Apocalipse - Bíblia de Estudo Online

Antes de começar o estudo do livro de Apocalipse, é muito importante que o leitor tenha clareza com relação aos primeiros receptores desta mensagem e qual o propósito dela. Isso evitará interpretações abusivas e exageradas dos textos aqui apresentados.

Lendo os primeiros capítulos, percebemos que a mensagem de Jesus Cristo foi enviada às sete Igrejas da Ásia, que são: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodiceia.

Por que o Apocalipse se dirige a apenas sete igrejas?

Elas são uma representação da Igreja de Jesus em toda a história, desde a ressurreição do Senhor até o fim das eras. Fazendo uma analise das coordenadas geográficas de cada uma das Igrejas citadas, percebemos que ao ligar os pontos entre cada uma delas, um desenho oval se forma.

Percebe-se que à medida que a mensagem destas Igrejas se espalhou por outras, o círculo foi crescendo e alcançou todas as Igrejas do mundo.

Além disso, o número total das Igrejas, sete, são símbolo de plenitude na Bíblia. Com isso, é claramente possível entender que através da mensagem de Apocalipse, Jesus está falando com todos os seus irmãos, em todas as épocas.

O desejo do Senhor é que a mensagem de Apocalipse seja ministrada a todos que tiverem disposição para ouvir (22:18) e Ele chama de mais do que feliz, quem lê e estuda de maneira dedicada o conteúdo do livro.

Por várias vezes, vemos o autor repetir a expressão:  “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”. Nos mostrando que temos a obrigação de estudar com dedicação para ter uma boa compreensão da mensagem.

Propósito de Apocalipse

Aqui, Jesus procura animar e fortalecer seus irmãos na dura batalha contra Satanás e seus demônios. Ao analisar a totalidade da mensagem de Apocalipse, é possível perceber que por mais árdua e duradoura que seja a disputa, o Filho de Deus sempre vencerá o mal.

Mesmo que hoje, o Diabo tenha autoridade e poder para afligir a humanidade e a Igreja, com aflição, perseguição, opressão, tortura, privação e dor, em breve o Senhor Jesus o derrotará definitivamente.

Ainda que o contexto aparente seja desfavorável, Deus em Sua soberania permanece triunfante e vencedor, por isso, somos animados através da mensagem de Apocalipse a permanecer crendo e esperando no Senhor,

Os detalhes do cuidado de Deus com o Seu povo, são nítidos e profundos nesta mensagem. Jesus nos mostra que Deus enxugará dos nossos olhos toda lágrima e nos consolará de todo sofrimento (7:17-21:4).

A imagem traçada neste livro, de que as nossas orações são como incenso na narinas de Deus, e a resposta dEle a essas orações, ministra uma profunda consolação em meio as mais severas adversidades, pois podemos ter a certeza de que estamos nos relacionando com um Deus vivo e bom.

Há 5 promessas ministradas aos santos nesta mensagem:

  1. Recompensa para os que morrem em Cristo;
  2. Consolação de toda tristeza e dor;
  3. Vingança para os que foram martirizados por Jesus;
  4. Vestes brancas e a presença garantida no casamento do Cordeiro;
  5. Participação no Reino eterno de Cristo.

Apocalipse e o Julgamento Final

Por fim, o objetivo do livro é apontar para o julgamento final de Deus sobre os ímpios e a vitória da Igreja. Apesar de toda objeção de Satanás, a mensagem do evangelho, a expansão do Reino e da Igreja, continuarão.

Tudo isso se encerrará, quando o inimigo de Deus for finalmente derrotado, de uma vez por todas (20:10).

O Senhor Jesus triunfou poderosamente contra o Diabo e a morte, na cruz. As palavras dEle em Apocalipse, são as palavras de um grande vencedor que etá prestes a derrotar definitivamente o que resta dos adversário.

A intenção de Jesus, com essas palavras, é gerar em nós a expectativa de que este dia está chegando, e que nós devemos aguentar firme, até que Ele venha.

Capítulos de Apocalipse:

Capítulo 1: A Visão de Jesus Glorificado 

Capítulo 2: Carta à Éfeso, Esmirna, Pérgamo e Tiatira

Capítulo 3: Carta à Sardes, Filadélfia e Laodiceia

Capítulo 4: O Trono de Deus 

Capítulo 5: O Cordeiro de Deus

Capítulo 6: Os Seis Selos Abertos 

Capítulo 7: Os 144 Mil e a Grande Multidão

Capítulo 8: O Julgamento dos Ímpios 

Capítulo 9: Calamidade, Morte e Dor 

Capítulo 10: O Pequeno Rolo e Seu Propósito

Capítulo 11: As Duas Testemunhas

Capítulo 12: A Mulher e o Dragão 

Capítulo 13: A Marca da Besta

Capítulo 14: O Cordeiro e os Quatro Anjos

Capítulo 15: Os Sete Anjos e os Sete Flagelos

Capítulo 16: As Sete Taças do Julgamento de Deus 

Capítulo 17: A Derrota da Mulher e da Besta 

Capítulo 18: A Queda da Babilônia 

Capítulo 19: O Casamento do Cordeiro

Capítulo 20: Derrota de Satanás e o Juízo Final

Capítulo 21: A Nova Jerusalém

Capítulo 22: A Árvore da Vida e o Novo Gênesis

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here