1 Timóteo - Bíblia de Estudo Online

Ao escrever 1 Timóteo, Paulo deu ao jovem pastor conselhos práticos relacionados a liderança da Igreja, adoração, os falsos mestres e seus ensinos e como lidar com os diferentes grupos de cristãos na Igreja.

O desejo do apostolo é que Timóteo pudesse tomar as melhores decisões na liderança da Igreja e um comportamento exemplar, e tudo isso com amor.

Nesta carta vemos instruções para que Timóteo preserve uma fé sadia, através da ministração da sã doutrina e de uma vida em santificação. Além disso, ele deveria combater os falsos mestres, pois muitos crentes estavam deixando a comunhão da Igreja e com Jesus Cristo, para seguir suas heresias.

Paulo diz a Timóteo que a adoração pública, isto é, o culto, deveria ser carregado pela atitude e disposição correta dos crentes para com Deus, ou seja, eles deveriam estar ali, por querer, e saber porquê estavam ali.

Com relação a liderança, as instruções são detalhadas quanto à qualificação dos líderes da Igreja. Estes deviam honrar a Deus e praticar o ministérios com honra.

Timóteo também recebe instruções para cuidar de si mesmo, e de sua fé. Nada adiantaria se ele cuidasse dos outros mas não mantivesse a disciplina cristão necessária para que sua fé fosse saudável.

Por fim, Paulo dá instruções com relação aos grupos mais frágeis da Igreja, como os órfãos, as viúvas e os doentes. Eles deveriam ser cuidados de maneira prática, jamais abandonados.

Capítulos de 1 Timóteo:

Capítulo 1: Cuidado com os Falsos Mestres

Capítulo 2: Oração Pelas Autoridades

Capítulo 3: Qualificação dos Ministros

Capítulo 4: A Apostasia do Fim

Capítulo 5: Conselhos Pastorais

Capítulo 6: A Melhor Fonte de Lucro

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here