2 Pedro - Bíblia de Estudo Online

Em 2 Pedro 1, o apóstolo Pedro saúda a igreja desejando que a bênção de Deus permaneça sobre seu povo e dizendo que tudo o que precisamos vem de Jesus Cristo.

Para evitar tropeços na fé, é necessário que cresçamos. Isso será por meio da virtude, conhecimento, domínio próprio, perseverança, piedade, fraternidade e amor.

Pedro cita o seu testemunho presencial do ministério do Senhor Jesus, para que os cristãos saibam que o seu testemunho é extremamente valioso e verdadeiro. E a autoridade das Escrituras é completamente divina, sua origem não é humana, ela veio da parte de Deus.

Esboço de 2 Pedro 1:

1.1 – 4: Tudo o que precisamos está em Jesus Cristo

1.5 – 12: Crescendo na fé

1.13 – 18: O testemunho de Pedro

1.19 – 21: A autoridade da profecia da Escritura

 

2 Pedro 1.1 – 4: Tudo o que precisamos está em Jesus Cristo

1 Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, àqueles que, mediante a justiça de nosso Deus e Salvador Jesus Cristo, receberam conosco uma fé igualmente valiosa:

2 Graça e paz lhes sejam multiplicadas, pelo pleno conhecimento de Deus e de Jesus, o nosso Senhor.

3 Seu divino poder nos deu tudo de que necessitamos para a vida e para a piedade, por meio do pleno conhecimento daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude.

4 Dessa maneira, ele nos deu as suas grandiosas e preciosas promessas, para que por elas vocês se tornassem participantes da natureza divina e fugissem da corrupção que há no mundo, causada pela cobiça.

2 Pedro 1.5 – 12: Crescendo na fé

5 Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento;

6 ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade;

7 à piedade a fraternidade; e à fraternidade o amor.

8 Porque, se essas qualidades existirem e estiverem crescendo em sua vida, elas impedirão que vocês, no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo, sejam inoperantes e improdutivos.

9 Todavia, se alguém não as tem, está cego, só vê o que está perto, esquecendo-se da purificação dos seus antigos pecados.

10 Portanto, irmãos, empenhem-se ainda mais para consolidar o chamado e a eleição de vocês, pois se agirem dessa forma, jamais tropeçarão,

11 e assim vocês estarão ricamente providos quando entrarem no Reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

12 Por isso, sempre terei o cuidado de lembrar-lhes estas coisas, se bem que vocês já as sabem e estão solidamente firmados na verdade que receberam.

2 Pedro 1.13 – 18: O testemunho de Pedro

13 Considero importante, enquanto estiver no tabernáculo deste corpo, despertar a memória de vocês,

14 porque sei que em breve deixarei este tabernáculo, como o nosso Senhor Jesus Cristo já me revelou.

15 Eu me empenharei para que, também depois da minha partida, vocês sejam sempre capazes de lembrar-se destas coisas.

16 De fato, não seguimos fábulas engenhosamente inventadas, quando lhes falamos a respeito do poder e da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo; ao contrário, nós fomos testemunhas oculares da sua majestade.

17 Ele recebeu honra e glória da parte de Deus Pai, quando da suprema glória lhe foi dirigida a voz que disse: “Este é o meu filho amado, de quem me agrado”.

18 Nós mesmos ouvimos essa voz vinda dos céus, quando estávamos com ele no monte santo.

2 Pedro 1.19 – 21: A autoridade da profecia da Escritura

19 Assim, temos ainda mais firme a palavra dos profetas, e vocês farão bem se a ela prestarem atenção, como a uma candeia que brilha em lugar escuro, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça no coração de vocês.

20 Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal,

21 pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo.

2 COMENTÁRIOS

  1. boa noite você leu e fez certo o que realmente a palavra de Deus esta falando porque a minha bíblia ela falar positivamente 2 pedro 5 8 por isso mesmo façam todo o possível para ajuntar a bondade e a fé que vocês tem.
    a bondade juntem o conhecimento, domínio próprio juntem a perseverança e á perseverança a devoção a Deus.
    A essa devoção junte amizade cristão e amizade cristão juntem o amor.
    Pois essa qualidade que vocês precisam ter se vocês as estiverem e fizerem com que elas aumente serão cada vez mais ativo e produzirão muitas coisas boa como resultado do conhecimento que vocês têm do nosso Senhor Jesus Cristo. porque vocês colocaram bem grande impedirão, inoperante, improdutivo

    Significado de Improdutivo. adjetivo Que não produz frutos; que não se consegue desenvolver. Desvantajoso; que não é vantajoso; sem rentabilidade: negócio improdutivo.

    Significado de Inoperante
    adjetivo
    Que não é capaz de operar; que não produz o efeito esperado; ineficaz.

    Impedirão é sinônimo de: pararão, inviabilizarão, inibirão, oporão, proibirão, vetarão, bloquearão, obstruirão
    então me explique por favor, essas três palavras que você escreveram nesse versículos, obrigado

  2. Paz! Desde a primeira vez que li está passagem foi como se O Próprio Deus a estivesse revelado a mim. E me norteado, como uma bússola, a direção da Salvação. Acredito que este era Seu propósito ao inspirar Pedro a escrevê-la. Bendito seja Deus pelo Seu Amor !!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here