Apocalipse 1, começa com a identificação da origem da mensagem, é uma revelação da parte de Jesus Cristo sobre as coisas que vão acontecer, antes do fim.
O autor se apresenta como João, o mesmo que escreveu um dos Evangelhos que leva este nome. Assim como no livro, ele apresenta Jesus como a Palavra de Deus e diz que bem-aventurados são os leem, ouvem e guardam as palavras desta revelação.
O destinatário de Apocalipse são sete Igrejas que estavam localizadas na Ásia. O autor as saúda com graça e paz da parte de Deus.
João declara que o autor da mensagem, Jesus Cristo está prestes a voltar porque Ele é o início e o final de todas as coisas, inclusive da história da humanidade.
Tudo começa e termina em Cristo.
João nos diz que estava em Patmos quando recebeu a revelação, localizada na costa da Ásia Menor (atual Turquia). Ele estava lá por causa da Palavra de Deus, isto é, ele estava em exilado. A Ilha era uma espécie de prisão.
As aflições que atingiam os crentes de todo o mundo, também o atingiram, por isso ele diz que é “companheiro nos sofrimentos”.
Em meio às suas tribulações, o Senhor Jesus se revela a João, no “dia do Senhor”, isto é, no domingo. A igreja do primeiro século chamava este de “o primeiro dia da semana”. João o chama assim, porque foi no domingo que Jesus ressuscitou.
O Senhor se revela em Apocalipse não mais como o servo sofredor, mas glorificado. Cheio de glória e majestade. Ao vê-Lo, imediatamente o apóstolo desfalece diante de Jesus.
Assim como a Daniel, lhe diz: “Não tenha medo”.
Não precisamos temer a revelação da glória de Deus, o Senhor é bom, nos ama e quer nos mostrar seus segredos.
Jesus diz a João que ele deve escrever tudo o que está prestes a ouvir e enviar às sete Igrejas da Ásia. Aqui o apóstolo estava em êxtase espiritual, algo semelhante ao que aconteceu a Pedro, quando teve a visão na casa de Cornélio (Atos 10:9-10) e Paulo, quando estava no templo em Jerusalém (Atos 22:17,18).
Esboço de Apocalipse 1:
1.1 – 6: Saudação
1.7,8: O Alfa e o Ômega
1.9 – 11: Carta às Sete Igrejas da Ásia
1.12 – 17: A visão de Jesus Glorificado
1.18 – 20: Sou Aquele que vive
Apocalipse 1.1 – 6: Saudação
1 Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos o que em breve há de acontecer. Ele enviou o seu anjo para torná-la conhecida ao seu servo João,
2 que dá testemunho de tudo o que viu, isto é, a palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo.
3 Feliz aquele que lê as palavras desta profecia e felizes aqueles que ouvem e guardam o que nela está escrito, porque o tempo está próximo.
4 às sete igrejas da província da Ásia: A vocês, graça e paz da parte daquele que é, que era e que há de vir, dos sete espíritos que estão diante do seu trono,
5 e de Jesus Cristo, que é a testemunha fiel, o primogênito dentre os mortos e o soberano dos reis da terra. Ele nos ama e nos libertou dos nossos pecados por meio do seu sangue,
6 e nos constituiu reino e sacerdotes para servir a seu Deus e Pai. A ele sejam glória e poder para todo o sempre! Amém.
Apocalipse 1.7,8: O Alfa e o Ômega
7 Eis que ele vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todos os povos da terra se lamentarão por causa dele. Assim será! Amém.
8 “Eu sou o Alfa e o Ômega”, diz o Senhor Deus, “o que é, o que era e o que há de vir, o Todo-poderoso.”
Apocalipse 1.9 – 11: Carta às Sete Igrejas da Ásia
9 Eu, João, irmão e companheiro de vocês no sofrimento, no Reino e na perseverança em Jesus, estava na ilha de Patmos por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus.
10 No dia do Senhor achei-me no Espírito e ouvi por trás de mim uma voz forte, como de trombeta,
11 que dizia: “Escreva num livro o que você vê e envie a estas sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia”.
Apocalipse 1.12 – 17: A visão de Jesus Glorificado
12 Voltei-me para ver quem falava comigo. Voltando-me, vi sete candelabros de ouro
13 e entre os candelabros alguém “semelhante a um filho de homem”, com uma veste que chegava aos seus pés e um cinturão de ouro ao redor do peito.
14 Sua cabeça e seus cabelos eram brancos como a lã, tão brancos quanto a neve, e seus olhos eram como chama de fogo.
15 Seus pés eram como o bronze numa fornalha ardente e sua voz como o som de muitas águas.
16 Tinha em sua mão direita sete estrelas, e da sua boca saía uma espada afiada de dois gumes. Sua face era como o sol quando brilha em todo o seu fulgor.
17 Quando o vi, caí aos seus pés como morto. Então ele colocou sua mão direita sobre mim e disse: Não tenha medo. Eu sou o Primeiro e o Último.
Apocalipse 1.18 – 20: Sou Aquele que vive
18 Sou Aquele que Vive. Estive morto mas agora estou vivo para todo o sempre! E tenho as chaves da morte e do Hades.
19 Escreva, pois, as coisas que você viu, tanto as presentes como as que acontecerão.
20 Este é o mistério das sete estrelas que você viu em minha mão direita e dos sete candelabros: as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candelabros são as sete igrejas.
aprendo muito com esse estudo
MUITO BOM ESSE ESTUDO
Excelente estudo Diego!
A Bíblia é tácita em Romanos 14 quando diz que uns fazem questão de dias e outros julgam iguais todos os dias, mas que cada um esteja firme em seu próprio ânimo
Em Marcos 9.40 , Os discípulos se incomodaram com alguns que em nome de Jesus faziam milagres e prodígios e ao se ofereceram para interrompê-los, Jesus respondeu: Quem não é contra nós é por nós.
Quem será salvo? Todo aquele que quando Jesus vier estiver fazendo a Sua vontade!
Exposto isto, acho imprescindível deixarmos as diferenças de lado… Não nos degladiemos, pois que enquanto se debate questões interpretativas, almas estão indo para o inferno.
Jesus é o nosso Salvador!! Deus seja louvado!
Exato meu irmão!
☆DEUS é bom o tempo todo
O tempo todo DEUS é bom☆
Achei o estudo bastante proveitoso, muito bom .Deus abençoe dando mais e mais sabedoria!
Gente,tem que saber interpretar. Aí está bem claro que João disse que domingo é o dia do Senhor Por que foi neste dia que Jesus ressuscitou. Não tem nada à ver com o dia de sábado não.
O Dia do Senhor é o SÁBADO. Conforme os 10 mandamentos. O próprio Jesus diz em Mateus 5. 17, 18,19. Eu não vim mudar a Lei, mas cumprir e não será tirado nenhum J e Til, até que tudo seja cumprido. Ainda se cumpriu tudo, Jesus ainda não veio segunda vez na terra quando tudo estará cumprido.
ELE FALOU ENTRE ASPAS Q A PRIMEIRA IGREJA DO SECULO FOI CAHAMADA PRIMEIRODIA DIA DA SEMANA Q FOI O DIA EM Q JESUS RESSUSCITOU
kkkkkkk.. como que tem pessoas que vem a um estudo maravilhoso desses defender qual o dia que se tem que guardar.. sendo que o que realmente importa guardar.. é o Guarda o que tens para que ninguém tome a sua coroa..!! realmente tem muitos precisando estudar um pouco mais…
Bom, essa de o dia do Senhor ser o domingo é muito discutível e com pouquíssima chance de estar correcto. O mais provável é ser uma referência à vinda do Senhor, II de Tessalonicenses 2:2, pois é disso que trata todo o livro.
Qual a sua fonte para tornar o argumento discutível?
“Mais o Sétimo dia é o Sábado do Senhor Teu Deus”.
Expressões Repetidas: “Meus Sábados”.
João era Judeu: O “Sábado” para o Judeu sempre foi o dia do Senhor (até o dia de Hoje)
Você precisa estudar mais o novo testamento.
Muito bom este estudo do APOCALIPSE prossigam está de parabéns estamos juntos
O dia do Senhor é o sábado e não o domingo. A bíblia é clara em dizer que Jesus Quando esteve aqui na Terra guardava o sábado. Quando ele mesmo participou da criação fez a Terra em 6 dias e no sábado descansou é sacrificou este dia. Deus criou o sábado apenas para lembrarmos que pudéssemos relembrar de tudo o que Ele fez pra nós em meio de adoração.
FOI MUITO GRATIFICANTE, ESPLICAÇÃO MUITO BOA, E FÁCIL DE ENTENDER. DEUS SEJA LOUVADO.
Não conhecia, mais a primeira vez que li já estou gostando. Já li o livro de apocalipse, porém quero me aprofundar mais, a cada capítulo lido procuro uma explicação genuína.
comecando…
obrigado pelos comentários
isso simplifica e facilita bastante o entendimento
principalmente para quem sempre teve medo de ler e tentar entender esse livro
Excelente trabalho, parabéns!
muito bom mesmo, comecei hoje e quero ir até fim deste estudo.
Amei o estudo bem resumido e bem explicado parabéns
Obrigado Adriana!
Estou maravilhada com o estudo,bem explicado e fácil para compreender.Deus abençoe
muito bom mesmo estes estudo estou amado que o Senhor JESUS O ABESOA
Tenho aprendido muito estou feliz e me inscrevi para aprender mais mais Deus os abençoe