Bíblia de Estudo Online

Atos 4 Estudo: Pedro e João São Presos

Atos 4.1 – 6: A cura do mendigo em frente ao Templo repercutiu negativamente entre os religiosos judeus. E ao ver que após isso Pedro e João estavam ensinando no Templo eles os levaram a prisão.

De toda forma, cerca de 5 mil pessoas creram na mensagem de que Jesus Cristo é o Filho de Deus. Ou seja, perseguir uma Igreja obstinada em pregar o Evangelho é desperdício de tempo.

Atos 4.7 – 12: Ao ser questionado sobre o fato, Pedro e João mais uma vez que a fonte de poder para tal milagre era o Nome de Jesus Cristo.

Daí eles anunciaram mais uma vez que a morte e ressurreição do Senhor Jesus era parte do projeto de Deus para a humanidade.

A mensagem se torna ainda mais intensa quando Pedro cheio do Espírito Santo declara: “Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos”.

Atos 4.13 – 22: As autoridades religiosas ao ouvirem as declarações de Pedro e João e não podendo refutar nem o milagre nem suas palavras, deram ordens para que eles não mais pregassem ou ensinassem em Nome de Jesus Cristo.

A resposta de Pedro é fantástica: “Julguem os senhores mesmos se é justo aos olhos de Deus obedecer aos senhores e não a Deus. Pois não podemos deixar de falar do que vimos e ouvimos”.

Não há nada mais perigoso ou ameaçador que um crente cheio de Deus!

Atos 4.23 – 31: Quando voltaram para a congregação os apóstolos compartilharam com os irmãos os eventos que haviam ocorrido.

Ao ver que a perseguição se iniciava eles fizeram uma oração poderosa. Pediram a Deus que os capacitasse, fortalecesse e continuasse operando poderosamente entre eles, para que o Nome de Jesus Cristo fosse glorificado.

Atos 4.32 – 37: A vida na igreja primitiva era profundamente marcada pela comunhão (Ver Comunhão Entre os Irmãos). Eles se organizaram de forma que todos crescessem juntamente, sem nenhuma necessidade.

A atuação do poder de Deus era notória entre eles. Além dos milagres havia um ambiente de amor e devoção que fazia daquela igreja uma porção do céu na Terra. (Ver Atos 3 Estudo)

 

Esboço de Atos 4:

4.1 – 6: Pedro e João são presos

4.7 – 12: Pedro e João são interrogados

4.13 – 22: Autoridades tentam proibir a pregação

4.23 – 31: A oração dos apóstolos

4.32 – 37: A vida na Igreja

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, estudante de Teologia e Administração. Seu amor por Jesus o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.