2 Samuel - Bíblia de Estudo Online

Em 2 Samuel 9 vemos que Davi não esqueceu de seu pacto com Jônatas. No auge de sua prosperidade ele quer saber se há alguém da linhagem de Saul, a quem ele possa fazer o bem e ser generoso.

Ziba, um dos servos da casa de Saul foi chamado, e o rei lhe perguntou sobre esta questão. Ziba disse ao rei que Mefibosete, filho de Jônatas estava vivo, mas tinha uma deficiência nos dois pés. Davi ordenou que ele fosse trazido para o palácio.

Quando foi colocado diante de Davi, Mefibosete ficou assustado, e se curvou diante dele.

O rei então proferiu a ordem: “Não tenha medo”, disse-lhe Davi, “pois é certo que eu tratarei com bondade por causa de minha amizade com Jônatas, seu pai. Vou devolver-lhe todas as terras que pertenciam a seu avô Saul; e você comerá sempre à minha mesa”. (2 Samuel 9:7).

Diante de tamanha graça, Mefibosete ficou extremamente feliz. Ele que esperava a morte, ou no mínimo a servidão, achou o favor do rei e recebeu restituição de tudo o que havia perdido.

Além disso, de agora em diante, comeria a mesa com o rei, como um membro da família real.

Um Exemplo de Cristo

O que vemos na atitude de Davi, é o mesmo que Jesus, o generoso rei, faz com todos os pecadores. Merecíamos a morte, ou no mínimo a servidão, e Ele nos agracia com perdão e restituição.

Além disso, somos incluídos na família de Deus e participantes de suas riquezas. Os crentes, a partir do arrependimento, passam a ser tratados graciosamente em Cristo.

O juízo e a servidão do pecado, ficaram para trás. Tudo se fez novo.

Esboço de 2 Samuel 9:

9.1 – 8: A bondade da Davi com a descendência de Jônatas

9.9 – 13: Davi cuida de Mefibosete

 

2 Samuel 9.1 – 8: A bondade da Davi com a descendência de Jônatas

1 Certa ocasião Davi perguntou: “Resta ainda alguém da família de Saul a quem eu possa mostrar lealdade, por causa de minha amizade com Jônatas?”

2 Então chamaram Ziba, um dos servos de Saul, para apresentar-se a Davi, e o rei lhe perguntou: “Você é Ziba?” “Sou teu servo”, respondeu ele.

3 Perguntou-lhe Davi: “Resta ainda alguém da família de Saul a quem eu possa mostrar a lealdade de Deus?” Respondeu Ziba: “Ainda há um filho de Jônatas, aleijado dos pés”.

4 “Onde está ele?”, perguntou o rei. Ziba respondeu: “Na casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar”.

5 Então o rei Davi mandou trazê-lo de Lo-Debar.

6 Quando Mefibosete, filho de Jônatas e neto de Saul, compareceu diante de Davi, prostrou-se com o rosto em terra. “Mefibosete?”, perguntou Davi. Ele respondeu: “Sim, sou teu servo”.

7 “Não tenha medo”, disse-lhe Davi, “pois é certo que eu o tratarei com bondade por causa de minha amizade com Jônatas, seu pai. Vou devolver-lhe todas as terras que pertenciam a seu avô Saul, e você comerá sempre à minha mesa.”

8 Mefibosete prostrou-se e disse: “Quem é o teu servo, para que te preocupes com um cão morto como eu?”

2 Samuel 9.9 – 13: Davi cuida de Mefibosete

9 Então o rei convocou Ziba e disse-lhe: Devolvi ao neto de Saul, seu senhor, tudo o que pertencia a ele e à família dele.

10 Você, seus filhos e seus servos cultivarão a terra para ele. Você trará a colheita para que haja provisões na casa do neto de seu senhor. Mas Mefibosete comerá sempre à minha mesa. Ziba tinha quinze filhos e vinte servos.

11 Então Ziba disse ao rei: “O teu servo fará tudo o que o rei, meu senhor, ordenou”. Assim, Mefibosete passou a comer à mesa de Davi como se fosse um dos seus filhos.

12 Mefibosete tinha um filho ainda jovem chamado Mica. E todos os que moravam na casa de Ziba tornaram-se servos de Mefibosete.

13 Então Mefibosete, que era aleijado dos pés, foi morar em Jerusalém, pois passou a comer sempre à mesa do rei.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here