2 João - Bíblia de Estudo Online

A carta de 2 João é dirigida “à senhora eleita e aos seus filhos” (v. 1; cf. vv. 4–5). Nenhum nome pessoal é encontrado nela, e a sugestão de que o destinatário foi nomeado Eklecta (de eklektē, a palavra traduzida como “escolhida”) ou Kyria (a palavra traduzida como “dama”) carrega pouca convicção.

A esse respeito, 2 João está em contraste com 3 João, que contém os nomes pessoais de três pessoas. Portanto, foi sugerido que o escritor apostólico adotou uma forma literária em 2 João, na qual uma igreja cristã particular é personificada como “a dama escolhida” e seus membros são chamados “seus filhos”.

A personificação de nações e cidades como personagens femininas é comum na Bíblia (“a filha de Sião”), e a igreja cristã é muitas vezes referida como “a noiva de Cristo” (Ef 5: 22-33; 2Co 11:2).

A conclusão de que 2 João é dirigido a uma igreja é ainda apoiada pela observação de que no grego o escritor descarta o número singular para seus pronomes após o versículo 5 e usa um singular novamente apenas no versículo 13.

De fato, a natureza geral da epístola o conteúdo é mais apropriado para uma comunidade. Assim, enquanto a possibilidade de que uma determinada mulher cristã é abordada não pode ser totalmente excluída, é preferível tratar a carta como dirigida a uma igreja.

Se assim for, os problemas enfrentados por esta igreja não diferem muito daqueles confrontados pelos leitores de 1 João. Aqui também o autor advertiu contra os anticristos (2 João 7; 1 João 2:18,22).

O erro de que eram culpados era, como também em 1 João, uma negação da pessoa de Cristo (2 João 7; 1 João 2:22–23; 4:1–3). A epístola também insiste na obediência aos mandamentos de Deus, especialmente o mandamento de amar uns aos outros (2 João 5–6; 1 João 2: 3–9; 3:14–18,23; 4:7,11,20– 21).

Capítulo:

Capítulo 1: Amor ao Próximo e o Ensino de Jesus

 

Referências:

Hodges, Z. C. (1985). 2 John. In J. F. Walvoord & R. B. Zuck (Orgs.), The Bible Knowledge Commentary: An Exposition of the Scriptures (Vol. 2, p. 905). Wheaton, IL: Victor Books.

6 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia, a paz de Cristo!
    Em alguns estudos que encontrei, essa senhora eleita pode ser tanto uma mulher piedosa, quanto a própria igreja ou uma igreja específica. No entanto, gostei da sua ênfase na questão do discípulo do sexo feminino, pois existem tantos equívocos quanto ao papel da mulher na Igreja de Cristo.
    Obrigada por compartilhar!

  2. Bom dia …por acaso “cai” em seu webiste e gostei muito. Sua maneira de expor os topicos é muito simples o que torna claro e objetivos seus comentarios. Parabens e continue. Obrigado
    Ricardo Silva – Sao Paulo SP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here