Em Amós 2, o Senhor Deus continua anunciando juízo contra as nações. Dentre elas, aparece Israel. Ele relembra o seu povo daquilo que fez por eles no passado. O Senhor Deus rasga o coração e demonstra a tristeza pelo comportamento ímpio de seu povo e como eles esqueceram a aliança do passado.
Não podemos permitir que o tempo comprometa a dedicação da nossa intimidade com Deus, do nosso compromisso com Ele.
Esboço de Amós 2:
2.1 – 3: Juízo contra Moabe
2.4,5: Juízo contra Judá
2.6 – 16: Juízo de Deus contra Israel
Amós 2.1 – 3: Juízo contra Moabe
1 Assim diz o Senhor: Por três transgressões de Moabe, e ainda mais por quatro, não anularei o castigo. Porque ele queimou até reduzir a cinzas os ossos do rei de Edom,
2 porei fogo em Moabe, e as chamas consumirão as fortalezas de Queriote. Moabe perecerá em grande tumulto, em meio a gritos de guerra e ao toque da trombeta.
3 Destruirei o seu governante e com ele matarei todas as autoridades, diz o Senhor.
Amós 2.4,5: Juízo contra Judá
4 Assim diz o Senhor: Por três transgressões de Judá, e ainda mais por quatro, não anularei o castigo. Porque rejeitou a lei do Senhor e não obedeceu aos seus decretos, porque se deixou enganar por deuses falsos, deuses que os seus antepassados seguiram,
5 porei fogo em Judá, e as chamas consumirão as fortalezas de Jerusalém.
Amós 2.6 – 16: Juízo de Deus contra Israel
6 Assim diz o Senhor: Por três transgressões de Israel, e ainda mais por quatro, não anularei o castigo. Vendem por prata o justo, e por um par de sandálias o pobre.
7 Pisam a cabeça dos necessitados como pisam o pó da terra, e negam justiça ao oprimido. Pai e filho possuem a mesma mulher e assim profanam o meu santo nome.
8 Inclinam-se diante de qualquer altar com roupas tomadas como penhor. No templo do seu deus bebem vinho recebido como multa.
9 Fui eu que destruí os amorreus diante deles, embora fossem altos como o cedro e fortes como o carvalho. Eu destruí os seus frutos em cima e as suas raízes embaixo.
10 Eu mesmo tirei vocês do Egito, e os conduzi por quarenta anos no deserto para lhes dar a terra dos amorreus.
11 Também escolhi alguns de seus filhos para serem profeta se alguns de seus jovens para serem nazireus. Não é verdade, povo de Israel?, declara o Senhor.
12 Mas vocês fizeram os nazireus beber vinho e ordenaram aos profetas que não profetizassem.
13 Agora, então, eu os amassarei como uma carroça amassa a terra quando carregada de trigo.
14 O ágil não escapará, o forte não reunirá as suas forças, e o guerreiro não salvará a sua vida.
15 O arqueiro não manterá a sua posição, o que corre não se livrará, e o cavaleiro não salvará a própria vida.
16 Até mesmo os guerreiros mais corajosos fugirão nus naquele dia, declara o Senhor.