Bíblia de Estudo Online

2 Tessalonicenses 2 Estudo: Volta de Jesus e Anticristo

Em 2 Tessalonicenses 2, Paulo dá maiores detalhes sobre a volta de Jesus Cristo e é ainda mais especifico, com relação a manifestação do Anticristo, o filho do pecado.

O Espírito Santo é quem detém a plena atuação do diabo. Na segunda vinda de Jesus Cristo, junto com o arrebatamento da Igreja ele será retirado. Com isso, o anticristo terá poderes totais sobre a humanidade.

A inconsequência dos seres humanos e seu constante descaso, com a Palavra de Deus, faz com que o Senhor permita a atuação e o engano do maligno sobre suas vidas.

Em contrapartida, os filhos de Deus são constantemente guardados e fortalecidos na justiça (Ver 2 Tessalonicenses 1 Estudo).

2 Tessalonicenses 2.1 – 4: A Segunda vinda de Jesus e o Anticristo

1 Irmãos, quanto à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com ele, rogamos a vocês

2 que não se deixem abalar nem alarmar tão facilmente, quer por profecia, quer por palavra, quer por carta supostamente vinda de nós, como se o dia do Senhor já tivesse chegado.

3 Não deixem que ninguém os engane de modo algum. Antes daquele dia virá a apostasia e, então, será revelado o homem do pecado, o filho da perdição.

4 Este se opõe e se exalta acima de tudo o que se chama Deus ou é objeto de adoração, chegando até a assentar-se no santuário de Deus, proclamando que ele mesmo é Deus.

2 Tessalonicenses 2.5 – 10: O Anticristo e a ação de Satanás

5 Não se lembram de que quando eu ainda estava com vocês costumava lhes falar essas coisas?

6 E agora vocês sabem o que o está detendo, para que ele seja revelado no seu devido tempo.

7 A verdade é que o mistério da iniqüidade já está em ação, restando apenas que seja afastado aquele que agora o detém.

8 Então será revelado o perverso, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e destruirá pela manifestação de sua vinda.

9 A vinda desse perverso é segundo a ação de Satanás, com todo o poder, com sinais e com maravilhas enganadoras.

10 Ele fará uso de todas as formas de engano da injustiça para os que estão perecendo, porquanto rejeitaram o amor à verdade que os poderia salvar.

2 Tessalonicenses 2.11 – 14: O juízo de Deus e o escolhidos

11 Por essa razão Deus lhes envia um poder sedutor, a fim de que creiam na mentira,

12 e sejam condenados todos os que não creram na verdade, mas tiveram prazer na injustiça.

13 Mas nós devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque desde o princípio Deus os escolheu para serem salvos mediante a obra santificadora do Espírito e a fé na verdade.

14 Ele os chamou para isso por meio de nosso evangelho, a fim de tomarem posse da glória de nosso Senhor Jesus Cristo.

2 Tessalonicenses 2.15 – 17: O apego às tradições e a força de Jesus Cristo

15 Portanto, irmãos, permaneçam firmes e apeguem-se às tradições que lhes foram ensinadas, quer de viva voz, quer por carta nossa.

16 Que o próprio Senhor Jesus Cristo e Deus nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança pela graça,

17 dêem ânimo ao coração de vocês e os fortaleçam para fazerem sempre o bem, tanto em atos como em palavras.

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, estudante de Teologia e Administração. Seu amor por Jesus o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. carlos alessandro de gois disse:

    Diego, bom dia, não concordo com vc a respeito de jesus buscar a igreja e só depois vir o anticristo. Pois agora não me lembro do cap e vers. mas diz assim, que depois da tribulação, o sol se escurecerá, a lua não dará sua claridade daí então mat.24 vers 30, então a grande tribulação só ocorrerá qdo satanás der seu poder e autoridade ao anticristo,muitos confundem as bodas com esse dia, todos os que realmente forem discípulos de jesus, estes perseverarão até o fim. As igrejas estão querendo passar um evangelho muito fofo, sobre a volta de jesus, tanto que o senhor disse se aqueles dias não fosse abreviados muitos não sobreviveriam. A TERRA tem que ver os escolhidos de DEUS sendo perseguidos, capturados, enforcados, mortos, pois aí é o testemunho contra as nações.mas o que Paulo está dizendo é sobre primeiro vem a apostasia, depois é revelado o anticristo, mas sua atuação essa sim acontecerá com nós vivos e ainda aqui.SENÃO, não teria motivo de marcar 666, já que todos que ficarem são deles. Mas amém irmão, que saia a rivalidade, ou quem sabe menos ou mais e sim prevaleça a vontade do senhor. Santos até o fim. Abraço.

    • Bom dia meu irmão!

      Gostei muito do seu comentário. Ele acrescenta muito ao assunto e apresenta mais uma visão sobre esse tema teológico que já é discutido ha cerca de 2000 anos pela Igreja.Mas eu gostaria de fazer algumas ressalvas.
      No meu comentário do capítulo, eu não disse que o Anticristo só virá depois do arrebatamento. Eu disse que ele só terá, plenos poderes sobre a humanidade após isso. Isto é dito pelo apóstolo Paulo, no texto:

      “6 E agora vocês sabem o que o está detendo, para que ele seja revelado no seu devido tempo. 7 A verdade é que o mistério da iniquidade já está em ação, restando apenas que seja afastado aquele que agora o detém. 8 Então será revelado o perverso…”

      Embora, o espírito do Anticristo já esteja em atuação o Espírito Santo o detém. Mas quando o Espírito Santo for retirado da Terra, sua manifestação será completa.
      Em segundo lugar, é importante perceber que este assunto, isto é, a volta de Jesus apresenta ao menos três propostas aceitas pela Igreja ao longo destes 2000 anos. Isto mostra que não há consenso sobre todos os detalhes da volta de Jesus. Ou seja, só saberemos quando o evento ocorrer, porque os pais da Igreja e a Igreja contemporânea não dão como certo nenhuma visão ou outra.
      Quando falo de Igreja, não me refiro a minha denominação ou a sua. Igreja é o corpo de Cristo sobre toda a Terra. E quando se estuda a fundo o tema, não pelos olhos denominacionais, mais teológicos, não há consenso.
      Portanto, fico feliz que você discorde de mim neste caso. Significa que eu e você estamos tentando crescer na graça e no conhecimento de Jesus Cristo.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.