Bíblia de Estudo Online Diego Nascimento

1 Tessalonicenses 1 Estudo: O Trabalho e Perseverança

Em 1 Tessalonicenses 1, Paulo começa saudando a igreja. Ele cita dois personagens importantes neste enredo: Silvano e Timóteo. Silvano esteve com Paulo, a partir da sua segunda viagem missionária e juntamente com Timóteo, ajudou o apóstolo a fundar a igreja em Tessalônica.

Paulo destaca em 1 Tessalonicenses 1, o trabalho e a perseverança dos cristãos. Mesmo em meio a adversidade e sofrimento eles mantiveram sua convicção e seguiram o exemplo do apóstolo na defesa do Evangelho de Jesus Cristo.

O exemplo deles passou a influenciar outros cristãos da região e isso resultou em um acelerado crescimento do  Reino de Deus.

Esboço de 1 Tessalonicenses 1:

1 Tessalonicenses 1.2,3: Saudação

1 Tessalonicenses 1.3 – 6: O trabalho e a perseverança

1 Tessalonicenses 1. 7 – 10: O exemplo dos Tessalonicenses

 

A Fidelidade dos Tessalonicenses

“De fato, vocês se tornaram nossos imitadores e do Senhor; apesar de muito sofrimento, receberam a palavra com alegria que vem do Espírito Santo”. (1 Tessalonicenses 1.6)

Eles eram cuidadosos nas suas relações santas para imitar os bons exemplos dos apóstolos e dos ministros de Cristo.

O apóstolo buscou humilhar-se, não somente para o seu próprio bem, mas para o benefício de outros, por meio de uma conduta digna da sua doutrina, para que não destruísse com uma mão o que tinha edificado com a outra.

Os Tessalonicenses, que observaram o tipo de homens que estavam no meio deles e como a pregação e o viver deles estavam em conformidade, mostraram um cuidado consciente em serem seguidores deles ou imitarem o bom exemplo deles.

Com isto, eles também se tornaram seguidores do Senhor, que é o exemplo perfeito que devemos buscar imitar; e deveríamos ser seguidores daqueles que são seguidores de Cristo (1 Coríntios 11.1).

Os Tessalonicenses agiram assim, apesar da tribulação a que os apóstolos e eles próprios eram expostos.

Eles estavam dispostos a participar dos sofrimentos pelo fato de seguirem e confessarem o cristianismo. Eles receberam o evangelho, apesar das dificuldades e privações que acompanhavam os pregadores e seus seguidores.

Talvez isso tenha tornado a palavra mais preciosa, sendo comprada por um preço tão elevado; e o exemplo dos apóstolos brilhava intensamente debaixo das suas tribulações.

Por isso, os Tessalonicenses receberam a palavra com alegria e seguiram o exemplo dos apóstolos sofredores com júbilo, com gozo do Espírito Santo – uma alegria verdadeiramente sólida, espiritual e duradoura, visto que o Espírito Santo é o autor dela.

Consolações Abundantes

“E, assim, tornaram-se modelo para todos os crentes que estão na Macedônia e na Acaia. Porque, partindo de vocês, propagou-se a mensagem do Senhor na Macedônia e na Acaia. Não somente isso, mas também por toda parte tornou-se conhecida a fé que vocês têm em Deus. O resultado é que não temos necessidade de dizer mais nada sobre isso”. (1 Tessalonicenses 1.7,8)

Quando nossas tribulações se tornam abundantes, Ele torna nossas consolações ainda mais abundantes. O zelo deles prevaleceu de tal modo que se tornaram exemplos para todos que estavam ao redor deles.

O exemplo deles era muito eficaz para deixar uma boa impressão em muitas pessoas. Eles eram selos, ou instrumentos para imprimir.

Eles tinham recebido boas impressões da pregação e da conduta dos apóstolos e eles deixaram uma boa impressão, e a conduta deles influenciou os outros. Os cristãos devem ter o mesmo tipo de conduta para influenciar outras pessoas.

O Exemplo dos Tessalonicenses

O exemplo deles foi muito amplo, ultrapassando os limites de Tessalônica, a ponto de alcançar os crentes de toda Macedonia, chegando até a Acaia.

Os Filipenses e outros que receberam o evangelho antes dos Tessalonicenses foram edificados pelo exemplo deles. Alguns que foram contratados por último na vinha podem às vezes superar aqueles que vêm antes deles e tornar-se exemplos para eles.

O exemplo deles ficou muito conhecido. A palavra do Senhor, ou seus efeitos sobre os Tessalonicenses, ressoava, ou era bem conhecida, nas regiões em volta dessa cidade e em todos os lugares.

Não estritamente em cada lugar, mas aqui e ali, para cima e para baixo no mundo: assim que, do bom sucesso do evangelho entre eles, muitos foram encorajados a aceitá-lo, e estavam dispostos, quando chamados, a sofrer por ele.

A Difusão da Fé

“E esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos: Jesus, que nos livra da ira que há de vir”. (1 Tessalonicenses 1:10)

A prontidão da sua fé se tornou notória. Esses Tessalonicenses abraçaram o evangelho tão logo que foi pregado a eles; assim que todos notaram o tipo de entrada que o apóstolo teve no meio deles, não ocorrendo demora como em Filipos, onde levou um bom tempo antes que algo bom pudesse ser feito.

Os efeitos da sua fé eram conhecidos. Eles abandonaram sua idolatria. Eles se afastaram dos seus ídolos e abandonaram toda adoração falsa ensinada a eles. Eles se entregaram a Deus, ao Deus vivo e verdadeiro, e devotaram-se ao seu serviço.

Eles decidiram esperar pelo Filho de Deus dos céus. Uma das peculiaridades da nossa santa religião é esperar pela segunda vinda de Cristo.

Aqueles que crêem que Ele virá esperam que virá para a nossa alegria. Os crentes debaixo do Antigo Testamento esperavam pela vinda do Messias, e os crentes agora esperam pela sua segunda vinda.

Ele está para chegar. E há um bom motivo para crer que Ele virá, porque Deus o ressuscitou dos mortos. Essa é uma garantia para todas as pessoas de que Ele virá para o julgamento (Atos 17.31). E há um bom motivo para esperar por essa vinda, porque Ele nos libertou da ira vindoura.

Ele veio para obter a salvação, e a trará consigo quando voltar, uma libertação plena e final do pecado, e da morte, e do inferno, dessa ira vindoura que virá sobre os incrédulos. Quando essa ira chegar, ela continuará, porque é um fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos (Mateus 25.41). (Henry, Matthew, Comentário de Atos a Apocalipse)

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, e estudante de Teologia. Seu amor por Jesus e pela Bíblia o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. José disse:

    Muito bom o estudo, parabens

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
});