Bíblia de Estudo Online

Amós 7 Estudo: A Vocação de Amós

Em Amós 7, o profeta tem diversas visões que anuncia juízo de destruição contra Jacó, Israel. A partir do que ele vê, intercede pelo seu povo e pede ao Senhor que tenha misericórdia. O Senhor Deus houve o clamor de Amós e suspende o juízo contra a nação.

Precisamos aprender a orar por nossa nação, estado, cidade e até mesmo pela nossa casa. Somos os intercessores do nosso povo (Ver Estudo Bíblico Sobre o Amor de Deus).

Se Amós permanecesse calado, certamente o juízo permaneceria. Contudo ele clamou e foi ouvido. Devemos lembrar que Amós não era um homem muito eloquente, cheio de títulos, com doutorado internacional, NÃO!

Como ele mesmo diz: “Eu não sou profeta nem pertenço a nenhum grupo de profetas, apenas cuido do gado e faço colheita de figos silvestres. Mas o Senhor me tirou do serviço junto ao rebanho e me disse: “Vá, profetize a Israel, o meu povo””.

Amós era um homem comum que ouviu a voz de Deus. (Ver Amós 6 Estudo)

Em Amós 7 veremos:

Amós 7.1 – 3: A visão dos gafanhotos

Amós 7.4 – 6: A visão do fogo

Amós 7.7 – 9: A visão do prumo

Amós 7.10 – 13: Conspiração contra Amós

Amós 7.14 – 17: A vocação de Amós

 

 

Amós 7.1 – 3: A visão dos gafanhotos

1 Foi isto que o Senhor, o Soberano, me mostrou: ele estava preparando enxames de gafanhotos depois da colheita do rei, justo quando brotava a segunda safra.

2 Depois que eles devoraram todas as plantas dos campos, eu clamei: “Senhor Soberano, perdoa! Como Jacó poderá sobreviver? Ele é tão pequeno!”

3 Então o Senhor arrependeu-se e declarou: “Isso não acontecerá”.

Amós 7.4 – 6: A visão do fogo

4 O Soberano, o Senhor, mostrou-me também que, para o julgamento, estava chamando o fogo, o qual secou o grande abismo e devorou a terra.

5 Então eu clamei: “Soberano Senhor, eu te imploro que pares! Como Jacó poderá sobreviver? Ele é tão pequeno!”

6 Então o Senhor arrependeu-se e declarou: “Isso também não acontecerá”.

Amós 7.7 – 9: A visão do prumo

7 Ele me mostrou ainda isto: o Senhor, com um prumo na mão, estava junto a um muro construído no rigor do prumo.

8 E o Senhor me perguntou: “O que você está vendo, Amós?” “Um prumo”, respondi. Então disse o Senhor: “Veja! Estou pondo um prumo no meio de Israel, o meu povo; não vou poupá-lo mais.

9 “Os altares idólatras de Isaque serão destruídos, e os santuários de Israel ficarão em ruínas; com a espada me levantarei contra a dinastia de Jeroboão”.

Amós 7.10 – 13: Conspiração contra Amós

10 Então o sacerdote de Betel, Amazias, enviou esta mensagem a Jeroboão, rei de Israel: Amós está tramando uma conspiração contra ti no centro de Israel. A nação não suportará as suas palavras.

11 está dizendo o seguinte: “Jeroboão morrerá à espada, e certamente Israel irá para o exílio, para longe da sua terra natal”.

12 Depois Amazias disse a Amós: Vá embora, vidente! Vá profetizar em Judá; vá ganhar lá o seu pão.

13 Não profetize mais em Betel, porque este é o santuário do rei e o templo do reino.

Amós 7.14 – 17: A vocação de Amós

14 respondeu a Amazias: Eu não sou profeta nem pertenço a nenhum grupo de profetas, apenas cuido do gado e faço colheita de figos silvestres.

15 Mas o Senhor me tirou do serviço junto ao rebanho e me disse: “Vá, profetize a Israel, o meu povo”.

16 Agora ouça, então, a palavra do Senhor. Você diz: “Não profetize contra Israel, e pare de pregar contra a descendência de Isaque”.

17 “Mas, o Senhor lhe diz: ““Sua mulher se tornará uma prostituta na cidade, e os seus filhos e as suas filhas morrerão à espada. Suas terras serão loteadas, e você mesmo morrerá numa terra pagã. E Israel certamente irá para o exílio, para longe da sua terra natal””.

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, estudante de Teologia e Administração. Seu amor por Jesus o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.