Bíblia de Estudo Online

Atos 14 Estudo: Paulo é Dado Como Morto

Atos 14.1 – 6: Continuando a viagem, Paulo e Barnabé vão até Icônio e ali, entram em uma sinagoga judaica. Ao ouvir a pregação muitos judeus e gentios creram.

De forma não incomum, alguns judeus continuavam a provocar a ira das multidões contra os apóstolos. Isso acabou dividindo a cidade, mas não foi o suficiente para abalar a confiança de Barnabé e Paulo.

Atos 14.8 – 11: Já em Listra os apóstolos se deparam com um paralítico que ao ouvir a mensagem do Evangelho creu.

Paulo percebeu a fé do homem e liberou a palavra de cura (Ver Estudo Bíblico Sobre a Cura Divina), imediatamente o paralítico voltou a andar.

Atos 14.12 – 18: O milagre deixou as multidões agitadas. Eles começaram a dizer que os apóstolos eram deuses e passaram a adorá-los.

Com muito trabalho Barnabé e Paulo tentavam impedi-los de fazer isso. E começaram a pregar energicamente contra a idolatria.

Atos 14.19 – 23: Para variar durante o tumulto alguns judeus começaram a incitar a multidão contra os apóstolos, e de ídolos eles passaram a inimigos.

Eles começaram a agredir os servos de Jesus Cristo e Paulo foi tão severamente apedrejado, que chegou a ser dado como morto.

Isso me ensina sobre o quanto nós somos voláteis, mesquinhos, egoístas. A multidão que em um instante gritava euforicamente o nome dos apóstolos como deuses, foi a mesma que tentou matá-los.

Atos 14.24 – 28: Após tudo isso, Paulo e Barnabé entenderam que a missão havia acabado e resolveram voltar para Antioquia.

A grande lição que ficou de todas as dificuldades enfrentadas foi que: “É necessário que passemos por muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus”.

Ao chegar em Antioquia, eles contaram tudo que havia acontecido, algo que certamente alegrou o coração da Igreja. (Ver Atos 13 Estudo)

Esboço de Atos 14:

14.1 – 6: Paulo e Barnabé em Icônio

14.8 – 11: A cura de um paralitico em Listra

14.12 – 18: Os apóstolos são confundidos com deuses

14.19 – 23: Paulo é dado como morto

14.24 – 28: Os apóstolos retornam a Antioquia

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, estudante de Teologia e Administração. Seu amor por Jesus o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.