Bíblia de Estudo Online Diego Nascimento

2 Samuel 10 Estudo: Suspeita Errada

Em 2 Samuel 10, vemos um relato de uma guerra bem-sucedida que Davi teve contra os amonitas e os seus aliados, os siros. Davi enviou uma embaixada amistosa para Hanum, rei dos amonitas (v.v. 1,2).

O rei, por meio de uma suspeita ordinária, mal intencionada, maltratou os embaixadores de Davi (v.v. 3,4). Quando os amonitas viram que Davi havia ficado ressentido (v. 5), se preparam para guerrear contra ele (v. 6).

Davi levou a guerra para dentro do país deles, enviou contra eles Joabe e Abisai, que se dirigiram para a batalha com um plano bem definido e muita bravura (v.v. 7-12).

Os amonitas, e os siros, seus aliados, foram completamente derrotados (v.v. 13,14). As forças dos siros, que se reagruparam, são derrotadas pela segunda vez (v.v. 15-19). Assim Davi promoveu sua própria reputação de gratidão, em retribuir beneficência, e de justiça, em retribuir prejuízos. (Henry, Matthew, Comentário de Josué a Ester)

Esboço de 2 Samuel 10:

2 Samuel 10.1 – 5: Suspeita errada

2 Samuel 10.6 – 14: Davi ataca os amonitas

2 Samuel 10.15 – 19: Derrotados de novo

 

2 Samuel 10.1 – 5: Suspeita errada

1 Algum tempo depois o rei dos amonitas morreu, e seu filho Hanum foi o seu sucessor.

2 Davi pensou: “Serei bondoso com Hanum, filho de Naás, como seu pai foi bondoso comigo”. Então Davi enviou uma delegação para transmitir a Hanum seu pesar pela morte do pai dele. Mas, quando os mensageiros de Davi chegaram à terra dos amonitas,

3 os líderes amonitas disseram a Hanum, seu senhor: “Achas que Davi está honrando teu pai ao enviar mensageiros para expressar condolências? Não é nada disso! Davi os enviou como espiões para examinarem a cidade, a fim de destruí-la”.

4 Então Hanum prendeu os mensageiros de Davi, rapou metade da barba de cada um, cortou metade de suas roupas até as nádegas, e os mandou embora.

5 Quando Davi soube disso, enviou mensageiros ao encontro deles, pois haviam sido profundamente humilhados, e lhes mandou dizer: “Fiquem em Jericó até que a barba cresça, e então voltem para casa”.

2 Samuel 10.6 – 14: Davi ataca os amonitas

6 Vendo que tinham atraído sobre si o ódio de Davi, os amonitas contrataram vinte mil soldados de infantaria dos arameus de Bete-Reobe e de Zobá, mil homens do rei de Maaca e doze mil dos homens de Tobe.

7 Ao saber disso, Davi ordenou a Joabe que marchasse com todo o exército.

8 Os amonitas saíram e se puseram em posição de combate à entrada da cidade, e os arameus de Zobá e de Reobe e os homens de Tobe e de Maaca posicionaram-se em campo aberto.

9 Vendo Joabe que estava cercado pelas linhas de combate, escolheu alguns dos melhores soldados de Israel e os posicionou contra os arameus.

10 Pôs o restante dos homens sob o comando de seu irmão Abisai e os posicionou contra os amonitas.

11 E Jo­abe disse a Abisai: Se os arameus forem fortes demais para mim, venha me ajudar; mas, se os amonitas forem fortes demais para você, eu irei ajudá-lo.

12 Seja forte e lutemos com bravura pelo nosso povo e pelas cidades do nosso Deus. E que o Senhor faça o que for de sua vontade.

13 Então Joabe e seus soldados avançaram contra os arameus, que fugiram dele.

14 Quan­do os amo­nitas viram que os arameus estavam fugindo de Joabe, também fugiram de seu irmão Abisai e entraram na cidade. Assim, Joabe parou a batalha contra os amonitas e voltou para Jerusalém.

2 Samuel 10.15 – 19: Derrotados de novo

15 Vendo-se derrotados por Israel, os arameus tornaram a agrupar-se.

16 Hadadezer mandou trazer os arameus que viviam do outro lado do Eufrates. Estes chegaram a Helã, tendo à frente Soboque, comandante do exército de Hadadezer.

17 Informado disso, Davi reuniu todo o Israel, atravessou o Jordão e chegou a Helã. Os arameus estavam em posição de com­bate para enfrentá-lo,

18 mas acabaram fugindo de diante de Israel. E Davi matou setecentos condutores de carros de guerra e quarenta mil soldados de infantaria dos arameus. Soboque, o comandante do exército, também foi ferido e morreu ali mesmo.

19 Quando todos os reis vassalos de Hadadezer viram que tinham sido derrotados por Israel, fizeram a paz com os israelitas e sujeitaram-se a eles. E os arameus ficaram com medo de voltar a ajudar os amonitas.

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, e estudante de Teologia. Seu amor por Jesus e pela Bíblia o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
});

O jesuseabiblia.com tem uma nova Política de Privacidade e Cookies Saiba mais.