Apocalipse - Bíblia de Estudo Online

Em Apocalipse 2, o Senhor Jesus começa a narrar sua mensagem às sete Igrejas. O conteúdo desta mensagem pode ser dividido da seguinte forma:

Elogio e repreensão: Éfeso, Pérgamo, Tiatira e Sardes;

Elogio: Esmirna e Filadélfia;

Repreensão: Laodiceia.

Elas representam a Igreja Universal, isto é, um modelo geral da Igreja de Cristo em toda a Terra, e em todos os tempos. Sendo assim, o número sete não pode ser considerado um acaso, mas o símbolo de plenitude. Ou seja, a Igreja de Jesus em qualquer era, deve estar atenta a essas palavras.

Todas elas, eram alvos de muitas tribulações, tentações e perseguições, por isso o Senhor as aconselha a ser fiel até o fim.

Éfeso

A primeira mensagem é enviada a Éfeso, Jesus a elogia por seu trabalho dedicado e sua perseverança, reconhece que há muitos opositores ao seu redor além dos falsos irmãos.

A resistência da Igreja também é destacada, ela tem suportado muitos sofrimentos por causa do Nome de Jesus, e permanece crendo. Contudo, o Seu amor pelo Senhor, não é mais o mesmo.

Quando Paulo escreve sua carta ao Efésios, dentre os muitos elogios estão: fé sincera, coração puro e uma consciência limpa.

Passados os anos, aquela congregação que tanto se destacou pelo seu fervor, havia perdido o entusiasmo de servir a Deus. Não é que eles não amassem, e isso fica claro na sua perseverança e resistência ao mal.

No entanto, aquela geração não era tão empolgada no serviço cristão, como foram seus antepassados.

O Senhor os exorta ao arrependimento. Ele quer ver aquela Igreja servindo com o mesmo fervor de antes, caso contrário, Ele retirará “o seu candelabro do lugar dele”. Isso significa que Éfeso deixaria de ser Igreja, por consequente morte espiritual.

Esmirna

Jesus deixa claro a Esmirna que conhece suas dificuldades, limitação de recursos e suas constantes e perigosas tribulações. O termo que João utiliza no grego para pobreza é ptôcheia significando que estes crentes estavam vivendo como mendigos.

Isso aconteceu provavelmente, porque devido à perseguição, eles estavam tendo seus bens confiscados pelo império.

Para confortá-los, Jesus diz que apesare de tudo isso, nEle, eles são ricos!

A blasfêmia a qual o Senhor se refere no versículo 9, é uma referência a rejeição dos judeus que não reconheciam Jesus como Deus, e continuavam a maltratar seus servos, que agora nEle, também são filhos de Abraão.

Jesus considera que quem age assim, contra seus irmãos, tem parte com Satanás.

Os crentes em Esmirna eram soldados de Cristo em uma severa guerra espiritual, o Senhor os avisa que alguns deles enfrentarão a prisão, mas os esforça a perseverar até mesmo diante da morte, pois O Próprio lhe recompensará com a coroa da vida.

Pérgamo

Ao dizer que sabe onde os moradores de Pérgamo moram, Jesus está dizendo que é ciente do contexto pagão em que eles estão inseridos, isto é, “onde está o trono de Satanás”.

A expressão pode ter ao menos, 5 significados:

  1. A cidade era um polo de idolatria;
  2. Havia algum monumento que lembrasse um trono;
  3. O lugar de adoração a Zeus, lembrava um trono e a divindade grega era reverenciada por muitos povos na época;
  4. Esculápio lembrava uma serpente que também era reverenciada na região;
  5. A cidade era reconhecida pelo culto ao imperador.

De qualquer forma, Jesus reconhece que Pérgamo se destaca pelo paganismo. O povo vive longe de Deus e muito próximo a Satanás, a ponto de seu trono estar lá.

Mesmo em meio a toda essa oposição, os crentes de Pérgamo permaneceram firmes, mesmo quando Antipas foi morto por causa de Jesus.

Mesmo em sua fidelidade e devoção, a Igreja ouve de Jesus uma repreensão severa, o motivo: eles toleravam a presença de mestres que ministravam doutrinas que não estavam de acordo com o ensino dos apóstolos de Jesus e levava muitos a um estilo de vida e práticas que não agradavam a Deus.

Tal era a gravidade de seu erro, que o Senhor os comparou a Balaão e Balaque.

Tiatira

Uma das características da palavras de Jesus às Igrejas que deve estar clara em nossas mentes, é o fato de que Ele conhece as obras de cada uma delas. Ou seja, o Senhor está familiarizado com Seu povo.

A Tiatira ele diz seu amor, fé, serviço e perseverança são agora, maiores do que no princípio. Ao contrário de Éfeso, com o passar do tempo o relacionamento deles como Senhor, cresceu.

Contudo, eles estavam permitindo que uma mulher, que ensinava e tinha posição de destaque na Igreja, a corrompesse com doutrinas diabólicas. Tal era a gravidade de seu pecado, que ela é comparada com Jezabel, mulher de Acabe.

O fato é que ela estava convenceu os membros a ter relações sexuais impuras em templos idolatras, comendo a comida sacrificada deles, sob o argumento de que isso era agradável a Deus.

No Antigo Testamento, Jezabel convenceu Israel, o povo de Deus, a adorar Aserá, deusa da fertilidade.

Ao que tudo indica, o Senhor Jesus já havia levantado outros servos fieis para adverti-los sobre isso, mas eles rejeitaram a exortação. Isso fica claro nas palavras: “Dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua imoralidade sexual, mas ela não quer se arrepender”.

Como consequência, o Senhor os adverte que caso não haja arrependimento, um juízo severo recaíra sobre eles.

Esboço de Apocalipse 2:

2.1 – 7: Carta à Éfeso

2.8 – 11: Carta à Esmirna

2.12 – 17: Carta à Pérgamo

2.18 – 29: Carta à Tiatira

Apocalipse 2.1 – 7: Carta à Éfeso

1 Ao anjo da igreja em Éfeso escreva: Estas são as palavras daquele que tem as sete estrelas em sua mão direita e anda entre os sete candelabros de ouro.

2 Conheço as suas obras, o seu trabalho árduo e a sua perseverança. Sei que você não pode tolerar homens maus, que pôs à prova os que dizem ser apóstolos mas não são, e descobriu que eles eram impostores.

3 Você tem perseverado e suportado sofrimentos por causa do meu nome, e não tem desfalecido.

4 Contra você, porém, tenho isto: você abandonou o seu primeiro amor.

5 Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio. Se não se arrepender, virei a você e tirarei o seu candelabro do lugar dele.

6 Mas há uma coisa a seu favor: você odeia as práticas dos nicolaítas, como eu também as odeio.

7 Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei o direito de comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus.

Apocalipse 2.8 – 11: Carta à Esmirna

8 Ao anjo da igreja em Esmirna escreva: Estas são as palavras daquele que é o Primeiro e o Último, que morreu e tornou a viver.

9 Conheço as suas aflições e a sua pobreza; mas você é rico! Conheço a blasfêmia dos que se dizem judeus mas não são, sendo antes sinagoga de Satanás.

10 Não tenha medo do que você está prestes a sofrer. O Diabo lançará alguns de vocês na prisão para prová-los, e vocês sofrerão perseguição durante dez dias. Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida.

11 Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. O vencedor de modo algum sofrerá a segunda morte.

Apocalipse 2.12 – 17: Carta à Pérgamo

12 Ao anjo da igreja em Pérgamo escreva: Estas são as palavras daquele que tem a espada afiada de dois gumes.

13 Sei onde você vive — onde está o trono de Satanás. Contudo, você permanece fiel ao meu nome e não renunciou à sua fé em mim, nem mesmo quando Antipas, minha fiel testemunha, foi morto nessa cidade, onde Satanás habita.

14 No entanto, tenho contra você algumas coisas: você tem aí pessoas que se apegam aos ensinos de Balaão, que ensinou Balaque a armar ciladas contra os israelitas, induzindo-os a comer alimentos sacrificados a ídolos e a praticar imoralidade sexual.

15 De igual modo você tem também os que se apegam aos ensinos dos nicolaítas.

16 Portanto, arrependa-se! Se não, virei em breve até você e lutarei contra eles com a espada da minha boca.

17 Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei do maná escondido. Também lhe darei uma pedra branca com um novo nome nela inscrito, conhecido apenas por aquele que o recebe.

Apocalipse 2.18 – 29: Carta à Tiatira

18 Ao anjo da igreja em Tiatira escreva: Estas são as palavras do Filho de Deus, cujos olhos são como chama de fogo e os pés como bronze reluzente.

19 Conheço as suas obras, o seu amor, a sua fé, o seu serviço e a sua perseverança, e sei que você está fazendo mais agora do que no princípio.

20 No entanto, contra você tenho isto: você tolera Jezabel, aquela mulher que se diz profetisa. Com os seus ensinos, ela induz os meus servos à imoralidade sexual e a comerem alimentos sacrificados aos ídolos.

21 Dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua imoralidade sexual, mas ela não quer se arrepender.

22 Por isso, vou fazê-la adoecer e trarei grande sofrimento aos que cometem adultério com ela, a não ser que se arrependam das obras que ela pratica.

23 Matarei os filhos dessa mulher. Então, todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e retribuirei a cada um de vocês de acordo com as suas obras.

24 Aos demais que estão em Tiatira, a vocês que não seguem a doutrina dela e não aprenderam, como eles dizem, os profundos segredos de Satanás, digo: Não porei outra carga sobre vocês;

25 tão-somente apeguem-se com firmeza ao que vocês têm, até que eu venha.

26 Àquele que vencer e fizer a minha vontade até o fim darei autoridade sobre as nações.

27 “Ele as governará com cetro de ferroe as despedaçará como a um vaso de barro.”

28 Eu lhe darei a mesma autoridade que recebi de meu Pai. Também lhe darei a estrela da manhã.

29 Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here