Apocalipse - Bíblia de Estudo Online

Em Apocalipse 10 temos um outro intervalo na narrativa do juízo de Deus sobre os incrédulos. Aqui, João vê um poderoso Anjo segurando um pequeno rolo.

Este, provavelmente é o mesmo rolo que João vê em Apocalipse 5. O diminutivo que aparece aqui, de acordo com os intérpretes não é utilizado por João para caracterizar um outro rolo, mas o mesmo.

Este rolo é o elo entre o capítulo 10 e o 11, isto porque, ao que tudo indica o rolo tem o conteúdo do evangelho de Jesus Cristo, que a Igreja anuncia (Apocalipse 11:3-7).

A ordem de Jesus na grande comissão, é a de que nos sejamos testemunhas de Sua Palavra e a anunciemos por todo o mundo, antes que chegue o fim das eras (Mateus 28:19,20)

As duas testemunhas que aparecem no capítulo 11, são uma representação da Igreja, em sua missão eles proclamam a verdade do Evangelho em meio a rejeição (Apocalipse 11:3).

Muitos acreditam que o período em que eles anunciam o Evangelho, é entre a sexta e última trombeta, mas provavelmente refere-se a todo o tempo retratado pelo livro, isto é, da ascensão de Jesus até a Sua volta. A interpretação ganha força, porque a João é ordenado comer o rolo, e a descrição é que ele é amargo no estômago e doce na boca.

Esta é missão da Igreja e é por isso que João estava preso em Patmos, por causa da pregação do Evangelho.

Esboço de Apocalipse 10:

10.1 – 4: Um anjo poderoso

10.5 – 7: A mensagem do anjo

10.8 – 11: O pequeno rolo e seu propósito

Apocalipse 10.1 – 4: Um anjo poderoso

1 Então vi outro anjo poderoso, que descia dos céus. Ele estava envolto numa nuvem, e havia um arco-íris acima de sua cabeça. Sua face era como o sol, e suas pernas eram como colunas de fogo.

2 Ele segurava um livrinho, que estava aberto em sua mão. Colocou o pé direito sobre o mar e o pé esquerdo sobre a terra,

3 e deu um alto brado, como o rugido de um leão. Quando ele bradou, os sete trovões falaram.

4 Logo que os sete trovões falaram, eu estava prestes a escrever, mas ouvi uma voz dos céus, que disse: “Sele o que disseram os sete trovões, e não o escreva”.

5 Então o anjo que eu tinha visto em pé sobre o mar e sobre a terra levantou a mão direita para o céu

Apocalipse 10.5 – 7: A mensagem do anjo

6 e jurou por aquele que vive para todo o sempre, que criou os céus e tudo o que neles há, a terra e tudo o que nela há, e o mar e tudo o que nele há, dizendo: Não haverá mais demora!

7 Mas, nos dias em que o sétimo anjo estiver para tocar sua trombeta, vai cumprir-se o mistério de Deus, da forma como ele o anunciou aos seus servos, os profetas.

Apocalipse 10.8 – 11: O pequeno rolo e seu propósito

8 Depois falou comigo mais uma vez a voz que eu tinha ouvido falar dos céus: “Vá, pegue o livro aberto que está na mão do anjo que se encontra em pé sobre o mar e sobre a terra”.

9 Assim me aproximei do anjo e lhe pedi que me desse o livrinho. Ele me disse: “Pegue-o e coma-o! Ele será amargo em seu estômago, mas em sua boca será doce como mel”.

10 Peguei o livrinho da mão do anjo e o comi. Ele me pareceu doce como mel em minha boca; mas, ao comê-lo, senti que o meu estômago ficou amargo.

11 Então me foi dito: “É preciso que você profetize de novo acerca de muitos povos, nações, línguas e reis”.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here