Bíblia de Estudo Online

Atos 10 Estudo: Pedro e Cornélio

Atos 10.1 – 8: Cornélio era um centurião romano que embora estrangeiro era temente ao Deus de Israel. Era um homem muito bom para a comunidade e estava continuamente oferecendo a Deus ofertas e esmolas aos pobres.

Vendo a piedade de Cornélio e querendo agitar o mundo após a ressurreição de Jesus Cristo, o Senhor Deus lhe enviou um anjo com algumas instruções.

A ordem era para que ele enviasse mensageiros a Jope que trouxessem Simão Pedro até sua casa.

Atos 10.9 – 20: Deus que não é de confusão, à medida que enviou um anjo para falar com Cornélio, falou com Pedro por meio de uma visão.

A princípio o apostolo não compreendeu, mas a chegada dos mensageiros de Cornélio e a voz do Espírito Santo lhe deram compreensão de tudo.

Atos 10.21 – 26: Seguindo a orientação do Espírito Santo, Pedro apresentou-se aos mensageiros como sendo aquele a quem eles procuravam.

Após isso, os mensageiros de Cornélio lhe contaram o que havia acontecido. Pedro os seguiu até a casa de Cornélio e chegando lá foi surpreendido com a quantidade de gentios que estavam dispostos a ouvi-lo.

Atos 10.27 – 33: Ao encontrar Cornélio o apóstolo Pedro deixa claro que como judeu não é bom para ele estar ali, com pessoas gentias. O motivo do encontro é a visão celestial que lhe preveniu sobre aquele momento.

Ao final, Pedro pergunta a Cornélio qual a razão de ter sido chamado. O anfitrião lhe conta o que ocorreu.

Atos 10.34 – 43: Ao ouvir o relato de Cornélio, Pedro lhes anuncia a Jesus Cristo tal como vinha fazendo em todas as ocasiões.

Atos 10.44 – 48: O coração das pessoas estava preparado para a mensagem, de tal forma que o Espirito Santo veio sobre elas e começaram a falar noutras línguas (Ver Batismo no Espírito Santo e Dons do Espírito).

Ao ver a grande maravilha, Simão Pedro preparou os irmãos e os encaminhou ao batismo nas águas. (Ver Atos 9 Estudo)

Esboço de Atos 10:

10.1 – 8: A visão de Cornélio

10.9 – 20: A visão de Pedro

10.21 – 26: Pedro vai a casa de Cornélio

10.27 – 33: Cornélio fala a Pedro sobre a visão

10.34 – 43: Pedro anuncia a Jesus Cristo

10.44 – 48: O Espírito Santo desce sobre os gentios

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, estudante de Teologia e Administração. Seu amor por Jesus o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.