Apocalipse - Bíblia de Estudo Online

Chegando em Apocalipse 20, vemos que o Anticristo, o falso profeta e seus seguidores foram derrotados e mortos (19:11-21). Chegamos aqui vendo a descrição de Cristo como o Vitorioso. Com a derrota de seus adversários, Jesus estabelece o fim do mal e de toda sua representação.  

Neste capítulo, já próximo do fim, João vai nos mostrar e prisão de Satanás e o fim do ciclo de existência da Morte e do Hades.

Na primeira parte do capítulo 20 (1-10), o autor nos mostra a prisão, libertação, derrota e condenação eterna do Diabo. Por fim, ele foca no último julgamento, como o fim da Morte, do Hades e a sentença dos descrentes para a condenação eterna (11-15).

Esboço de Apocalipse 20:

20.1 – 3: Satanás é preso

20.4 – 6: Os santos no céu

20.7 – 10: Derrota e morte de Satanás

20.11 – 15: O dia do julgamento

Apocalipse 20.1 – 3: Satanás é preso

1 Vi descer dos céus um anjo que trazia na mão a chave do Abismo e uma grande corrente.

2 Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo, Satanás, e o acorrentou por mil anos;

3 lançou-o no Abismo, fechou-o e pôs um selo sobre ele, para assim impedi-lo de enganar as nações, até que terminassem os mil anos. Depois disso, é necessário que ele seja solto por um pouco de tempo.

Apocalipse 20.4 – 6: Os santos no céu

4 Vi tronos em que se assentaram aqueles a quem havia sido dada autoridade para julgar. Vi as almas dos que foram decapitados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus. Eles não tinham adorado a besta nem a sua imagem, e não tinham recebido a sua marca na testa nem nas mãos. Eles ressuscitaram e reinaram com Cristo durante mil anos.

5 (O restante dos mortos não voltou a viver até se completarem os mil anos. ) Esta é a primeira ressurreição.

6 Felizes e santos os que participam da primeira ressurreição! A segunda morte não tem poder sobre eles; serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante mil anos.

Apocalipse 20.7 – 10: Derrota e morte de Satanás

7 Quando terminarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão

8 e sairá para enganar as nações que estão nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, a fim de reuni-las para a batalha. Seu número é como a areia do mar.

9 As nações marcharam por toda a superfície da terra e cercaram o acampamento dos santos, a cidade amada; mas um fogo desceu do céu e as devorou.

10 O Diabo, que as enganava, foi lançado no lago de fogo que arde com enxofre, onde já haviam sido lançados a besta e o falso profeta. Eles serão atormentados dia e noite, para todo o sempre.

Apocalipse 20.11 – 15: O dia do julgamento

11 Depois vi um grande trono branco e aquele que nele estava assentado. A terra e o céu fugiram da sua presença, e não se encontrou lugar para eles.

12 Vi também os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono, e livros foram abertos. Outro livro foi aberto, o livro da vida. Os mortos foram julgados de acordo com o que tinham feito, segundo o que estava registrado nos livros.

13 O mar entregou os mortos que nele havia, e a morte e o Hades entregaram os mortos que neles havia; e cada um foi julgado de acordo com o que tinha feito.

14 Então a morte e o Hades foram lançados no lago de fogo. O lago de fogo é a segunda morte.

15 Aqueles cujos nomes não foram encontrados no livro da vida foram lançados no lago de fogo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here