Bíblia de Estudo Online Diego Nascimento

2 Timóteo Estudo: 2º Carta de Paulo a Timóteo

Em 2 Timóteo, sabendo que Timóteo era tímido e enfrentava adversidades no ministério, e suportando a sombria perspectiva de forte perseguição vinda de fora, contra a igreja, e da atividade nociva dos falsos mestres dentro dela, ele exorta Timóteo a defender o Evangelho, a pregar a Palavra, a perseverar na tribulação e a cumprir sua missão.

No capítulo 1, Paulo assegura a Timóteo o seu incessante amor e orações, e exorta-o a nunca falhar na fidelidade ao Evangelho, a guardar com diligência a verdade e a seguir o seu exemplo.

No capítulo 2, Paulo dá ao jovem pastor a responsabilidade de preservar a fé, transmitindo suas verdades a homens fiéis que por sua vez, ensinarão a outros.

Timóteo deve sofrer as aflições como um bom soldado, servir a Deus com diligência e manejar corretamente a palavra da verdade, separar-se daqueles que se desviam da verdade apostólica, manter-se puro e trabalhar com paciência como mestre.

Paulo ainda fala sobre a apostasia dos últimos dias e conjura Timóteo a pregar a Palavra e cumprir os deveres do ministério.

Capítulos de 2 Timóteo

Capítulo 1: Exemplo de Fidelidade

Capítulo 2: O Obreiro Aprovado Por Deus

Capítulo 3: A Maldade dos Últimos Dias

Capítulo 4: Carreira da Fé e o Bom Combate

 

Contexto de 2 Timóteo

Esta segunda epístola Paulo escreveu a Timóteo, de Roma, quando era prisioneiro ali e corria risco de vida. As seguintes palavras deixam isso claro:

“Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo” (2 Timóteo. 4.6).

Parece que sua remoção deste mundo, em sua própria percepção, não estava longe. Especialmente considerando-se o furor e a maldade dos seus perseguidores, e sua ida perante Nero, que chama de sua primeira defesa, quando ninguém o assistiu; antes, todos o desampararam (2 Timóeto. 4.16).

Intérpretes concordam que essa foi a última epístola que o apóstolo escreveu. Não se sabe ao certo onde Timóteo estava. O escopo dessa epístola difere um pouco da anterior, não se referindo tanto ao seu ofício como evangelista, mas ao seu comportamento e conduta pessoais. (Henry, Matthew, Comentário de Atos a Apocalipse)

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, e estudante de Teologia. Seu amor por Jesus e pela Bíblia o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

3 Comentários

  1. Edson disse:

    Muito bom seus estudos meu irmão! trouxe de forma resumida, de fácil compreensão. Deus te abençoe irei indicar para amigos!

  2. Francisca pereira da Silva disse:

    Gostei muito deste estudo gostaria de receber mais pr.

  3. sandoval apa p bueno disse:

    apas do senhor irmao muito bom seu estudo

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
});

O jesuseabiblia.com tem uma nova Política de Privacidade e Cookies Saiba mais.