Bíblia de Estudo Online

2 Coríntios 8 Estudo: A Contribuição Aceitável Deus

Em 2 Coríntios 8, Paulo dá graças a Deus pela generosidade que os Macedônios demonstram em suas ofertas. O apóstolo destaca a voluntariedade e o desejo desses cristãos de participar de um momento tão nobre da obra de Deus.

Dessa forma, Paulo os estimula a participar mais uma vez desse privilégio e dá notoriedade a presença de Tito.

Paulo ensina que a oferta é algo que exige equilíbrio. É aceitável se alguém contribui de acordo com o que pode e deseja.

O apóstolo encerra detalhando como administra a entrega da oferta e o seu cuidado em fazer o que é agradável a Deus e aos homens (Ver 2 Coríntios 7 Estudo).

2 Coríntios 8.1 – 5: A generosidade dos Macedônios

1 Agora, irmãos, queremos que vocês tomem conhecimento da graça que Deus concedeu às igrejas da Macedônia.

2 No meio da mais severa tribulação, a grande alegria e a extrema pobreza deles transbordaram em rica generosidade.

3 Pois dou testemunho de que eles deram tudo quanto podiam, e até além do que podiam. Por iniciativa própria

4 eles nos suplicaram insistentemente o privilégio de participar da assistência aos santos.

5 E não somente fizeram o que esperávamos, mas entregaram-se primeiramente a si mesmos ao Senhor e, depois, a nós, pela vontade de Deus.

2 Coríntios 8.6 – 11: Paulo estimula os Macedônios a contribuir

6 Assim, recomendamos a Tito que, assim como ele já havia começado, também completasse esse ato de graça da parte de vocês.

7 Todavia, assim como vocês se destacam em tudo: na fé, na palavra, no conhecimento, na dedicação completa e no amor que vocês têm por nós, destaquem-se também neste privilégio de contribuir.

8 Não lhes estou dando uma ordem, mas quero verificar a sinceridade do amor de vocês, comparando-o com a dedicação dos outros.

9 Pois vocês conhecem a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, se fez pobre por amor de vocês, para que por meio de sua pobreza vocês se tornassem ricos.

10 Este é meu conselho: convém que vocês contribuam, já que desde o ano passado vocês foram os primeiros, não somente a contribuir, mas também a propor esse plano.

11 Agora, completem a obra, para que a forte disposição de realizá-la seja igualada pelo zelo em concluí-la, de acordo com os bens que vocês possuem.

2 Coríntios 8.12 – 15: A contribuição aceitável Deus

12 Porque, se há prontidão, a contribuição é aceitável de acordo com aquilo que alguém tem, e não de acordo com o que não tem.

13 Nosso desejo não é que outros sejam aliviados enquanto vocês são sobrecarregados, mas que haja igualdade.

14 No presente momento, a fartura de vocês suprirá a necessidade deles, para que, por sua vez, a fartura deles supra a necessidade de vocês. Então haverá igualdade,

15 como está escrito: “Quem tinha recolhido muito não teve demais, e não faltou a quem tinha recolhido pouco”.

2 Coríntios 8.16 – 24: O cuidado de Paulo na administração da oferta

16 Agradeço a Deus ter ele posto no coração de Tito o mesmo cuidado que tenho por vocês,

17 pois Tito não apenas aceitou o nosso pedido, mas está indo até vocês, com muito entusiasmo e por iniciativa própria.

18 Com ele estamos enviando o irmão que é recomendado por todas as igrejas por seu serviço no evangelho.

19 Não só por isso, mas ele também foi escolhido pelas igrejas para nos acompanhar quando formos ministrar esta doação, o que fazemos para honrar o próprio Senhor e mostrar a nossa disposição.

20 Queremos evitar que alguém nos critique quanto ao nosso modo de administrar essa generosa oferta,

21 pois estamos tendo o cuidado de fazer o que é correto, não apenas aos olhos do Senhor, mas também aos olhos dos homens.

22 Além disso, estamos enviando com eles o nosso irmão que muitas vezes e de muitas maneiras já nos provou que é muito dedicado, e agora ainda mais, por causa da grande confiança que ele tem em vocês.

23 Quanto a Tito, ele é meu companheiro e cooperador entre vocês; quanto a nossos irmãos, eles são representantes das igrejas e uma honra para Cristo.

24 Portanto, diante das demais igrejas, demonstrem a esses irmãos a prova do amor que vocês têm e a razão do orgulho que temos de vocês.

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, estudante de Teologia e Administração. Seu amor por Jesus o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.