2 Reis 1 Estudo: Deus Fala com Elias

O Anjo do Senhor (o Cristo pré-encarnado; Gn 16:9) apareceu a Elias como Ele havia aparecido a muitos outros líderes do Antigo Testamento no passado (por exemplo, Abraão, Moisés, Gideão). Suas aparições sempre identificaram uma importante revelação (2 Reis 1:3–4).

O anjo deu a Elias uma profecia para transmitir ao rei através dos mensageiros reais que Elias interceptou enquanto viajavam para o sul de Samaria para Ecrom. Embora Acazias tenha procurado uma mensagem de Baal-Zebube, ele recebeu uma resposta do Deus verdadeiro e vivo.

Talvez Acazias, como seu pai Acabe, não quisesse consultar um fiel profeta do Senhor, visto que esses profetas estavam consistentemente se opondo ao invés de apoiar o rei por causa de sua iniquidade. O castigo de Deus por consultar um ídolo pagão e não a si mesmo era que Acazias não se recuperaria de seus ferimentos (ver 2 Reis 1:6,16).

Os mensageiros retornaram a Acazias e relataram seu encontro com Elias e sua profecia. Acazias sabia quem era Elias, é claro, visto que Elias se opusera constantemente a seus pais, Acabe e Jezabel, por seu culto a Baal (2 Reis 1:5–8).

A vestimenta peluda (provavelmente feita de cabelo escuro de cabra) e o grande cinto de couro faziam parte do traje dos profetas naquela época. Pano tecido de cabelo, tão áspero como estopa, às vezes era chamado pano de saco.

Visto que o pano de saco simbolizava aflição ou auto-aflição (cf. 6:30; Gn 37:34; 2 Sam. 3:31), o traje de Elias provavelmente visualizava o arrependimento a que os profetas chamavam o povo (ver penitência e pano de saco em Ne 9:1; Jeremias 6:26). Acazias reconheceu a descrição de Elias de seus mensageiros imediatamente. (1)

Esboço de 2 Reis 1:

1.1 – 8: Deus fala com Elias

1.9 – 12: Dois oficiais do rei consumidos

1.13 – 18: A humilhação do terceiro oficial

 

2 Reis 1.1 – 8: Deus fala com Elias

1 Depois da morte de Acabe, Moabe rebelou-se contra Israel.

2 Certo dia, Acazias caiu da sacada do seu quarto no palácio de Samaria e ficou muito ferido. Então enviou mensageiros para consultar Baal-Zebube, deus de Ecrom, para saber se ele se recuperaria.

3 Mas o anjo do Senhor disse ao tesbita Elias: Vá encontrar-se com os mensageiros do rei de Samaria e pergunte a eles: Acaso não há Deus em Israel? Por que vocês vão consultar Baal-Zebube, deus de Ecrom?

4 Por isso, assim diz o Senhor: “Você não se levantará mais dessa cama e certamente morrerá!” E Elias foi embora.

5 Quando os mensageiros voltaram ao rei, ele lhes perguntou: “Por que vocês voltaram?”

6 Eles responderam: “Um homem veio ao nosso encontro e nos disse: Voltem ao rei que os enviou e digam-lhe: Assim diz o Senhor: Acaso não há Deus em Israel? Por que você mandou consultar Baal-Zebube, deus de Ecrom? Por isso você não se levantará mais dessa cama e certamente morrerá!”

7 O rei lhes perguntou: “Como era o homem que os encontrou e lhes disse isso?”

8 Eles responderam: “Ele vestia roupas de pêlos e usava um cinto de couro”. O rei concluiu: “Era o tesbita Elias”.

2 Reis 1.9 – 12: Dois oficiais do rei consumidos

9 Em seguida mandou um oficial com cinquenta soldados procurar Elias. O oficial o encontrou sentado no alto de uma colina, e lhe disse: “Homem de Deus, o rei ordena que tu desças”.

10 Elias respondeu ao oficial: “Se sou homem de Deus, que desça fogo do céu e consuma você e seus cinquenta soldados!” E desceu fogo do céu e consumiu o oficial e seus soldados.

11 Depois disso o rei enviou outro oficial com mais cinquenta soldados. E ele disse a Elias: “Homem de Deus, o rei ordena que tu desças imediatamente”.

12 Respondeu Elias: “Se sou homem de Deus, que desça fogo do céu e consuma você e seus cinquenta soldados!” De novo, fogo de Deus desceu do céu e consumiu o oficial e seus soldados.

2 Reis 1.13 – 18: A humilhação do terceiro oficial

13 Então o rei enviou um terceiro oficial com outros cinquenta soldados. O oficial subiu o monte, caiu de joelhos diante de Elias e implorou: Homem de Deus, tem consideração por minha vida e pela vida destes cinquenta soldados, teus servos!

14 Sei que desceu fogo do céu e consumiu os dois primeiros oficiais com todos os seus soldados. Mas agora, tem consideração por minha vida!

15 O anjo do Senhor disse a Elias: “Acompanhe-o; não tenha medo dele”. Então Elias se levantou, desceu com ele e foi falar com o rei.

16 Ao chegar, disse ao rei: “Assim diz o Senhor: “Acaso não há Deus em Israel? Por que você mandou consultar Baal-Zebube, deus de Ecrom? Por isso você não se levantará mais dessa cama e certamente morrerá!””

17 E Acazias morreu, conforme a palavra do Senhor anunciada por Elias. Como não tinha filhos, Jorão foi o seu sucessor no segundo ano do reinado de Jeorão, rei de Judá, filho de Josafá.

18 Os demais acontecimentos do reinado de Acazias e suas realizações estão escritos nos registros históricos dos reis de Israel.

 

Referências:

Constable, T. L. (1985). 2 Kings. In J. F. Walvoord & R. B. Zuck (Orgs.), The Bible Knowledge Commentary: An Exposition of the Scriptures (Vol. 1, p. 538). Wheaton, IL: Victor Books.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here