Bíblia de Estudo Online Diego Nascimento

2 João 1 Estudo: Amor ao Próximo

Em 2 João 1, o apóstolo João escreve recomendações práticas semelhantes a 1 João. Ele começa com uma saudação e em seguida aborda o tema: amor ao próximo.

Adverte seus leitores sobre os enganadores do Evangelho e sobre o fato de que eles precisam tomar cuidado para não cair em suas ciladas, mas sim permanecer nos ensinamentos de Jesus Cristo.

Esboço de 2 João 1:

2 João 1.1 – 4: Saudação

2 João 1.5,6: O amor ao próximo

2 João 1.7 – 13: Os enganadores e o ensino de Jesus Cristo

 

A Condução do Amor

“E agora eu lhe peço, senhora — não como se estivesse escrevendo um mandamento novo, o que já tínhamos desde o princípio — que nos amemos uns aos outros. E este é o amor: que andemos em obediência aos seus mandamentos. Como vocês já têm ouvido desde o princípio, o mandamento é este: que vocês andem em amor”. (2 João 1.5,6)

O pedido do apóstolo: “E agora, senhora, rogo-te”. Levando em conta o que ele solicita, a forma de tratá-la é marcante. Ele não pede uma bênção ou um favor para si próprio, mas a observância habitual ou costumeira do mandamento divino.

Aqui ele poderia ter mandado ou cobrado; mas em certas situações medidas mais duras são piores e desnecessárias e medidas moderadas terão um efeito melhor; e o espírito do apóstolo é, entre todos os outros, o mais gentil e afetuoso.

Quer seja pela consideração à senhora eleita, ou pela brandura apostólica, ou as duas, ele se digna a rogar: “E agora, senhora, rogo-te”. Ele poderia falar da mesma forma que outro apóstolo o fez, dirigindo-se a um certo senhor a quem escreve:

“Pelo que, ainda que tenha em Cristo grande confiança (de acordo com o poder que Cristo me confiou) para te mandar o que te convém, todavia, peço-te, antes, por caridade, sendo eu tal como sou, o velho” (veja Filemom 8,9).

O amor prevalecerá quando a autoridade não for respeitada. Muitas vezes observamos que quanto mais a autoridade é ressaltada mais ela é desprezada. O apóstolo ama e roga para assim conduzir seus amigos ao cumprimento do dever.  (Henry, Matthew, Comentário de Atos a Apocalipse)

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, e estudante de Teologia. Seu amor por Jesus e pela Bíblia o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
});