Bíblia de Estudo Online

Atos 11 Estudo: Chamados de Cristãos

Atos 11.1 – 17: A visita de Pedro, um judeu, a casa de Cornélio, um gentio, não pegou bem entre a comunidade judaica. Eles exigiram a Pedro que se explicasse.

O apóstolo contou o ocorrido e lhes falou sobre a promessa do Espírito Santo sobre toda a carne, lembrando-lhes as palavras do Senhor Jesus Cristo: “João batizou com água, mas vocês serão batizados com o Espírito Santo”.

Ao ouvir o relato de fé entre os gentios, os cristãos judeus se alegraram e louvaram a Deus pelo seu benefício.

Atos 11.18 – 21: É muito interessante notar como a Igreja primitiva estava empenhada na evangelização do seu “mundo” conhecido.

Rapidamente, mesmo em meio a perseguições e objeções a Palavra de Deus era semeada entre judeus e gentios.

Porém quando os gentios ouviram a mensagem algo surpreendente aconteceu. Um acolhimento e fé sem igual se viu entre eles e isso foi espantoso na época.

Isso nos ensina que não podemos rotular jamais, quem vai ou não crer. Devemos sempre nutrir a expectativa de que o Espírito Santo convencerá mais e mais pessoas.

Atos 11.22 – 26: O rápido crescimento da Igreja entre os gentios despertou a atenção dos apóstolos em Jerusalém. Isso os levou a enviar Barnabé até Antioquia para supervisionar e orientar os irmãos.

Ao perceber a quantidade de trabalho e oportunidade, Barnabé (Ver Estudo Bíblico Sobre Barnabé) rapidamente lembrou-se de Saulo. Então, ele foi até Tarso convidá-lo para fazer parte da missão.

Durante um ano eles permaneceram em Antioquia doutrinando a Igreja. Essa comunhão com os gentios enriqueceu o vocabulário grego com o nascimento da palavra khristianós (cristão em português), que significa: pequenos cristos.

Ou seja, os crentes do primeiro século representavam a Jesus Cristo de maneira fiel. Tão parecidos com ele que era inevitável a comparação.

Atos 11.27 – 30: Um dos profetas da igreja primitiva era Àgabo (Ver Estudo Sobre Dons Espirituais) e ele profetizou uma fome global.

A atitude da Igreja foi fenomenal. Eles ficaram ainda mais unidos e começaram a dar ofertas para ajudar outros irmãos ainda mais pobres, de forma que nenhum deles tivesse necessidade. (Ver Atos 10 Estudo)

Esboço de Atos 11:

11.1 – 17: Pedro explica-se para os judeus

11.18 – 21: O Evangelho se espalha entre os gentios

11.22 – 26: Os discípulos são chamados de cristãos

11.27 – 30: A profecia de Ágabo

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, estudante de Teologia e Administração. Seu amor por Jesus o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.