Atos - Bíblia de Estudo Online

Atos 12.1 – 4: Herodes Antipas I era filho de Aristóbulo, sobrinho de Herodes Antipas (que mandou decapitar João Batista e interrogou a Jesus). Foi neto de Herodes o Grande. Era um homem maligno. Procurava satisfazer anseios de seus amigos pecadores como o terrível Calígula.

Ao perceber o crescimento da Igreja e a indignação dos judeus com os cristãos mandou prender e decapitar Tiago, irmão de João e filho de Zebedeu.

Após isso, vendo a satisfação dos judeus ele mandou prender a Pedro, sua intenção era fazer o mesmo com o apóstolo.

Atos 12.5 – 11: O propósito soberano de Deus não pode ser impedido pelos homens, não importa o quão poderoso eles sejam.

O Senhor pretendia usar a vida de Pedro em muitas áreas, com isso ele enviou um anjo para libertá-lo e salvar sua vida.

Esse episódio responde a muitas questões da vida sobre o propósito de Deus. Isso referente a enfermidades, mortes súbitas, calamidades e etc.

Nesses casos é muito importante que façamos como o salmista: “Levanto os meus olhos para os montes e pergunto: De onde me vem o socorro?

O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra. (Salmos 121:1,2)

Não podemos perder de vista o propósito e o socorro de Deus. O mais importante de tudo é estarmos firmados nele. Porque no fim ele enxugará dos nossos olhos toda a lágrima.

Atos 12.12 – 18: Ao ser liberto pelo anjo, Pedro vai imediatamente a casa de Maria, mãe de João Marcos. Lá uma parte da Igreja estava reunida orando por ele. Eles mal puderam acreditar quando o viram.

Atos 12.19 – 24: Herodes Antipas não temia a Deus e oprimia o povo sem a menor compaixão. Isso fez com que o Senhor Deus enviasse um anjo para feri-lo com uma enfermidade mortal. 

Esboço de Atos 12:

12.1 – 4: Tiago é morto e Pedro é preso

12.5 – 11: Pedro é solto pelo anjo

12.12 – 18: Os irmãos ficam perplexos com Pedro

12.19 – 24: O juízo de Deus sobre Herodes

4 COMENTÁRIOS

  1. Agente fica vendo este estudo que é muito bom,e fica pensando,o cenário de hoje é o mesmo Deus os homens os mesmos,as aflições e perseguições as mesmas,porque o inimigo nosso que é satanás é o mesmo.mas tá cumprindo as palavras de Jesus A fé e o amor está acabando os fiéis são raros ou seja poucos porque os cristão não quer abandonar o mundo.resultado são poucos os que quer glorificar a Deus entregando sua vida A serviço do evangelho pois sem fé e amor não podemos fazer nada e nen agradar a Deus mas minha fé e esperança é que Deus venha levantar nestes últimos tempos homens e mulher de fé para que o poder de Deus possa manifestar em nós e assim as almas venha ser salvas das mãos de satanás e Deus ser glorificado em Jesus Cristo

  2. APaz do Senhor,
    Fiquei muito feliz em encontrar este site, pois tenho um grupo de estudo da palavra e ele muito tem enriquecido nosso conhecimento da palavra. Que Deus continue te abençoando.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here