A carta de 3 João foi escrita com o propósito destacar o testemunho de Gaio pela sua fiel hospitalidade e ajuda prestada aos fiéis obreiros viajantes, para fazer uma advertência indireta ao petulante Diótrefes e para preparar o caminho da sua própria visita pessoal.

3 João: Visão Geral

A carta de 3 João menciona três homens por nome. Gaio é calorosa e honrosamente mencionado pela sua piedosa vida na verdade, e pela sua hospitalidade exemplar para com os irmãos viajantes.

Diótrefes, um dirigente ditador, é denunciado pelo seu orgulho, cujas manifestações são: rejeitar uma carta anterior de João, calúnia contra João, recusar o acolhimento aos mensageiros de João e ameaçar exclusão aqueles que os receberem.

Por fim Demétrio, talvez o portador desta carta, ou pastor de uma comunidade na vizinhança, é louvado como um homem de boa reputação e lealdade à verdade.

Capítulos

Capítulo 1: O Testemunho de João

 

A Importância dos Laços

A comunhão cristã é exercida e apreciada por meio dessa carta. Os cristãos devem ser aprovados na demonstração prática da sujeição declarada ao evangelho de Cristo.

O estímulo e a aprovação de pessoas generosas e de espírito público fazem bem a muitos.

Com esse fim o apóstolo envia essa epístola animadora ao seu amigo Gaio, na qual ele também se queixa do espírito errôneo e da prática contrária de um certo ministro e confirma o bom relato de um outro ministro mais digno de ser imitado. 

Nessa epístola, o apóstolo congratula Gaio pela prosperidade de sua alma (v.v – 1,2), pela fama que tinha no meio dos cristãos (v.v – 3,4) e pela sua caridade e hospitalidade aos servos de Cristo (v.v – 5,6).

Ele se queixa do tratamento desdenhoso de um ambicioso Diótrefes (v.v – 9,10), recomenda Demétrio (v. 12) e expressa sua esperança em visitar Gaio em breve (v.v – 13,14). (Henry, Matthew, Comentário de Atos a Apocalipse)

Inscreva-se em nosso canal e receba conteúdo exclusivo » QUERO SER UM INSCRITO!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here