Bíblia de Estudo Online Diego Nascimento

Atos 27 Estudo: O Naufrágio de Paulo

Atos 27.1 – 8: Após ser ouvido pelo rei Agripa, Paulo é transferido sob escolta romana para a Itália. Ali ele deveria comparecer diante do imperador.

Atos 27.9 – 20: Devido há várias ocorrências a partida deles atrasou. Com isso o tempo de navegação ficou perigoso e impróprio.

Paulo que conhecia bem o trajeto, advertiu que eles não partissem, mas aguardassem até que o tempo estivesse favorável. O comandante, entretanto não deu ouvidos a Paulo e partiu.

O resultado é que eles foram apanhados pela tempestade e só não morreram porque Deus conservou a todos por causa de Paulo.

Atos 27.21 – 26: Após quatorze dias à deriva, Paulo deu uma palavra de ânimo a todos. Ele revelou que recebeu uma visita celestial. O mensageiro disse que nenhuma das vidas se perderia, exceto a embarcação. Com isso, ele os exortou a que se alimentassem.

Após a mensagem de Paulo eles se sentiram animados. Alimentados e com vontade de viver, aliviaram o navio para que ele pudesse navegar mais rápido e sofrer menos com a tempestade.

Como é bom ter um cristão cheio do Espírito Santo por perto. Mesmo em momentos de catástrofe eles ouvem a Deus e conseguem transmitir mensagens de encorajamento.

Atos 27.27 – 44: Após vários dias no mar, eles finalmente encalharam perto de uma ilha. Vendo que o barco não sairia e por fim afundaria, Paulo aconselhou o comandante que permitisse a todos nadar até a ilha.

Os soldados queriam matar os prisioneiros, mas o centurião querendo poupar a Paulo, não permitiu.

Por fim, todos nadaram até a ilha e nenhuma vida se perdeu, como o anjo havia dito a Paulo. (Ver Atos 26 Estudo)

 

Esboço de Atos 27:

27.1 – 8: Paulo é transferido para a Itália

27.9 – 20: Paulo adverte sobre os perigos da viagem

27.21 – 26: Paulo anima a todos

27.27 – 44: O navio encalha

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, e estudante de Teologia. Seu amor por Jesus e pela Bíblia o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.