2 Coríntios 9 Estudo: Sua Oferta é a Sua Semente

Em 2 Coríntios 9, Paulo continua estimulando os Coríntios a contribuírem generosamente com a igreja em Jerusalém.

Ele dá vários e importantes detalhes, sobre como devemos ofertar (Ver Estudo Bíblico Sobre Dízimos e Ofertas). Ele compara a nossa oferta a uma semente e diz que a nossa colheita é proporcional a nossa semeadura.

Isso quer dizer que a nossa generosidade deve ser proporcional ao que temos recebido de Deus. A oferta deve ser sinônimo de alegria e não de pesar.

Em seguida, o apóstolo fala sobre o que Deus faz conosco por causa das nossas ofertas. Deus é bom e generoso. Não é seu desejo que soframos dano, porém ele deseja ver a nossa atitude em relação ao seu Reino (Ver Estudo Sobre o Reino de Deus).

Esboço de 2 Coríntios 9:

2 Coríntios 9.1 – 5: Recomendações para a coleta da oferta

2 Coríntios 9.6 – 9: Sua oferta é a sua semente

2 Coríntios 9.10 – 15: O que Deus faz com nossas ofertas

 

2 Coríntios 9.1 – 5: Recomendações para a coleta da oferta

1 Não tenho necessidade de escrever-lhes a respeito dessa assistência aos santos.

2 Reconheço a sua disposição em ajudar e já mostrei aos macedônios o orgulho que tenho de vocês, dizendo-lhes que, desde o ano passado, vocês da Acaia estavam prontos a contribuir; e a dedicação de vocês motivou a muitos.

3 Contudo, estou enviando os irmãos para que o orgulho que temos de vocês a esse respeito não seja em vão, mas que vocês estejam preparados, como eu disse que estariam,

4 a fim de que, se alguns macedônios forem comigo e os encontrarem despreparados, nós, para não mencionar vocês, não fiquemos envergonhados por tanta confiança que tivemos.

5 Assim, achei necessário recomendar que os irmãos os visitem antes e concluam os preparativos para a contribuição que vocês prometeram. Então ela estará pronta como oferta generosa, e não como algo dado com avareza.

2 Coríntios 9.6 – 9: Sua oferta é a sua semente

6 Lembrem-se: aquele que semeia pouco, também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura, também colherá fartamente.

7 Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.

8 E Deus é poderoso para fazer que lhes seja acrescentada toda a graça, para que em todas as coisas, em todo o tempo, tendo tudo o que é necessário, vocês transbordem em toda boa obra.

9 Como está escrito: “Distribuiu, deu os seus bens aos necessitados; a sua justiça dura para sempre”.

2 Coríntios 9.10 – 15: O que Deus faz com nossas ofertas

10 Aquele que supre a semente ao que semeia e o pão ao que come, também lhes suprirá e multiplicará a semente e fará crescer os frutos da sua justiça.

11 Vocês serão enriquecidos de todas as formas, para que possam ser generosos em qualquer ocasião e, por nosso intermédio, a sua generosidade resulte em ação de graças a Deus.

12 O serviço ministerial que vocês estão realizando não está apenas suprindo as necessidades do povo de Deus, mas também transbordando em muitas expressões de gratidão a Deus.

13 Por meio dessa prova de serviço ministerial, outros louvarão a Deus pela obediência que acompanha a confissão que vocês fazem do evangelho de Cristo e pela generosidade de vocês em compartilhar seus bens com eles e com todos os outros.

14 E nas orações que fazem por vocês, eles estarão cheios de amor por vocês, por causa da insuperável graça que Deus tem dado a vocês.

15 Graças a Deus por seu dom indescritível!

8 COMENTÁRIOS

  1. Meu amigo e irmão em Cristo ! Graça e Paz !
    Não deposite sua expectativa no homem,
    porque você vai se frustrar em algum momento,
    e isso pode abalar sua comunhão com Deus.
    Olhe para Jesus Cristo!
    Jaime meu irmão…
    VOCÊ é luz no mundo, brilhe e irradie essa Luz
    Jesus te deu. Ele nos ama. E isso é o bastante.
    Não permita que aqueles que não são Luz que vivem em trevas apaguem ou ofusquem sua Luz.Faça sua parte !
    Você não doa o Dizimo ou a oferta para ser considerado bom…você doa porque você é Bom !
    O ser bom e grato a Deus, é que te faz ser reconhecido por Deus pois você demonstra “que reconhece e é grato a Deus por que tudo vem dele !
    A palavra chave para você voltar a Dizimar e ofertar é Gratidão ! Fé em Cristo e não nos Homens !
    Olhe para a Cruz de Cristo !
    QUEM DOA COM ALEGRIA ARRUMA UM JEITO PARA DOAR…
    JÁ QUEM NÃO DOA POR AMOR…QUEM NÃO QUER DOAR ARRUMA UMA DESCULPA!
    QUE DEUS O ABENÇOE !

  2. Meu amado o sentido da palavra sim é oferta sim mas é oferta de amor Paulo recomenda o povo a se preparar estais prontos para receber o com os irmãos de Acaia que iriam com ele então que eledeixasse tudo pronto para que quando chegassem não fossem envergonhado então ele fala fazei tudo com amor de amor cor do com teu coração porque quem da ou fazia com amor pelo teu plocimo com amor Deus se agrada ele recompensa em dobro então não é oferta e nem dismo é uma orientaão de amo de cuidados com o próximo

  3. O que esse rapaz falou esta correto! Ele fala o que ouve e testifica o que vê, como que por ventura um guia cego, poderia guiar outro cego. Pq vês o arqueiro no olho do teu irmão, porém não repara na trave que esta no teu próprio?
    Ou como dirás a teu irmão: deixe me tirar o arqueiro do teu olho, quando tens a trave no teu próprio?
    Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e veras claramente para tirar o arqueiro do olho do teu irmão.
    Os dois senhores: Ninguém pode servir a dois senhores; pq ou ha de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e despezará a outro. Não podeis servir a deus e às riquezas.
    Está claro que Jaime reclama com o que vê e fala através das atitudes do guias cegos.
    Mt:23;13
    Ai de vós, escribras e fariseus, hipócritas, pq fechais o reino dos ceus diante do homens pois vós não entrais nem deixar entrar o que estão entrando!
    Mt23:26:27:28- claramente ele fala nessa parte, sobre os falsos profetas, que se apresentam de ovelhas, mas por dentro são loubos roubadores. Sujos de corrupção e também deixa claro em as instruções aos doze apóstolos que não pode receber dinheiro para trabalhar para cristo, digno é o trabalhador do teu alimento, não esperar nenhum pagamento para isso, se na época eles não receberiam para fazer os milagres, imagina hoje os que recebem para falar… o dízimo é só para sustentar o templo e nada mais disso! Se unir com uma mulher tera que trabalhar pelas coisas da terra, mas não transformar o templo numa casa de corrupção para trabalhar pelas coisas da terra, nem cobrar nada, Deus deu tudo de graça, e por alto preço, não vamos sujar sangue inocente! Procure um trabalho para trabalhar com as coisas da terra. Pois o que é do céu é do céu e digno é o trabalhador do teu alimento!

  4. Serei breve no meu comentário. Com tantos líderes roubadores nas igrejas,não só nas grandes igrejas nas pequenas também,torna-se inviável dar o dízimo,pois a palavra de Deus diz que quando somos coniventes com o pecado nos tornamos participantes do mesmo.Me convença através da palavra de Deus é claro,que eu estou errado,aí eu voltarei a dar o dízimo pois eu era dizimista.

    • Jaime, vou dividir a minha resposta:

      1. Lamento o fato de você determinar que todos os líderes são ladrões. Aqui você fere o princípio de Mateus 7.1,2;
      2. Eu não sei o quanto você conhece a Bíblia, mas saiba que o dízimo é uma oferta de sentido espiritual. Se o líder o utiliza de maneira indevida, é problema dele. O seu galardão permanece intocado;
      3. Não preciso lhe convencer de nada. Acredito que seja adulto e capaz de arcar com as consequências de suas decisões, sejam elas certas ou erradas. Se você acredita que não deve entregar o dízimo, não entregue. De toda forma, o Reino vai continuar crescendo e Deus sendo glorificado;
      4. Não me entenda mal, serei sincero na minha opinião. Acredito que o seu problema está relacionado ao “amor ao dinheiro”. Portanto, eu o aconselho a orar sobre isso e pedir ao Senhor que lhe oriente.

      Deus o abençoe!

  5. Gostei muito do estudo sobre ofertas e dízimo.muito Bom a explicação bem esplanada e com detalhes muito importante para nossas igrejas hoje. Parabéns. A paz do senhor Jesus Cristo seja com você pastor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here