Ao escrever 2 Tessalonicenses, a situação da igreja em Tessalônica era quase a mesma da ocasião em que ele escreveu 1 Tessalonicenses. Paulo ainda se encontrava trabalhando em Corinto com Silas e Timóteo.

Ao que tudo indica, Paulo ao ser informado do acolhimento da sua primeira carta e do progresso dos crentes tessalonicenses a escrever esta segunda carta.

O propósito de Paulo em 2 Tessalonicenses é animar os novos convertidos perseguidos da igreja. Exortando-os a dar bom testemunho cristão e a trabalhar cada um pelo seu sustento.

Além disso, Paulo procura corrigir erros doutrinários sobre eventos dos tempos do fim, como: a volta de Jesus e o Anticristo. Assuntos ligados ao “Dia de Cristo”.

Capítulos de 2 Tessalonicenses:                                     

Capítulo 1: O Juízo de Deus

Capítulo 2: Volta de Jesus e Anticristo

Capítulo 3: O Trabalho Honesto

 

O Propósito da Carta

Essa segunda epístola foi escrita logo depois da anterior e parece ter como objetivo evitar um erro, que poderia originar-se de algumas passagens da epístola anterior, referente à segunda vinda de Cristo, como se estivesse bem próxima.

O apóstolo nesta epístola tem o cuidado de evitar qualquer uso errado que alguns deles poderiam fazer das expressões usadas pelo apóstolo que eram favoráveis ao dialeto dos profetas do Antigo Testamento.

O apóstolo os informa de que havia muitos desígnios intermediários que ainda precisavam ser cumpridos antes que viesse o Dia do Senhor, embora, pelo fato de a vinda ser certa, ele tivesse falado acerca dela como se estivesse próxima.

Leia também -   Êxodo 28 Estudo: As Vestes de Arão

Existem outras coisas que ele escreve para consolá-los diante do sofrimento, além de exortação e orientação gerais. (Henry, Matthew, Comentário de Atos a Apocalipse)

Inscreva-se em nosso canal e receba conteúdo exclusivo » QUERO SER UM INSCRITO!

Estudos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here