou Saul, nada fez que mereça ­desconfiança”.

4 Contudo, os comandantes filisteus se iraram contra ele e disseram: Mande embora este homem para a cidade que você lhe designou. Ele não deve ir para a guerra conosco, senão se tornará nosso adversário durante o combate. Qual seria a melhor maneira de recuperar a boa vontade de seu senhor, senão à custa da cabeça de nossos homens?

5 Não é ele o Davi de quem cantavam em suas danças: “Saul abateu seus milhares, e Davi, suas dezenas de milhares”?

1 Samuel 29.6 – 11: Dispensado por Aquis

6 Então Aquis chamou Davi e lhe disse: Juro, pelo nome do Senhor, que você tem sido leal, e ficaria contente em tê-lo servindo comigo no exército. Desde o dia em que você veio a mim, nunca desconfiei de você, mas os governantes não o aprovam.

7 Agora, volte e vá em paz! Não faça nada que desagrade os governantes filisteus.

8 Davi perguntou: “O que foi que eu fiz? O que descobriste contra teu servo, desde o dia em que cheguei? Por que não posso ir lutar contra os inimigos do rei, meu senhor?”

9 Aquis respondeu: Reconheço que você tem feito o que eu aprovo, como um anjo de Deus. Os comandantes filisteus, no entanto, dizem que você não deve ir à batalha conosco.

10 Agora, levante-se bem cedo, junto com os servos de seu senhor que vieram com você, e partam de manhã, assim que clarear o dia.

11 Então Davi e seus soldados levantaram-se de madrugada para voltar à terra dos filisteus. E os filisteus foram para Jezreel.

 

Referências:

Merrill, E. H. (1985). 1 Samuel. In J. F. Walvoord & R. B. Zuck (Orgs.), The Bible Knowledge Commentary: An Exposition of the Scriptures (Vol. 1, p. 454). Wheaton, IL: Victor Books.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here