3 João - Bíblia de Estudo Online

Onde Gaio (v. 1) viveu não é especificado. É provável que ele pertencia a uma igreja em algum lugar da Ásia romana (oeste da Turquia). A tradição atribui ao apóstolo João um papel nessa área, assim como o livro do Apocalipse.

O escritor parece ter pedido a Gaio que mostrasse hospitalidade a Demétrio (v. 12), que era evidentemente um pregador cristão itinerante (vv.5–8). Demétrio provavelmente também foi o portador da carta.

Aparentemente, o apóstolo João precisou apelar diretamente a Gaio pelo apoio de Demétrio, uma vez que a igreja era dominada por um homem chamado Diótrefes que não deu as boas vindas aos irmãos viajantes (vv. 9-10).

De fato, Diótrefes até procurou excomungar aqueles que ofereciam a esses homens sua hospitalidade. Se Gaio fosse um membro desta mesma igreja, ele possivelmente correria o risco de incorrer na ira de Diótrefes também.

Mas concebivelmente, Gaio era um homem de alguns meios que não podia ser facilmente expulso da igreja. A sugestão de que Gaio pertencia a uma igreja diferente da de Diótrefes não parece provável à luz do versículo 9, com sua simples referência à “igreja”.

Diótrefes pode ser um exemplo inicial (e desfavorável) de um bispo monárquico. Na primeira situação eclesiástica em que um corpo de anciãos de igual autoridade governava as congregações, surgiu um sistema no qual um homem assumia proeminência sobre os outros anciãos e se tornava o “bispo” (embora esse título fosse originalmente sinônimo do de ancião).

Este processo deve ter acontecido quase imperceptivelmente quando um homem de caráter forte ganhou ascendência sobre o restante da liderança. Mas na igreja à qual Gaio evidentemente pertencia, o processo levara à proeminência de um indivíduo voluntarioso e autoritário.

As razões de Diótrefes para recusar receber irmãos viajando não foram soletradas especificamente por João. Sem dúvida, Diótrefes racionalizou sua conduta de alguma forma. Mas o apóstolo deixou claro que o que Diótrefes fez estava errado (v. 11). Ele esperava corrigir a situação quando chegou (v. 10).

Capítulos:

Capítulo 1: O Testemunho de João

 

Referências:

Hodges, Z. C. (1985). 3 João Em J. F. Walvoord & R. B. Zuck (Orgs.), O Comentário do Conhecimento da Bíblia: Uma Exposição das Escrituras (Vol. 2, p. 910–911). Wheaton, IL: Victor Books.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here