Bíblia de Estudo Online Diego Nascimento

1 Samuel 9 Estudo: O Encontro de Saul Com Samuel

Em 1 Samuel 9, vemos a soberania de Deus em ação na escolha do rei de Israel. É interessante notar que ninguém do povo se voluntariou ao cargo. Os anciãos que sugeriram a mudança não apresentaram ninguém como sugestão.

Com isso, vemos um fato raro, senão único na história. Um povo que queria ser governado, mas ninguém se apresentou para governá-los.

Saul é escolhido rei de Israel por soberania e atuação de Deus. Servimos a um Deus que cria situações para mudar o rumo da nossa história.

Tudo começou para Saul, com o sumiço das jumentas de seu pai, algo que na verdade deveria ser comum para eles. Mas neste dia não, foi tudo diferente.

No caminho ele encontra com Samuel, que havia sido advertido pelo Senhor Deus sobre esse encontro e pela escolha de Saul.

Quando Samuel menciona o fato a Saul, isto é, sobre ele governar Israel, ele diz: “Acaso não sou eu um benjamita, da menor das tribos de Israel, e não é o meu clã o mais insignificante de todos os clãs da tribo de Benjamim? Por que estás me dizendo tudo isso?”

Saul não era, a princípio, dominado por nenhuma espécie de soberba ou orgulho, pelo contrário, percebemos aqui sua humildade e discrição no que se refere a poder e autoridade.

Deus em sua bondade e majestade continua trabalhando dessa forma, para nomear seus ungidos e vocacionados a obra que lhes tem preparado. Portanto, não desanime, no tempo determinado o Senhor agirá em seu favor.

Esboço de 1 Samuel 9:

1 Samuel 9.1 – 9: O sumiço das jumentas

1 Samuel 9.10 – 17: O encontro de Saul com Samuel

1 Samuel 9.18 – 27: Saul come com Samuel

 

1 Samuel 9.1 – 9: O sumiço das jumentas

1 Havia um homem de Benjamim, rico e influente, chamado Quis, filho de Abiel, neto de Zeror, bisneto de Becorate e trineto de Afia.

2 Ele tinha um filho chamado Saul, jovem de boa aparência, sem igual entre os israelitas; os mais altos batiam nos seus ombros.

3 E aconteceu que as jumentas de Quis, pai de Saul, extraviaram-se. E ele disse a Saul: “Chame um dos servos e vá procurar as jumentas”.

4 Eles atravessaram os montes de Efraim e a região de Salisa, mas não as encontraram. Prosseguindo, entraram no distrito de Saalim, mas as jumentas não estavam lá. Então atravessaram o território de Benjamim, e mesmo assim não as encontraram.

5 Chegando ao distrito de Zufe, disse Saul ao seu servo: “Vamos voltar, ou meu pai deixará de pensar nas jumentas para começar a preocupar-se conosco”.

6 O servo, contudo, respondeu: “Nesta cidade mora um homem de Deus que é muito respeitado. Tudo o que ele diz acontece. Vamos falar com ele. Talvez ele nos aponte o caminho a seguir”.

7 Saul disse a seu servo: “Se formos, o que lhe poderemos dar? A comida de nossos sacos de viagem acabou. Não temos nenhum presente para levar ao homem de Deus. O que temos para oferecer?”

8 O servo lhe respondeu: “Tenho três gramas de prata. Darei isto ao homem de Deus para que ele nos aponte o caminho a seguir”.

9 (Antigamente em Israel, quando alguém ia consultar a Deus, dizia: “Vamos ao vidente”, pois o profeta de hoje era chamado vidente. )

1 Samuel 9.10 – 17: O encontro de Saul com Samuel

10 E Saul concordou: “Muito bem, vamos!” Assim, foram em direção à cidade onde estava o homem de Deus.

11 Ao subirem a colina para chegar à cidade, encontraram algumas jovens que estavam saindo para buscar água e perguntaram a elas: “O vidente está na cidade?”

12 Elas responderam: Sim. Ele está ali adiante. Apressem-se; ele chegou hoje à nossa cidade, porque o povo vai oferecer um sacrifício no altar que há no monte.

13 Assim que entrarem na cidade, vocês o encontrarão antes que suba ao altar do monte para comer. O povo não começará a comer antes que ele chegue, pois ele deve abençoar o sacrifício; depois disso, os convidados irão comer. Subam agora e vocês logo o encontrarão.

14 Eles foram à cidade e, ao entrarem, Samuel vinha na direção deles a caminho do altar do monte.

15 No dia anterior à chegada de Saul, o Senhor havia revelado isto a Samuel:

16 “Amanhã, por volta desta hora, enviarei a você um homem da terra de Benjamim. Unja-o como líder sobre Israel, o meu povo; ele libertará o meu povo das mãos dos filisteus. Atentei para o meu povo, pois o seu clamor chegou a mim”.

17 Quando Samuel viu Saul, o Senhor lhe disse: “Este é o homem de quem lhe falei; ele governará o meu povo”.

1 Samuel 9.18 – 27: Saul come com Samuel

18 Saul aproximou-se de Samuel na entrada da cidade e lhe perguntou: “Por favor, pode me dizer onde é a casa do vidente?”

19 Respondeu Samuel: Eu sou o vidente. Vá na minha frente para o altar, pois hoje você comerá comigo. Amanhã cedo eu lhe contarei tudo o que você quer saber e o deixarei ir.

20 Quanto às jumentas que você perdeu há três dias, não se preocupe com elas; já foram encontradas. E a quem pertencerá tudo o que é precioso em Israel, senão a você e a toda a família de seu pai?

21 Saul respondeu: “Acaso não sou eu um benjamita, da menor das tribos de Israel, e não é o meu clã o mais insignificante de todos os clãs da tribo de Benjamim? Por que estás me dizendo tudo isso?”

22 Então Samuel levou Saul e seu servo para a sala e lhes deu o lugar de honra entre os convidados, cerca de trinta pessoas.

23 E disse ao cozinheiro: “Traga-me a porção de carne que lhe entreguei e mandei reservar”.

24 O cozinheiro pegou a coxa do animal com o que estava sobre ela e colocou tudo diante de Saul. E disse Samuel: “Aqui está o que lhe foi reservado. Coma, pois desde o momento em que eu disse: Tenho convidados, essa parte foi separada para você para esta ocasião”. E Saul comeu com Samuel naquele dia.

25 Depois que desceu do altar do monte para a cidade, Samuel conversou com Saul no terraço de sua casa.

26 Ao romper do dia, quando se levantaram, Samuel chamou Saul no terraço e disse: “Levante-se, e eu o acompanharei, e depois você seguirá viagem”. Saul se levantou e saiu junto com Samuel.

27 Enquanto desciam para a saída da cidade, Samuel disse a Saul: “Diga ao servo que vá na frente”. O servo foi e Samuel prosseguiu: “Fique você aqui um instante, para que eu lhe dê uma mensagem da parte de Deus”.

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, e estudante de Teologia. Seu amor por Jesus e pela Bíblia o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
});

O jesuseabiblia.com tem uma nova Política de Privacidade e Cookies Saiba mais.