Bíblia de Estudo Online

Amós 4 Estudo: O Senhor Retém a Chuva

Em Amós 4, o Senhor Deus adverte Seu povo com relação a importância de estarmos atentos à Palavra de Deus, não importa se é um anúncio de juízo.

Deus declara a Seu povo que reteve chuva e permitiu a escassez na natureza para que por meio disso, eles voltassem sua face para a obediência, mas nada aconteceu.

Aprendemos portanto, que o juízo de Deus não garante arrependimento. Muitas nações e pessoas vivem e reconhecem que o Senhor está contra eles, mas mesmo assim permanecem no pecado. (Ver Amós 3 Estudo)

Em Amós 4 veremos:

Amós 4.1 – 5: A importância da Palavra

Amós 4.6 – 8: O Senhor Retém a Chuva

Amós 4.9 – 13: O Senhor castiga o povo

 

Amós 4.1 – 5: A importância da Palavra

1 Ouçam esta palavra, vocês, vacas de Basã que estão no monte de Samaria, vocês, que oprimem os pobres e esmagam os necessitados e dizem aos senhores deles: “Tragam bebidas e vamos beber!”

2 O Senhor, o Soberano, jurou pela sua santidade: Certamente chegará o tempo em que vocês serão levados com ganchos, e os últimos de vocês com anzóis.

3 Cada um de vocês sairá pelas brechas do muro, e serão atirados na direção do Harmom, declara o Senhor.

4 Vão a Betel e ponham-se a pecar; vão a Gilgal e pequem ainda mais. Ofereçam os seus sacrifícios cada manhã, os seus dízimos no terceiro dia.

5 Queimem pão fermentado como oferta de gratidão e proclamem em toda parte suas ofertas voluntárias; anunciem-nas, israelitas, pois é isso que vocês gostam de fazer, declara o Senhor, o Soberano.

Amós 4.6 – 8: O Senhor Retém a Chuva

6 “Fui eu mesmo que dei a vocês estômagos vazios em cada cidade e falta de alimentos em todo lugar, e mesmo assim vocês não se voltaram para mim”, declara o Senhor.

7 Também fui eu que retive a chuva quando ainda faltavam três meses para a colheita. Mandei chuva a uma cidade, mas não a outra. Uma plantação teve chuva; outra não teve e secou.

8 Gente de duas ou três cidades ia cambaleando de uma cidade a outra em busca de água, sem matar a sede, e mesmo assim vocês não se voltaram para mim, declara o Senhor.

Amós 4.9 – 13: O Senhor castiga o povo

9 “Muitas vezes castiguei os seus jardins e as suas vinhas, castiguei-os com pragas e ferrugem. Gafanhotos devoraram as suas figueiras e as suas oliveiras, e mesmo assim vocês não se voltaram para mim”, declara o Senhor.

10 “Enviei pragas contra vocês como fiz com o Egito. Matei os seus jovens à espada, deixei que capturassem os seus cavalos. Enchi os seus narizes com o mau cheiro dos mortos em seus acampamentos, e mesmo assim vocês não se voltaram para mim”, declara o Senhor.

11 “Destruí algumas de suas cidades, como destruí Sodoma e Gomorra. Ficaram como um tição tirado do fogo, e mesmo assim vocês não se voltaram para mim”, declara o Senhor.

12 “Por isso, ainda o castigarei, ó Israel, e, porque eu farei isto com você, prepare-se para encontrar-se com o seu Deus, ó Israel.”

13 Aquele que forma os montes, cria o vento e revela os seus pensamentos ao homem, aquele que transforma a alvorada em trevas, e pisa as montanhas da terra; Senhor, Deus dos Exércitos, é o seu nome.

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, estudante de Teologia e Administração. Seu amor por Jesus o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.