Apocalipse - Bíblia de Estudo Online

Em Apocalipse 3, vemos a continuidade da mensagem do Senhor Jesus às sete igrejas da Ásia. Aqui o Jesus fala com Sardes, Filadélfia e Laodiceia.

Sardes

A igreja de Sardes era respeitada com uma Igreja influente e relevante. Provavelmente, por causa da quantidade de bens e poder financeiro. Contudo, a aparência não impressiona Aquele “que tem os sete espíritos de Deus e as sete estrelas”.

Quando o Senhor examinou Sardes, percebeu que ela era vazia. Não havia uma fé fervorosa e cheia de boas obras, apenas o cheiro de morte espiritual. Seus membros estavam envolvidos com o paganismo e eram profundamente influenciados pelo pecado praticado por culturas que a cercavam.

Sardes perdeu a vida, quando se conformou com sua aparência exterior e o elogio supérfluo de quem a elogiava.

O Senhor Jesus os exorta a fortalecer os que ainda não morreram e ao arrependimento, pois a qualquer momento Ele irá encontra-los.

Filadélfia

Ao que tudo indica o Senhor Jesus abriu às portas da pregação do Evangelho para Filadélfia de maneira que ninguém a podia fechar. A interpretação ganha força com a abertura de portas para a pregação, que o Senhor proporcionou a Paulo e Barnabé (Atos 14:27).

Mesmo tendo pouca força, isto é, sendo uma congregação pequena e considerada insignificante pelos judeus da época, Filadélfia era vista como preciosa ao olhos de Cristo.

Apesar de toda a tribulação, eles guardaram a Palavra de Jesus e não negaram o Seu Nome.

Junto a Esmirna, Filadélfia não recebeu do Senhor nenhuma repreensão. Essas duas Igrejas devem ser para os crentes fieis um modelo de amor, adoração e serviço genuíno a Deus.

Laodiceia

Provavelmente a primeira geração dos crentes de Laodiceia eram fervorosos e dedicados ao Reino de Deus e ao seu serviço, mas a segunda geração não se envolveu e era fria, irrelevante e infrutífera.

A metáfora “porque você é morno, não é frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca.” é provavelmente uma referência água da cidade.

À distância de 100 quilômetros estava Hierápolis que possuíam fontes térmicas com propriedades medicinais, naturais. Contudo, ao chegar em Laodiceia, a água chegava morna, causando ânsia de vômito em muitos dos que dela bebiam.

Com esse exemplo, o Senhor Jesus diz a Laodiceia que suas obras são insignificantes e sua espiritualidade faz com que Ele esteja a ponto de vomita-la, isto é, a Igreja deixaria de fazer parte de Seu corpo.

Ao invés de influenciar os pecadores ao arrependimento, eles estavam sendo influenciados para a esterilidade.

Contudo, Jesus os amava verdadeiramente e por isso os repreendia. Chamando-os ao arrependimento, Ele diz que estava à porta batendo, isto é, Ele havia sido excluído da vida da Igreja, estava do lado de fora querendo entrar.

Jesus bate, fala e chama ao arrependimento, mas o pecador precisa abrir a porta para que Ele entre e participe de sua vida.

Esboço de Apocalipse 3:

3.1 – 6: Carta à Igreja de Sardes

3.7 – 13: Carta à Igreja de Filadélfia

3.14 – 22: Carta à Igreja de Laodiceia

Apocalipse 3.1 – 6: Carta à Igreja de Sardes

1 Ao anjo da igreja em Sardes escreva: Estas são as palavras daquele que tem os sete espíritos de Deus e as sete estrelas. Conheço as suas obras; você tem fama de estar vivo, mas está morto.

2 Esteja atento! Fortaleça o que resta e que estava para morrer, pois não achei suas obras perfeitas aos olhos do meu Deus.

3 Lembre-se, portanto, do que você recebeu e ouviu; obedeça e arrependa-se. Mas se você não estiver atento, virei como um ladrão e você não saberá a que hora virei contra você.

4 No entanto, você tem aí em Sardes uns poucos que não contaminaram as suas vestes. Eles andarão comigo, vestidos de branco, pois são dignos.

5 O vencedor será igualmente vestido de branco. Jamais apagarei o seu nome do livro da vida, mas o reconhecerei diante do meu Pai e dos seus anjos.

6 Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Apocalipse 3.7 – 13: Carta à Igreja de Filadélfia

7 Ao anjo da igreja em Filadélfia escreva: Estas são as palavras daquele que é santo e verdadeiro, que tem a chave de Davi. O que ele abre ninguém pode fechar, e o que ele fecha ninguém pode abrir.

8 Conheço as suas obras. Eis que coloquei diante de você uma porta aberta que ninguém pode fechar. Sei que você tem pouca força, mas guardou a minha palavra e não negou o meu nome.

9 Veja o que farei com aqueles que são sinagoga de Satanás e que se dizem judeus e não são, mas são mentirosos. Farei que se prostrem aos seus pés e reconheçam que eu o amei.

10 Visto que você guardou a minha palavra de exortação à perseverança, eu também o guardarei da hora da provação que está para vir sobre todo o mundo, para pôr à prova os que habitam na terra.

11 Venho em breve! Retenha o que você tem, para que ninguém tome a sua coroa.

12 Farei do vencedor uma coluna no santuário do meu Deus, e dali ele jamais sairá. Escreverei nele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce dos céus da parte de Deus; e também escreverei nele o meu novo nome.

13 Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Apocalipse 3.14 – 22: Carta à Igreja de Laodiceia

14 Ao anjo da igreja em Laodicéia escreva: Estas são as palavras do Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o soberano da criação de Deus.

15 Conheço as suas obras, sei que você não é frio nem quente. Melhor seria que você fosse frio ou quente!

16 Assim, porque você é morno, não é frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca.

17 Você diz: “Estou rico, adquiri riquezas e não preciso de nada”. Não reconhece, porém, que é miserável, digno de compaixão, pobre, cego, e que está nu.

18 Dou-lhe este conselho: Compre de mim ouro refinado no fogo, e você se tornará rico; compre roupas brancas e vista-se para cobrir a sua vergonhosa nudez; e compre colírio para ungir os seus olhos e poder enxergar.

19 Repreendo e disciplino aqueles que eu amo. Por isso, seja diligente e arrependa-se.

20 Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.

21 Ao vencedor darei o direito de sentar-se comigo em meu trono, assim como eu também venci e sentei-me com meu Pai em seu trono.

22 Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here