Ao saber, por meio de Timóteo, das reais circunstâncias dos cristãos em Tessalônica, Paulo escreveu a epístola de 1 Tessalonicenses. Por ter sido forçado pela perseguição a sair da cidade, os novos convertidos receberam apenas o mínimo de ensino sobre a vida cristã. 

1 Tessalonicenses: Propósito

Paulo escreveu esta carta para expressar sua alegria pela fé e perseverança dos tessalonicenses em meio à perseguição, e também para instruí-los na santidade e na vida piedosa.

Além disso, era seu desejo esclarecer determinadas doutrinas, especialmente no tocante à situação dos crentes que morrem antes da volta de Jesus Cristo.

1 Tessalonicenses Capítulos:

Capítulo 1: O Trabalho e Perseverança

Capítulo 2: Enfrentando a Adversidade

Capítulo 3: Boas Notícias Alegram

Capítulo 4: Santidade e Arrebatamento

Capítulo 5: A Segunda Volta de Jesus

 

O Contexto da Igreja

Tessalônica foi antigamente a metrópole da Macedônia. Ela é agora chamada de Salonichi, e é a mais bem povoada e uma das melhores cidades comerciais no Oriente.

O apóstolo Paulo, sendo impedido do seu intento de viajar para as províncias da Ásia, assim chamadas de maneira correta, foi dirigido de maneira extraordinária para pregar o evangelho na Macedônia (Atos 16.9,10).

Em obediência ao chamado de Deus, ele foi de Trôade para Samotrácia, depois para Neápolis, e em seguida para Filipos, onde foi bem-sucedido no seu ministério.

Contudo, defrontou-se com maus tratos, sendo lançado na prisão com Silas, seu companheiro de viagem e trabalho, de onde foram maravilhosamente libertos.  Após consolarem os irmãos, partiram.

Passando por Anfípolis e Apolônia, vieram a Tessalônica, onde o apóstolo plantou uma igreja que consistia de alguns crentes judeus e muitos gentios convertidos (Atos 17,1-4).

Mas após um tumulto levantado na cidade pelos judeus descrentes e pelos habitantes mais ordinários e vis, Paulo e Silas, para sua própria segurança, foram enviados para Beréia à noite.

Mais tarde Paulo foi conduzido para Atenas, deixando Silas e Timóteo para trás, mas enviou instruções para que viessem se encontrar com ele o mais rapidamente possível.

Quando chegaram, Timóteo foi enviado para Tessalônica, para informar-se acerca do bem-estar deles e para firmá-los na fé (1 Tessalonicenses 3.2).

Ele se encontrou com Paulo enquanto este se demorava em Atenas, e foi enviado novamente, junto com Silas, para visitar as igrejas na Macedônia. Sendo deixado em Atenas sozinho (1 Tessalonicenses. 3.1), Paulo partiu dali para Corinto, onde permaneceu por um ano e meio.

Nesse ínterim, Silas e Timóteo retornaram a ele da Macedônia (Atos 18.5). Nessa época, ele escreveu essa epístola à igreja de Cristo em Tessalônica. (Henry, Matthew, Comentário de Atos a Apocalipse)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here