Atos 17.1 – 4: Chegando em Tessalônica, Paulo prontamente procurou uma sinagoga judaica. O que houve não foi incomum, ali ele começou a testemunhar acerca de Jesus.
Em consequência da manifestação do poder do Espírito Santo, alguns dos ouvintes creram, sendo judeus e gregos.
Atos 17.5 – 9: Os judeus com inveja de Paulo, organizaram um motim contra os cristãos. Então, eles invadiram a casa de Jasom a procura de Paulo e Silas, não os encontrando levaram a Jasom que os acolhera, preso.
Atos 17.10 – 14: Os cristãos da cidade de Beréia ao ouvirem a mensagem do Evangelho de Jesus e a revelação de Ele era o Messias, conferiam atentamente as profecias para ver que as palavras anunciadas estavam de acordo com a revelação de Deus.
Isso fez com que os apóstolos a considerassem uma Igreja nobre. Dessa forma, muitos deles creram tanto judeus como gregos.
Os bereanos nos ensinam muito com respeito ao amor a Palavra de Deus. Mesmo ouvindo Paulo e Silas, dois homens de Deus profundos e respeitados eles não abriram mão de ter a certeza de que suas palavras eram um reflexo do que estava escrito.
Muitos de nós hoje, dependendo de quem esteja pregando fazemos concessões, no ensino. Concordamos, aplaudimos, fazemos sim com a cabeça.
Atos 17.15 – 18: Quando chegou ao berço da civilização, Atenas, Paulo ficou muito triste com a idolatria. Isso fez com que ele fosse às sinagogas e anunciasse a Jesus Cristo, tanto a gregos como a gentios.
Eles ficaram impressionados com Paulo, de tal modo que o convidaram para ir ao Areópago, o mais importante centro de toda discussão em Atenas.
Atos 17.19 – 30: Já no Areópago Paulo vê um número extenso de altares, e um deles estava erguido ao DEUS DESCONHECIDO. Pegando gancho nisso, Ele começou a anunciar ao Deus e Pai de Jesus, o criador de todas as coisas.
É fascinante ver o empenho de Paulo na pregação do Evangelho. Sua criatividade e a forma como ele utilizava todos os elementos que estavam ao seu alcance para comunicar as profundas verdades de Deus.
Atos 17.31 – 34: Quando entrou no tema da ressurreição de Jesus, os gregos pediram um tempo. Disseram que sobre este assunto gostariam de ouvi-lo depois. Ao final, algumas das pessoas importantes do Areópago creram na mensagem.
Esboço de Atos 17:
17.1 – 4: Paulo anuncia a Jesus em Tessalônica
17.5 – 9: Jasom é preso
17.10 – 14: Os nobres cristãos de Beréia
17.15 – 18: Paulo em Atenas
17.19 – 30: Paulo anuncia o Deus desconhecido
17.31 – 34: Paulo fala sobre a ressurreição
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.
Excelente estudo! Estamos estudando o livro de Atos e esse resumo do capítulo 17 é perfeito, bem resumido e fácil de compreender. Que Deus continue te abençoando e usando para glorificar o Seu nome.