Em 2 Crônicas 19, o escritor nos mostra que a relação Josafá X Acabe, teve consequências. O Senhor Deus o repreendeu através do vidente Jéu.

O rei não desperdiçou a oportunidade, para mostrar que estava arrependido ele “percorreu de novo a nação, desde Berseba até os montes de Efraim, fazendo-o voltar para o Senhor, o Deus dos seus antepassados.

Além disso, ele procurou deixar o sistema judiciário mais forte, justo e coerente. Para isso, ele nomeou uma série de novos juízes e deixou o sumo sacerdote Amarias à disposição para orientá-los. 

Esboço de 2 Crônicas 19:

2 Crônicas 19.1 – 4: O Senhor repreende Josafá

2 Crônicas 19.5 – 10: Nomeação dos juízes

2 Crônicas 19.11: A ajuda de Amarias

2 Crônicas 19.1 – 4: O Senhor repreende Josafá

1 Quando Josafá, rei de Judá, voltou em segurança ao seu palácio em Jerusalém,

2 o vidente Jeú, filho de Hanani, saiu ao seu encontro e lhe disse: Será que você devia ajudar os ímpios e amar aqueles que odeiam o Senhor? Por causa disso, a ira do Senhor está sobre você.

3 Contudo, existe em você algo de bom, pois você livrou a terra dos postes sagrados e buscou a Deus de todo o seu coração.

4 Josafá morava em Jerusalém; e percorreu de novo a nação, desde Berseba até os montes de Efraim, fazendo-o voltar para o Senhor, o Deus dos seus antepassados.

2 Crônicas 19.5 – 10: Nomeação dos juízes

5 Ele nomeou juízes em cada uma das cidades fortificadas de Judá,

6 dizendo-lhes: Considerem atentamente aquilo que fazem, pois vocês não estão julgando para o homem, mas para o Senhor, que estará com vocês sempre que derem um veredicto.

7 Agora, que o temor do Senhor esteja sobre vocês. Julguem com cuidado, pois o Senhor, o nosso Deus, não tolera nem injustiça nem parcialidade nem suborno.

8 Também em Jerusalém nomeou Josafá alguns dos levitas, dos sacerdotes e dos chefes de famílias israelitas para julgarem questões da lei do Senhor e resolverem pendências dos habitantes.

9 Deu-lhes as seguintes ordens: Vocês devem servir com fidelidade e com coração íntegro, no temor do Senhor.

10 Em cada causa que chegar a vocês da parte dos seus irmãos israelitas das outras cidades, seja de derramamento de sangue, sejam questões referentes à lei, aos mandamentos, aos decretos ou às ordenanças, vocês deverão adverti-los de que não pequem contra o Senhor; caso contrário, a ira dele virá sobre vocês e sobre eles. Façam assim, e vocês não pecarão.

2 Crônicas 19.11: A ajuda de Amarias

11 “Amarias, o sumo sacerdote, estará com vocês para decidir qualquer questão relacionada com o Senhor; Zebadias, filho de Ismael, líder da tribo de Judá, estará com vocês para decidir qualquer questão civil; e os levitas atuarão como oficiais diante de vocês. Cumpram seus deveres com coragem, e esteja o Senhor com aqueles que agirem corretamente”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here