Bíblia de Estudo Online

Atos 17 Estudo: Os Cristãos de Beréia

Atos 17.1 – 4: Chegando em Tessalônica, Paulo prontamente procurou uma sinagoga judaica. O que houve não foi incomum, ali ele começou a testemunhar acerca de Jesus Cristo.

Em consequência da manifestação do poder do Espírito Santo, alguns dos ouvintes creram, sendo judeus e gregos.

Atos 17.5 – 9: Os judeus com inveja de Paulo, organizaram um motim contra os cristãos. Então, eles invadiram a casa de Jasom a procura de Paulo e Silas, não os encontrando levaram a Jasom que os acolhera, preso.

Atos 17.10 – 14: Os cristãos da cidade de Beréia ao ouvirem a mensagem do Evangelho de Jesus e a revelação de Ele era o Messias, conferiam atentamente as profecias para ver que as palavras anunciadas estavam de acordo com a revelação de Deus.

Isso fez com que os apóstolos a considerassem uma Igreja nobre. Dessa forma, muitos deles creram tanto judeus como gregos.

Os bereanos nos ensinam muito com respeito ao amor a Palavra de Deus. Mesmo ouvindo Paulo e Silas, dois homens de Deus profundos e respeitados eles não abriram mão de ter a certeza de que suas palavras eram um reflexo do que estava escrito.

Muitos de nós hoje, dependendo de quem esteja pregando fazemos concessões, no ensino. Concordamos, aplaudimos, fazemos sim com a cabeça.

Atos 17.15 – 18: Quando chegou ao berço da civilização, Atenas, Paulo ficou muito triste com a idolatria. Isso fez com que ele fosse às sinagogas e anunciasse a Jesus Cristo, tanto a gregos como a gentios.

Eles ficaram impressionados com Paulo, de tal modo que o convidaram para ir ao Areópago, o mais importante centro de toda discussão em Atenas.

Atos 17.19 – 30: Já no Areópago Paulo vê um número extenso de altares, e um deles estava erguido ao DEUS DESCONHECIDO. Pegando gancho nisso, Ele começou a anunciar ao Deus e Pai de Jesus Cristo, o criador de todas as coisas.

É fascinante ver o empenho de Paulo na pregação do Evangelho. Sua criatividade e a forma como ele utilizava todos os elementos que estavam ao seu alcance para comunicar as profundas verdades de Deus.

Atos 17.31 – 34: Quando entrou no tema da ressurreição de Jesus, os gregos pediram um tempo. Disseram que sobre este assunto gostariam de ouvi-lo depois. Ao final, algumas das pessoas importantes do Areópago creram na mensagem. (Ver Atos 16 Estudo)

Esboço de Atos 17:

17.1 – 4: Paulo anuncia a Jesus em Tessalônica

17.5 – 9: Jasom é preso

17.10 – 14: Os nobres cristãos de Beréia

17.15 – 18: Paulo em Atenas

17.19 – 30: Paulo anuncia o Deus desconhecido

17.31 – 34: Paulo fala sobre a ressurreição

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, estudante de Teologia e Administração. Seu amor por Jesus o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.