Atos 13.1 – 3: Vários dons espirituais se manifestavam na igreja de Antioquia. Era parte da rotina deles orar e jejuar juntos, em um desses momentos o Espírito Santo de forma profética separou Barnabé e Saulo para uma missão diferenciada.
Precisamos estar constantemente abertos e atentos a direção do Espírito Santo. Ele é poderoso para nos fazer viver momentos intensos em Deus. Ele é também o agente que vivifica a obra de Deus.
Sem ele não há frutos, com ele há vida e abundância.
Atos 13.4 – 8: Após a mensagem profética eles partem de Antioquia e encerram a viagem em Derbe.
Atos 13.9 – 12: Era costume usar um nome recebido na infância (no caso Saul de ascendência judaica) e um outro na fase adulta por algum motivo especial.
Como Saulo também era cidadão romano, passou a ser chamado de Paulo, um nome latino de origem grega, cujo significado é: “de baixa estatura” ou “pequeno”. A partir de agora, em Atos, Saulo será chamado de Paulo.
13.13 – 26: Paulo entra em uma sinagoga no sábado, localizada na cidade de Antioquia da Psídia e recebe a oportunidade para falar.
E começando pelo cativeiro no Egito até a profecia de Davi, ele anuncia Jesus aos ouvintes.
Atos 13.27 – 37: Como característico da pregação evangelística dos cristãos do primeiro século, Paulo fala sobre o propósito da morte e ressurreição de Jesus Cristo.
Atos 13.38 – 42: A pregação de Paulo se torna mais intensa, ele mostra que a partir de agora em Jesus Cristo temos a redenção de pecados.
Atos 13.43 – 48: Como é característico dos judeus, eles não creram mais uma vez e rejeitaram a pregação de Paulo sobre Jesus Cristo.
13.49 – 52: Após a pregação de Paulo na sinagoga, os judeus vendo o interesse da multidão na pregação, incitaram as lideranças contra os apóstolos. Isso fez com que eles fossem expulsos da cidade.
De toda forma, mesmo com imensa perseguição a Palavra de Deus se espalhava miraculosamente por toda a região.
Esboço de Atos 13:
13.1 – 3: O Espírito Santo escolhe Barnabé e Saulo
13.4 – 8: A Primeira viagem missionária de Saulo
13.9 – 12: Saulo passa a ser chamado de Paulo
13.13 – 26: Paulo anuncia a Jesus Cristo
13.27 – 37: Paulo fala sobre a morte e ressurreição de Jesus
13.38 – 42: Em Jesus Cristo temos a garantia de perdão
13.43 – 48: Os judeus rejeitam a pregação
13.49 – 52: A palavra de Deus se espalha
Atos 13.43 – 48: Como é característico dos judeus, eles não creram mais vez e rejeitaram a pregação de Paulo sobre Jesus Cristo. “Onde se lê ‘não creram mais vez’, leia-se ‘não creram mais uma vez'”.
13.9 – 12: Saulo passa a ser chamado de Saulo. “Onde se lê ‘chamado de Saulo, leia-se ‘chamado de Paulo'”.
Corrigido…Obrigado!