Bíblia de Estudo Online

1 Timóteo 5 Estudo: Conselhos Pastorais

Em 1 Timóteo 5, Paulo orienta Timóteo no tratamento com os diversos públicos da igreja. Desde os anciãos até aos mais jovens, o apóstolo diz como o jovem pastor deve tratar.

Ele separa uma parte generosa, do texto para orientar Timóteo no tratamento com as viúvas, deixando claro que elas não devem ser desamparadas.

Os pastores da igreja devem ser honrados com cuidado, por parte do rebanho e respeitado. Qualquer acusação não pode ser aceita contra eles, antes os requisitos precisam ser cumpridos.

Paulo encerra com diversas recomendações a Timóteo, sobretudo de que ele e a congregação devem estar atentos a obedecer às suas palavras, pois elas são da parte de Deus (Ver 1 Timóteo 4 Estudo).

1 Timóteo 5.1 – 8: Conselhos pastorais a Timóteo

1 Não repreenda asperamente o homem idoso, mas exorte-o como se ele fosse seu pai; trate os jovens como a irmãos;

2 as mulheres idosas, como a mães; e as moças, como a irmãs, com toda a pureza.

3 Trate adequadamente as viúvas que são realmente necessitadas.

4 Mas se uma viúva tem filhos ou netos, que estes aprendam primeiramente a colocar a sua religião em prática, cuidando de sua própria família e retribuindo o bem recebido de seus pais e avós, pois isso agrada a Deus.

5 A viúva realmente necessitada e desamparada põe sua esperança em Deus e persiste dia e noite em oração e em súplica.

6 Mas a que vive para os prazeres, ainda que esteja viva, está morta.

7 Dê-lhes estas ordens, para que sejam irrepreensíveis.

8 Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente.

1 Timóteo 5.9 – 16: O cuidado com as viúvas

9 Nenhuma mulher deve ser inscrita na lista de viúvas, a não ser que tenha mais de sessenta anos de idade, tenha sido fiel a seu marido

10 e seja bem conhecida por suas boas obras, tais como criar filhos, ser hospitaleira, lavar os pés dos santos, socorrer os atribulados e dedicar-se a todo tipo de boa obra.

11 Não inclua nessa lista as viúvas mais jovens, pois, quando os seus desejos sensuais superam a sua dedicação a Cristo, querem se casar.

12 Assim elas trazem condenação sobre si, por haverem rompido seu primeiro compromisso.

13 Além disso, aprendem a ficar ociosas, andando de casa em casa; e não se tornam apenas ociosas, mas também fofoqueiras e indiscretas, falando coisas que não devem.

14 Portanto, aconselho que as viúvas mais jovens se casem, tenham filhos, administrem suas casas e não dêem ao inimigo nenhum motivo para maledicência.

15 Algumas, na verdade, já se desviaram, para seguir a Satanás.

16 Se alguma mulher crente tem viúvas em sua família, deve ajudá-las. Não seja a igreja sobrecarregada com elas, a fim de que as viúvas realmente necessitadas sejam auxiliadas.

1 Timóteo 5.17 – 20: O tratamento com os dirigentes da congregação

17 Os presbíteros que lideram bem a igreja são dignos de dupla honra, especialmente aqueles cujo trabalho é a pregação e o ensino,

18 pois a Escritura diz: “Não amordace o boi enquanto está debulhando o cereal”, e “o trabalhador merece o seu salário”.

19 Não aceite acusação contra um presbítero, se não for apoiada por duas ou três testemunhas.

20 Os que pecarem deverão ser repreendidos em público, para que os demais também temam.

1 Timóteo 5.21 – 25: Diversas recomendações a Timóteo

21 Eu o exorto solenemente, diante de Deus, de Cristo Jesus e dos anjos eleitos, a que procure observar essas instruções sem parcialidade; e não faça nada por favoritismo.

22 Não se precipite em impor as mãos sobre ninguém e não participe dos pecados dos outros. Conserve-se puro.

23 Não continue a beber somente água; tome também um pouco de vinho, por causa do seu estômago e das suas freqüentes enfermidades.

24 Os pecados de alguns são evidentes, mesmo antes de serem submetidos a julgamento, ao passo que os pecados de outros se manifestam posteriormente.

25 Da mesma forma, as boas obras são evidentes, e as que não o são não podem permanecer ocultas.

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, estudante de Teologia e Administração. Seu amor por Jesus o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.