Atos 22.1 – 22: Quando Paulo estava em relativa segurança, o comandante lhe permitiu falar com a multidão. Ele se dirigiu a ela em aramaico, e dessa forma conseguiu absoluto silêncio.
No seu discurso, Paulo falou sobre como se comportava antes, perseguindo a Igreja e a forma com Jesus Cristo lhe apareceu no caminho e quais as instruções que lhe deu.
O apóstolo conta como o encontro mudou sua vida e suas convicções. De agora em diante ele apresenta a Jesus como o Messias, porque de fato, ele é.
Atos 22.23 – 30: Quando Paulo estava falando sobre a morte de Estevão, os judeus não quiseram mais ouvi-lo. Fizeram um alvoroço, jogaram poeira para o ar e deixaram o ambiente bem bagunçado.
O comandante ordenou que Paulo fosse levado e açoitado, até que se descobrisse porque o povo o odiava tanto.
Foi nesse ponto que Paulo se apresentou como cidadão romano – característica que lhe dava diversos direitos políticos e sociais dentro do império, e questionou se era justo açoitar um cidadão romano sem que ele fosse condenado.
Ao saber que Paulo era cidadão romano, o comandante suspendeu o castigo e ficou bem alarmado.
Ordenou que Paulo fosse liberto e para saber o motivo da indignação dos judeus, deu ordens para que eles se reunissem no Sinédrio no dia seguinte.
Esboço de Atos 22:
22.1 – 22: Paulo fala em sua defesa
22.23 – 30: Paulo se apresenta como cidadão romano
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.
Paz
Neste estudo de atos 22 refere se que Paulo falou em Aranaico mas na verdade è em Hebraico . Esta referência de Aramaico so è encontrada na along James versão português e não inglês e na NVI únicas versões que afirmam tal linguagem todas as outras è Hebrew