Apocalipse - Bíblia de Estudo Online

Quais as pessoas João tem em mente quando escreveu o Apocalipse? Qual o seu propósito? Ter clareza na resposta a essa duas perguntas é determinante, pois nos ajudam na compreensão do texto sem exageros.

Nos três capítulos iniciais de Apocalipse, João nos mostra a mensagem de Jesus as sete igrejas da Ásia: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tia tira, Sardes, Filadélfia e Laodiceia.

Por que o Apocalipse se dirige a apenas sete igrejas?

As sete Igrejas da Ásia são uma espécie de representação da igreja universal de Jesus em todas as épocas. Quando analisamos a localização geográfica deste conjunto de Igrejas, percebemos que elas formam um caminho oval, de onde várias outras Igrejas poderiam ser facilmente conectadas.

À medida que este círculo cresceu, a mensagem foi se expandido até alcançar todo o mundo, dessa forma, todas as igrejas são alcançadas e inclusas na mensagem.

O número sete, é um símbolo de plenitude na Palavra de Deus, nos levando a entender que o Senhor Jesus está, na verdade, se dirigindo a todos os crentes de todos os lugares épocas.

O propósito de Jesus Cristo na mensagem de Apocalipse é direcionada a “todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro” (22.18). E é considerado bem-aventurado (mais do que feliz) quem lê e estuda seu conteúdo.

Vemos a repetição da seguinte expressão na estrutura do livro: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”. Significa que é nosso dever estar de ouvidos atentos e procurar entender a mensagem.

Propósito de Apocalipse

Em Apocalipse, o Senhor Jesus procura encorajar e consolar todos os seus irmãos na severa luta contra o Diabo e seus exércitos. Apocalipse nos mostra que por mais acirrado que seja, Jesus é o vencedor e Satanás é derrotado.

Ainda que no tempo presente, Satanás tenha poder para causar aflição e dor aos santos com: sofrimento, perseguição e morte, o triunfo de Cristo é certo. Mesmo neste contexto, Deus é vencedor. Por isso, somos exortados a perseverar na fé e resistir ao mal, porque em breve reinaremos com o Senhor para sempre (3:21).

Jesus procura consolar todos os crentes, mostrando que Deus está atento as nossas lágrimas e disposto a enxugá-las (7:17; 21:4). Neste momento o Senhor está ouvindo nossas orações, enviando respostas a elas e agindo para o nosso bem (8:3,4).

Há pelo menos 5 promessas que nos aguardam:

  1. Os que morrem e Cristo serão recompensados;
  2. O Senhor enxugará nossas lágrimas, isto é, nos dará consolo total (14:3);
  3. O sangue dos que morreram por Jesus será vingado (19:2);
  4. Vestidos de linho branco, puro e fino, os santos estarão no casamento do Cordeiro (19:7-9)
  5. Os crentes reinarão com Cristo, para sempre (5:10; 22:5).

Apocalipse e o Julgamento Final

Sendo assim, o propósito do livro é direcionar a atenção dos crentes para o juízo de Deus sobre o mundo e o triunfo final da Igreja. Mesmo com toda a oposição do Diabo e seu exército, o evangelho de Jesus e o crescimento da Igreja continuarão em todo o mundo.

O limitado poder do Diabo sobre a humanidade chegará ao fim quando sua condenação final for decretada (20:10).

Jesus venceu por Sua Igreja quando derrotou Satanás e seus demônios na cruz. Com isso, a mensagem de Apocalipse, se torna a mensagem de triunfo do Vencedor Jesus aos seus súditos. Ele venceu e nos vingará de todo sofrimento imposto pelo inimigo.

Ele mesmo nos introduzirá em Seu Reino eterno, onde há paz e felicidade plena.

Capítulos de Apocalipse:

Capítulo 1: A Visão de Jesus Glorificado 

Capítulo 2: Carta à Éfeso, Esmirna, Pérgamo e Tiatira

Capítulo 3: Carta à Sardes, Filadélfia e Laodiceia

Capítulo 4: O Trono de Deus 

Capítulo 5: O Cordeiro de Deus

Capítulo 6: Os Seis Selos Abertos 

Capítulo 7: Os 144 Mil e a Grande Multidão

Capítulo 8: O Julgamento dos Ímpios 

Capítulo 9: Calamidade, Morte e Dor 

Capítulo 10: O Pequeno Rolo e Seu Propósito

Capítulo 11: As Duas Testemunhas

Capítulo 12: A Mulher e o Dragão 

Capítulo 13: A Marca da Besta

Capítulo 14: O Cordeiro e os Quatro Anjos

Capítulo 15: Os Sete Anjos e os Sete Flagelos

Capítulo 16: As Sete Taças do Julgamento de Deus 

Capítulo 17: A Derrota da Mulher e da Besta 

Capítulo 18: A Queda da Babilônia 

Capítulo 19: O Casamento do Cordeiro

Capítulo 20: Derrota de Satanás e o Juízo Final

Capítulo 21: A Nova Jerusalém

Capítulo 22: A Árvore da Vida e o Novo Gênesis

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here