Jesus e a Bíblia logo
  • Início
  • Bíblia de Estudo
  • Estudos
    • Jesus
    • Parábolas de Jesus
  • Sobre
  • Contato
Menu
  • Início
  • Bíblia de Estudo
  • Estudos
    • Jesus
    • Parábolas de Jesus
  • Sobre
  • Contato
O Segredo da Vida abundante em Jesus - Capa
DOWNLOAD GRÁTIS AQUI

Início » Bíblia de Estudo Online » 2 Reis 5 Estudo: A Cura de Naamã o Leproso

2 Reis 5 Estudo: A Cura de Naamã o Leproso

diegonascimento316 Por diegonascimento316
Em Bíblia de Estudo Online
10
FacebookTwitterWhatsappTelegram

Em 2 Reis 5 vemos o relato da história de Naamã, o siro. Importante General do exército da Síria, era um homem querido, respeitado e usado por Deus (v.1). Ele, apesar de todo sucesso de vida, tinha lepra, uma doença incurável.

Mas uma menina israelita que era serva de sua mulher, lhe falou do profeta Eliseu e garantiu que ele era capaz de curar a Naamã. Sabendo disso, Naamã se enche de esperança e vai até Eliseu.

Chegando à porta da casa de Eliseu, o servo do profeta saiu ao seu encontro e lhe disse para ir até o rio Jordão e dar sete mergulhos. A promessa era que a sua pele ficaria limpa como a de uma criança.

Porém, vendo a maneira “desdenhosa” com a qual Eliseu lhe havia tratado, Naamã ficou indignado e se recusou a seguir a orientação do profeta.

Vendo a indignação de Naamã, seus servos, com muita sabedoria e amor o convenceram a fazer o que Eliseu havia recomendado.

Quando o fez, ele foi imediatamente e completamente curado.

Há algumas lições aqui:

  1. Deus tem servos fieis em todas as nações;
  2. Seja instrumento de Deus onde quer que esteja, como a menina israelita;
  3. Conheça servos e servas de Deus;
  4. Cerque-se de pessoas que queiram o seu bem;
  5. Siga a instrução do Senhor, por mais estranha que pareça;
  6. Seja grato.

Esboço de 2 Reis 5:

5.1 – 8: Naamã, o leproso

5.9 – 14: A cura de Naamã o leproso

5.15 – 19: A gratidão de Naamã a Eliseu

5.20 – 27: A ganância de Geazi

 

2 Reis 5.1 – 8: Naamã, o leproso

1 Naamã, comandante do exército do rei da Síria, era muito respeitado e honrado pelo seu senhor, pois por meio dele o Senhor dera vitória à Síria. Mas esse grande guerreiro ficou leproso.

2 Ora, tropas da Síria haviam atacado Israel e levado cativa uma menina, que passou a servir à mulher de Naamã.

3 Um dia ela disse à sua senhora: “Se o meu senhor procurasse o profeta que está em Samaria, ele o curaria da lepra”.

4 Naamã foi contar ao seu senhor o que a menina israelita dissera.

5 O rei da Síria respondeu: “Vá. Eu lhe darei uma carta que você entregará ao rei de Israel”. Então Naamã partiu, levando consigo trezentos e cinquenta quilos de prata, setenta e dois quilos de ouro e dez mudas de roupas finas.

6 A carta que levou ao rei de Israel dizia: “Junto com esta carta estou te enviando meu oficial Naamã, para que o cures da lepra”.

7 Assim que o rei de Israel leu a carta, rasgou as vestes e disse: “Por acaso sou Deus, capaz de conceder vida ou morte? Por que este homem me envia alguém para que eu o cure da lepra? Vejam como ele procura um motivo para se desentender comigo!”

8 Quando Eliseu, o homem de Deus, soube que o rei de Israel havia rasgado suas vestes, mandou-lhe esta mensagem: “Por que rasgaste tuas vestes? Envia o homem a mim, e ele saberá que há profeta em Israel”.

2 Reis 5.9 – 14: A cura de Naamã

9 Então Naamã foi com seus cavalos e carros e parou à porta da casa de Eliseu.

10 “Eliseu enviou um mensageiro para lhe dizer: “Vá e lave-se sete vezes no rio Jordão; sua pele será restaurada e você ficará purificado”.”

11 Mas Naamã ficou indignado e saiu dizendo: “Eu estava certo de que ele sairia para receber-me, invocaria em pé o nome do Senhor, o seu Deus, moveria a mão sobre o lugar afetado e me curaria da lepra.

12 Não são os rios Abana e Farfar, em Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Será que não poderia lavar-me neles e ser purificado?” E foi embora dali furioso.

13 Mas os seus servos lhe disseram: “Meu pai, se o profeta lhe tivesse pedido alguma coisa difícil, o senhor não faria? Quanto mais quando ele apenas lhe diz que se lave, e será purificado!”

14 “Assim ele desceu ao Jordão, mergulhou sete vezes conforme a ordem do homem de Deus e foi purificado; sua pele tornou-se como a de uma criança.”

2 Reis 5.15 – 19: A gratidão de Naamã a Eliseu

15 Então Naamã e toda a sua comitiva voltaram à casa do homem de Deus. Ao chegar diante do profeta, Naamã lhe disse: “Agora sei que não há Deus em nenhum outro lugar, senão em Israel. Por favor, aceita um presente do teu servo”.

16 O profeta respondeu: “Juro pelo nome do Senhor, a quem sirvo, que nada aceitarei”. Embora Naamã insistisse, ele recusou.

17 E disse Naamã: “Já que não aceitas o presente, ao menos permite que eu leve duas mulas carregadas de terra, pois teu servo nunca mais fará holocaustos e sacrifícios a nenhum outro deus senão ao Senhor.

18 Mas que o Senhor me perdoe por uma única coisa: quando meu senhor vai adorar no templo de Rimom, eu também tenho que me ajoelhar ali, pois ele se apóia em meu braço. Que o Senhor perdoe o teu servo por isso”.

19 Disse Eliseu: “Vá em paz”. Quando Naamã já estava a certa distância,

2 Reis 5.20 – 27: A ganância de Geazi

20 Geazi, servo de Eliseu, o homem de Deus, pensou: “Meu senhor foi bom demais para Naamã, aquele arameu, não aceitando o que ele lhe ofereceu. Juro pelo nome do Senhor que correrei atrás dele para ver se ganho alguma coisa”.

21 Então Geazi correu para alcançar Naamã, que, vendo-o se aproximar, desceu da carruagem para encontrá-lo e perguntou: “Está tudo bem?”

22 Geazi respondeu: “Sim, tudo bem. Mas o meu senhor enviou-me para dizer que dois jovens, discípulos dos profetas, acabaram de chegar, vindos dos montes de Efraim. Por favor, dê-lhes trinta e cinco quilos de prata e duas mudas de roupas finas”.

23 “Claro”, respondeu Naamã, “leve setenta quilos”. Ele insistiu com Geazi para que os aceitasse e colocou os setenta quilos de prata em duas sacolas, com as duas mudas de roupas, entregando tudo a dois de seus servos, os quais foram à frente de Geazi, levando as sacolas.

24 Quan­do Geazi chegou à colina onde morava, pegou as sacolas das mãos dos servos e as guardou em casa. Mandou os homens de volta, e eles partiram.

25 Depois entrou e apresentou-se ao seu senhor Eliseu. E este perguntou: “Onde você esteve, Geazi?” Geazi respondeu: “Teu servo não foi a lugar algum”.

26 Mas Eliseu lhe disse: “Você acha que eu não estava com você em espírito quando o homem desceu da carruagem para encontrar-se com você? Este não era o momento de aceitar prata nem roupas, nem de cobiçar olivais, vinhas, ovelhas, bois, servos e servas.

27 Por isso a lepra de Naamã atingirá você e os seus descendentes para sempre”. Então Geazi saiu da presença de Eliseu já leproso, parecendo neve.

O Segredo da Vida abundante em Jesus - Capa
DOWNLOAD GRÁTIS AQUI
Anterior

2 Reis 4 Estudo: Eliseu e os 5 Milagres

Próximo

2 Reis 6 Estudo: Eliseu Revela os Conselhos do Rei

diegonascimento316

diegonascimento316

ME SIGA NO INSTAGRAM: @diegonascimento316INSCREVA-SE em meu Canal do YouTube: https://www.youtube.com/jesuseabibliaoficial

Estudos Relacionados

Plano de Deus ou o seu?

Você está VIVENDO o PLANO de Deus (Ou o seu)?

Antigo Testamento Comentado - Jesus e a Bíblia

Antigo Testamento Completo e Comentado

Novo Testamento - Jesus e a Bíblia

Novo Testamento Completo e Comentado

Apocalipse - Bíblia de Estudo Online

Apocalipse 22 Estudo: A Árvore da Vida e o Novo Gênesis

Apocalipse - Bíblia de Estudo Online

Apocalipse 21 Estudo: A Nova Jerusalém

Apocalipse - Bíblia de Estudo Online

Apocalipse 20 Estudo: Derrota de Satanás e o Juízo Final

Comentários 10

  1. Rosa Maria de Souza da silva says:
    2 anos atrás

    Goste muito deste ensinamento .cm o do Naamã que nós ensina sobre nosso orgulho e também sobre geazi para que nunca pegamos nada em troca de fazer o bem

    Responder
  2. Edvalde Armando Francisco Matlula says:
    3 anos atrás

    Gloria Deus. Esto satisfeito pelos esclarecimentos, que Deus continui usando vos. e ora para que Deus vos guarde durante este momento dificil da Pandemia do Covite 19 para que continuiem a pregar a palavra e orem por nos tambem ca em Mocambique.

    Responder
    • Diego Nascimento says:
      3 anos atrás

      Amém meu irmão!

      Responder
  3. Edvalde Armando Francisco Matlula says:
    3 anos atrás

    amem

    Responder
  4. miss jorge says:
    3 anos atrás

    ele nao era Judeu a lei so era pra quem morava em israel,

    Responder
  5. Anônimo says:
    3 anos atrás

    Gostei muito desse ensino

    Responder
  6. Elias Gonçalves da Conceição says:
    5 anos atrás

    Boa noite meu nome é Elias Gonçalves da Conceição.
    Preciso de resposta para minhas dúvidas.
    A bíblia diz que é pecado a divisão.
    Mas no livro de 2 reis CP 6v8 .
    O texto dis que Eliseu adivinha os conselhos do rei da Síria por favor preciso de resposta!!!!

    Responder
    • GABRIEL HABACUQUE says:
      3 anos atrás

      ADIVINHAÇÃO E PECADO , REVELAÇÃO DE DEUS NÃO , POR QUE ADIVINHAR E VOCE QUE ESTA TENTANDO FALAR ALGUMA COISA , REVELAÇÃO E DEUS QUE ESTA TE FALANDO , DEUS NÃO ADIVINHA ELE JA SABE DE TUDO

      Responder
      • Wellington Jose dos Santos says:
        3 anos atrás

        PODERIA UM LEPROSO ESTA NO MEIO DA SOCIEDADE

        Responder
        • Diego Nascimento says:
          3 anos atrás

          Ele era estrangeiro e representante do rei, nesse caso, abriu-se uma exceção.

          Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error:

ÓTIMO! Vou Enviar Para SEU E-MAIL

Digite seu E-mail abaixo e AGUARDE A CONFIRMAÇÃO DO CADASTRO
para receber o E-book de graça!
Claro, seus dados estão 100% seguros!